Tempestade em 2012

Sejamos francos: como bem sabemos que o tempo nunca para, 21 de dezembro de 2012 está cada vez mais perto. E seguido desta data, como sinas nas nossas vidas, somos bombardeados a todo instante pelo tempo, seja por filmes, revistas, documentário e etc…

A verdade é que a mídia está gostando disso… e MUITO! Começando pelos documentários sobre o assunto em canais intelectuais como O Discovery Channel e logo indo parar nas telinhas do cinema com o filme apocalíptico sobre o tema auto-intitulado “2012“. Logo logo, acreditem, estaremos assistindo documentários no Globo Reporter, piadinhas sobre o tema em programas toscos de auditório e muito mais! É  a mídia, causando a discordia em nossas frágeis mentes (como sempre).

Porém, o que pensar realmente de 2012? Afinal, ele está praticamente aí, apenas há 2 anos de distância. Será que devemos realmente nos preparar para o Fim? Ou será apenas um assunto para nos assustar como aconteceu outras vezes? É neste post que tentarei passar para vocês a melhor visão sobre o assunto em que posso lhes passar ;).

2012: entendendo realmente o que significa.

2012 aqui, 2012 lá…mas que raios irá acontecer este ano? Bem, existe MUITA especulação, mas poucos se esquecem de mencionar o que realmente está certo neste ano. As Olímpiadas por exemplo é algo que com certeza irá acontecer hehehe (talvez a última). Agora sobre visões apocalípticas, apenas uma é certa. Uma tempestade solar que poderá chegar em nosso planeta neste ano (coincidentemente, dizem que o Fim do Mundo acabará em fogo). Será que é por causa desta tempestade??? É sobre elas que irei falar:


“Quente não?”

A Tempestade Solar de 2012:

É cientificamente provado que o Sol chegará em seu máximo em 2012, podendo causar uma grande tempestade solar na Terra.  Porém, esta não é a primeira. A cada 100 anos os EUA sofrem com uma tempestade solar. A última devastadora ocorreu em 1859 e destruiu boa parte dos fios telégrafos dos EUA, causando grandes incêndios no país. Tempestades assim também já atingiram países como o Canadá em 1989 causando um grande prejuízo econômico no país. E em 2003 foi a vez de uma sonda em Marte e dois satélites sofrerem com estes problemas.

Geralmente as tempestades solares afetam apenas uma parte do mundo, ou seja, apenas a face terrestre que está voltada a ela quando esta chegar. Elas não matam ninguém, na realidade, elas só causam estragos em tudo que é eletrônico. Porém aí é que está o problema: Vocês conseguem imaginar nosso mundo sem eletricidade? É aí que um suposto “fim do mundo” pode ocorrer

O Fim do Mundo Elétrico

Sem eletricidade perdemos o contato do mundo. Profissões seriam perdidas como a de blogueiros, designers digitais (como o José) e eu mesmo como sendo engenheiro de automação. Além disso, haveria um colapso no comércio e na alimentação! Não teríamos geladeira para armazenar comida. Bebidas geladas então, nunca mais! Indústrias parariam de funcionar. Voltaríamos literalmente para a idade medieval…

Agora você deve estar pensando “ah, mas isso vai ser momentâneo, eles irão restaurar a energia rapidamente”. Porém, segundo os cientistas esta tempestade pode ser a mais forte dos últimos 100 anos, baseado no ciclo solar. Além disso, nós nunca fomos tão dependentes da eletricidade em toda a história da humanidade, onde praticamente tudo hoje em dia é eletrônico.

Alguns cientistas acreditam que a restauração pode durar alguns meses até que toda as fontes de eletricidade se normalizem. E é neste tempo de “escuridão” que talvez, seja o tão aclamado Fim do Mundo Maia.

Oh, e agora, como irei me defender?

Apesar de todos os estudos e especulações sobre o assunto, não é realmente certo que haverá uma tempestade solar realmente intensa em 2012, podendo estar ocorrer mesmo em 2010 ou 2011 em uma intensidade menor. O Sol está em seu período mais calmo, algo que nunca antes foi visto, o que realmente causa certo desconforto aos cientistas.

Dizem que uma proteção de Chumbo (alguém me corrija por favor, não lembro se é esse mesmo o material), pode salvar nossos queridos computadores de uma eventual tempestade. Lógico que estou torcendo que nada aconteça, mas é uma probabilidade e desta vez real…

“uhuuu, pelo menos o cachorro tá salvo!”

Em todo caso, se alguém souber de algo para nos protegermos para comprar no Mercado Livre, me avise!!!
E não esqueçam de se proteger destas tempestades na praia com muito filtro solar 😉

Fontes:
Hyperscience (visão explicativa)
NASA (em inglês)
EternosAprendizes (visão contra)

Anúncios

12 comentários sobre “Tempestade em 2012

  1. Pedrin

    Caaaaaaara!!!! No apagão recentemente que durou umas 6h aki, eu nao sabia mais oque fazer sem ENERGIA.. Imagina MESES MEOOOOO!! VO ME SUICIDAR!!!! asauhsuahsuahs

    “2012”, concerteza é o que a grande maiora da população pensa que vai acontecer, hj eu ja vejo pessoas com um certo panico a esse ano. E acho que a Midia vendo isso tenho quase certeza absoluta que estao ganhando muito com esse papo de Fim de Mundo. Ja ouvi e li do que ocorrera em “2012” uma historia mas loka que a otra. Esta tempestade Solar eu ja ouvi falar dela e pra mim é a que mais chega perto do “Fim do Mundo”. (coisa que acho que nao ocorrera)

    Mas realmente, você olha para um lado ve algo sendo usado com a eletrecidade ou feita com ajuda dessa eletrecidade, um mundo sem eletrecidade hj, nao existe.

    Meu tema favorito!! Fim do Mundo. Se ocorre, finalmente vo conhecer como é a vida após ela, e finalmente o Universo ficara sem esse virus dentro de si, que somos nós. 🙂

    Belo Topico!

  2. Fato1: São 3 anos e 4 dias (levando em consideração hji – 14-12-2009)

    eh… terminei de ler
    soh vou ficar com o fato um
    acho q nao tem mais correcoes
    muito bom!

    hummmmmmmmmm

    sobre o filme
    acho q eles pegaram pesado
    nao vai ser daquele jeito
    nao vai acontecer do NADA
    e muito menos em TODO o PLANETA ao mesmo tempo

    Mas,
    se realmente nossos polos mudarem
    e o planeta girar ao contrario

    SERA Q PODEMOS FICAR JOVENS DE NOVO! =DDD
    Grande oportunidade em!!
    PENSEM NISSO! auhuhauhaua

  3. Sam

    isso me lembra uma musica!!
    SE VOCÊ É JOVEM AINDA, JOVEM AINDA, JOVEM AINDA
    AMANHÃ VELHO SERÁ, VELHO SERÁ, VELHO SERÁ!

    ohhhhhh 2012 poderia abalar a musiquinha do chaves… realmente seria o fim do mundo xD

  4. Sam

    leio sim… é q ultimamente num to ligando mto pro tal do fim do mundo xD
    se for tbm, ótimo… “para a maior avanteura de todas o/”

  5. Marcelo Henrique

    Muito bom Fábio, esta tempestade realmente será algo fenomenal! Tenho alguns estudos sobre o assunto, neste caso a tempestade representa um fenômeno equivalente as erupções solares dos últimos 3000 anos, isto tudo num único ano… haja luz! rsrsrsrsrs

    Tenho acompanhado o blog, mas sem condições de responder, uma tempestade passou em minha vida…

    PARABENS PELO TRABALHO!

    Abraços!
    Marcelo Henrique

  6. Giiu

    kobe ainda existe :O

    HEUAHAUH Fabinho, não se revolte…

    *pensa* sem bebidas geladas?!
    E A CERVEJA MEU DEUS?!?!?!?!?!?!?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s