Homem com dois corações

E ai galera? (:

Faz um tempo já que não saem posts meus, mas ontem assisti a uma matéria no jornal enquanto almoçava que pareceu interessante. Tentei encontrar tempo para reunir informações, mas agora estudando não consegui… Então, venho trazer agora pra vocês, uma notícia dessa semana.

 

Nessa semana, o Incor (Instituto do Coração) em São Paulo, realizou uma cirurgia um tanto quanto incomum. Um homem de 53 anos recebeu uma doação de um coração e agora possui dois. Sim, dois! Um do lado esquerdo e um do lado direito. Esse cara aí (que eu to caçando o nome e não encontro em lugar nenhum – só tem escrito “paciente”, “paciente”) tem dois problemas: hipertensão pulmonar1 e miocardiopatia dilatada2, e já estava internado em UTI a dois meses necessitando de aparelhos para ter seu sangue circulando por todo o corpo e continuar respirando.

 

Então, eles colocaram os dois corações ligados por um tubo para trabalharem simultaneamente, e o coração “velho” fica responsável por conter a pressão exercida no sangue pelo pulmão e irrigar o mesmo, e o “novo” por bombear o sangue para todo o corpo. Quando o coração “novo” tiver condições de cuidar de tudo o que acontece, os médicos removerão o órgão antigo. Foi feita uma estimativa de que esse processo duraria cerca de seis meses.

 

Bom, essa cirurgia de implante de um segundo coração aconteceu na quarta-feira dia 4, começou as 11h e terminou às 23h (sim, 12 horas de cirurgia). Ontem, os médicos afirmaram que estava na UTI para se recuperar da cirurgia e que seu estado de saúde era grave, porém estável.

Agora, encontrei outra notícia, dizendo que segundo os médicos, o estado do paciente é crítico, porém estável, e que as próximas 72 horas vão ser fundamentais para avaliação da recuperação do paciente, existe 50% de chance de que ele consiga sobreviver.

 

Essa cirurgia que foi realizada não é inédia, é rara. O Incor realizou outras vezes já, e como mostrado no vídeo, com sucesso.

Quando tiver mais notícias, eu atualizo – mais informações consulte fontes 🙂

 

Fontes: 1, 2, 3

 

hipertensão pulmonar1: aumento da pressão nas artérias pulmonares ou na irrigação pulmonar; o que pode levar a falhas na circulação do sangue pelo pulmão diminuindo a tolerância e a capacidade de realização de exercícios

 

miocardiopatia dilatada2: ocorre um aumento do tamanho dos ventrículos do coração, tornando assim o órgão incapaz de bombear sangue suficiente para suprir todas as necessidades do organismo

Atualizando a postagem…

Triste, vi no jornal a notícia de que o paciente não aguentou e morreu ontem, falência múltipla dos órgãos. :/ a fonte. Posto mais coisas se tiver mais informações.

Os pêsames à família.

Anúncios

12 comentários sobre “Homem com dois corações

  1. Sam

    nussssss…. q estranho O.o’… onde q eles acham lugar pra coloca mais um coração ? O.o’… sei la neh, deve aperta mais o pulmão, deve c mow zica pra respira O.o’

  2. Tambem achei estranho Sam XD ……….. e depois que o velho estiver obsoleto, será que o coração bom fica do lado direito mesmo ou os caras trocam de lugar??? O.o

    UEAHEUAHAUAHEUAE dahora =D

  3. giiu

    então, não sei. vou procurar o.o

    UEHAUUHEAUEUAHA “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peeeeeitooo” – e o cara não tem mais coração do lado esquerdo. como faz?

  4. Keila

    olá Sam, essa pessoa que vc chama de esse cara, é meu pai. Como ele, muitas outras pessoas ficaram a mercê da piedade dos outros, de pessoas que mesmo em momento de dor, de perda de um ente querido, autorizaram a doaçao dos orgaos do seu filho e salvaram a vida de meu pai e de outras 6 pessoas. Ao lado da UTI que meu pai estava internado tem um garoto morrendo, de 16 anos, entre tantos outros que já morreram e aguardam a doação. Espero que toda a mídia em cima do caso do meu pai, ajude a incentivar a doação de órgãos, muito mais que uma notícia pitoresca para muita gente, é o fim de 10 anos de sofrimento de toda minha família.
    quando meu pai acordar, é isso que ele com certeza vai querer dizer pra todo mundo.
    um abraço!!!

  5. giiu

    Keila! obrigada pelo comentário no blog!
    concordo com vc, a doação de órgãos tem que ser muitooo incentivada! pra quem morre os órgãos não vão mais ser úteis, mas com certeza sempre vai ter alguém precisando deles, e dependendo deles pra viver!
    Tentei mesmo achar o nome de seu pai para citar o nome dele ao invés de “paciente” e “cara”, mas não encontrei.

    Estimo muito as melhoras de seu pai, pra que ele fique saudável novamente!
    Torque agradece o comentário! Abraaço!

  6. jucavallini

    Haha, olha como eu sou, vim aqui achando que os “dois corações” eram metáforas rs.

    Bem, meus pesares Keyla com certeza perder um pai, e ele virar manchete por algo ruim não são as melhores coisas do mundo.

    Mas poxa, fui procurar na net também e a identidade dele não foi divulgada muito provavelmente isso acontece porque a família não autorizou. A giu foi super respeitosa em falar dele, muitas pessoas (sinceramente, eu mesma) poderiam ter usado apelidos pra falar sobre ele.

    Sobre notícia pitoresca, você há de concordar que essa notícia é chocante. Um paciente viver com dois corações nada mais é do que a tentativa da medicina de brincar de Deus ou pior, de Victor Frankstein… Só que assim, se tivesse dado certo, eles teriam sido geniais (como na minha opinião foram apesar do insussesso) e essa “técnica” teria que ser realmente massificada para ajudar outras pessoas, que assim como seu pai, sofreu para caramba na fila de espera.

    Sobre a doação de órgãos realmente eu acho que as pessoas falam pouco sobre o assunto e isso realmente me incomoda.

    Igual naquele caso da Eloá, lembram? Que o namorado manteve ela presa daí no último dia due um tiro nela? (ai que vergonha isso foi na minah cidade). Bem, sei que a menina morreu e os orgãos dela ajudaram 7 pessoas. Foi comentado sobre isso, mas pra variar não foi dada enfase alguma.

    Eu acho o cúmulo do egoísmo a pessoa não doar órgãos. E acho que deveriam haver campanhas mais fortes em cima da doação. Que vocês acham?

    Bem Giu, achei legal você ter postado sobre isso aqui. Um beijo.

    E Keyla, meus pêsames. Realmente não é fácil perder um pai e ele virar notícia. Espero que você e toda sua família esteja bem e tneho certeza que agora ele está num lugar muito melhor.

  7. giiu

    Concordo plenamente quanto a doação de órgãos. Na minha família ninguém até hoje precisou de alguma doação ou sofreu em uma fila de espera, mas imagino como seja.

    Não acho que os médicos tenham “brincado de Deus”, afinal, estavam tentando salvar o paciente usando um procedimento que já havia sido executado antes e até bem sucedido. É complicado avaliar até onde a medicina pode ou deve ir ._. Tava vendo um documentário hoje sobre gêmeos siameses, meu, que loucura o.o

    Enfim, concordo com o aumento das campanhas de doação de órgãos. É algo muito simples. Pra pessoa que morre, os órgãos não servirão mais, não tem motivo pra que os órgãos não sejam doados.

    beijo

  8. Renato Lima

    Olá Keila, td bem?…espero que sim!…sinto muito por seu pai ..ate onde os médicos puderam ajudar, isso fizerem mas seu pai não reistiu e nos deixou..isso mostra de certa forma amiga que nossa medicina esta evoluindo, mesmo q seja a passos lentos, pois ja é o 6º caso registradono Brasil. que a população de nosso País seja mais solidária e ao ter uma morte na familia que possam fazer a doação de órgãos q ainda sejam possiveis transplantar e assim salvar vidas….um abraço QUE DEUS ABENÇOE VC E SUA FAMILIA. Renato – Belém, Pa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s