Tempestade em 2012

Sejamos francos: como bem sabemos que o tempo nunca para, 21 de dezembro de 2012 está cada vez mais perto. E seguido desta data, como sinas nas nossas vidas, somos bombardeados a todo instante pelo tempo, seja por filmes, revistas, documentário e etc…

A verdade é que a mídia está gostando disso… e MUITO! Começando pelos documentários sobre o assunto em canais intelectuais como O Discovery Channel e logo indo parar nas telinhas do cinema com o filme apocalíptico sobre o tema auto-intitulado “2012“. Logo logo, acreditem, estaremos assistindo documentários no Globo Reporter, piadinhas sobre o tema em programas toscos de auditório e muito mais! É  a mídia, causando a discordia em nossas frágeis mentes (como sempre).

Porém, o que pensar realmente de 2012? Afinal, ele está praticamente aí, apenas há 2 anos de distância. Será que devemos realmente nos preparar para o Fim? Ou será apenas um assunto para nos assustar como aconteceu outras vezes? É neste post que tentarei passar para vocês a melhor visão sobre o assunto em que posso lhes passar ;).

2012: entendendo realmente o que significa.

2012 aqui, 2012 lá…mas que raios irá acontecer este ano? Bem, existe MUITA especulação, mas poucos se esquecem de mencionar o que realmente está certo neste ano. As Olímpiadas por exemplo é algo que com certeza irá acontecer hehehe (talvez a última). Agora sobre visões apocalípticas, apenas uma é certa. Uma tempestade solar que poderá chegar em nosso planeta neste ano (coincidentemente, dizem que o Fim do Mundo acabará em fogo). Será que é por causa desta tempestade??? É sobre elas que irei falar:


“Quente não?”

A Tempestade Solar de 2012:

É cientificamente provado que o Sol chegará em seu máximo em 2012, podendo causar uma grande tempestade solar na Terra.  Porém, esta não é a primeira. A cada 100 anos os EUA sofrem com uma tempestade solar. A última devastadora ocorreu em 1859 e destruiu boa parte dos fios telégrafos dos EUA, causando grandes incêndios no país. Tempestades assim também já atingiram países como o Canadá em 1989 causando um grande prejuízo econômico no país. E em 2003 foi a vez de uma sonda em Marte e dois satélites sofrerem com estes problemas.

Geralmente as tempestades solares afetam apenas uma parte do mundo, ou seja, apenas a face terrestre que está voltada a ela quando esta chegar. Elas não matam ninguém, na realidade, elas só causam estragos em tudo que é eletrônico. Porém aí é que está o problema: Vocês conseguem imaginar nosso mundo sem eletricidade? É aí que um suposto “fim do mundo” pode ocorrer

O Fim do Mundo Elétrico

Sem eletricidade perdemos o contato do mundo. Profissões seriam perdidas como a de blogueiros, designers digitais (como o José) e eu mesmo como sendo engenheiro de automação. Além disso, haveria um colapso no comércio e na alimentação! Não teríamos geladeira para armazenar comida. Bebidas geladas então, nunca mais! Indústrias parariam de funcionar. Voltaríamos literalmente para a idade medieval…

Agora você deve estar pensando “ah, mas isso vai ser momentâneo, eles irão restaurar a energia rapidamente”. Porém, segundo os cientistas esta tempestade pode ser a mais forte dos últimos 100 anos, baseado no ciclo solar. Além disso, nós nunca fomos tão dependentes da eletricidade em toda a história da humanidade, onde praticamente tudo hoje em dia é eletrônico.

Alguns cientistas acreditam que a restauração pode durar alguns meses até que toda as fontes de eletricidade se normalizem. E é neste tempo de “escuridão” que talvez, seja o tão aclamado Fim do Mundo Maia.

Oh, e agora, como irei me defender?

Apesar de todos os estudos e especulações sobre o assunto, não é realmente certo que haverá uma tempestade solar realmente intensa em 2012, podendo estar ocorrer mesmo em 2010 ou 2011 em uma intensidade menor. O Sol está em seu período mais calmo, algo que nunca antes foi visto, o que realmente causa certo desconforto aos cientistas.

Dizem que uma proteção de Chumbo (alguém me corrija por favor, não lembro se é esse mesmo o material), pode salvar nossos queridos computadores de uma eventual tempestade. Lógico que estou torcendo que nada aconteça, mas é uma probabilidade e desta vez real…

“uhuuu, pelo menos o cachorro tá salvo!”

Em todo caso, se alguém souber de algo para nos protegermos para comprar no Mercado Livre, me avise!!!
E não esqueçam de se proteger destas tempestades na praia com muito filtro solar 😉

Fontes:
Hyperscience (visão explicativa)
NASA (em inglês)
EternosAprendizes (visão contra)

12 comentários Adicione o seu

  1. Pedrin disse:

    Caaaaaaara!!!! No apagão recentemente que durou umas 6h aki, eu nao sabia mais oque fazer sem ENERGIA.. Imagina MESES MEOOOOO!! VO ME SUICIDAR!!!! asauhsuahsuahs

    “2012”, concerteza é o que a grande maiora da população pensa que vai acontecer, hj eu ja vejo pessoas com um certo panico a esse ano. E acho que a Midia vendo isso tenho quase certeza absoluta que estao ganhando muito com esse papo de Fim de Mundo. Ja ouvi e li do que ocorrera em “2012” uma historia mas loka que a otra. Esta tempestade Solar eu ja ouvi falar dela e pra mim é a que mais chega perto do “Fim do Mundo”. (coisa que acho que nao ocorrera)

    Mas realmente, você olha para um lado ve algo sendo usado com a eletrecidade ou feita com ajuda dessa eletrecidade, um mundo sem eletrecidade hj, nao existe.

    Meu tema favorito!! Fim do Mundo. Se ocorre, finalmente vo conhecer como é a vida após ela, e finalmente o Universo ficara sem esse virus dentro de si, que somos nós. 🙂

    Belo Topico!

  2. Jo. Besan disse:

    Fato1: São 3 anos e 4 dias (levando em consideração hji – 14-12-2009)

    eh… terminei de ler
    soh vou ficar com o fato um
    acho q nao tem mais correcoes
    muito bom!

    hummmmmmmmmm

    sobre o filme
    acho q eles pegaram pesado
    nao vai ser daquele jeito
    nao vai acontecer do NADA
    e muito menos em TODO o PLANETA ao mesmo tempo

    Mas,
    se realmente nossos polos mudarem
    e o planeta girar ao contrario

    SERA Q PODEMOS FICAR JOVENS DE NOVO! =DDD
    Grande oportunidade em!!
    PENSEM NISSO! auhuhauhaua

  3. Sam disse:

    isso me lembra uma musica!!
    SE VOCÊ É JOVEM AINDA, JOVEM AINDA, JOVEM AINDA
    AMANHÃ VELHO SERÁ, VELHO SERÁ, VELHO SERÁ!

    ohhhhhh 2012 poderia abalar a musiquinha do chaves… realmente seria o fim do mundo xD

  4. Fábio Tadeu disse:

    As vezes fico pensando se alguns dos meus parceiros de postagem do blog realmente leem meus posts…… ><

  5. José Besan disse:

    Logico q leio

    ateh corrgi a data!

  6. Sam disse:

    leio sim… é q ultimamente num to ligando mto pro tal do fim do mundo xD
    se for tbm, ótimo… “para a maior avanteura de todas o/”

  7. Marcelo Henrique disse:

    Muito bom Fábio, esta tempestade realmente será algo fenomenal! Tenho alguns estudos sobre o assunto, neste caso a tempestade representa um fenômeno equivalente as erupções solares dos últimos 3000 anos, isto tudo num único ano… haja luz! rsrsrsrsrs

    Tenho acompanhado o blog, mas sem condições de responder, uma tempestade passou em minha vida…

    PARABENS PELO TRABALHO!

    Abraços!
    Marcelo Henrique

  8. Marcelo Henrique disse:

    Fábio, você tem estudo sobre o Cinturão de Fótons?

    Abraços!
    Marcelo Henrique

  9. Fábio Tadeu disse:

    Nunca li sobre o assunto, mas vou pesquisar já que vc mencionou =)

  10. Marcelo Henrique disse:

    É um assunto bem interessante… e polêmico!

  11. kobe disse:

    Vejam isso que coisa chocante, materia no jornal nacional http://www.youtube.com/watch?v=0G2MUptZs7I

  12. Giiu disse:

    kobe ainda existe :O

    HEUAHAUH Fabinho, não se revolte…

    *pensa* sem bebidas geladas?!
    E A CERVEJA MEU DEUS?!?!?!?!?!?!?!

Deixe um comentário