E o LHC já está funcionando

Lembram de todo o repertório que causou o Large Hadron Collider (LHC)??? Todo mundo achou que iria ser o fim do mundo, que um grande buraco negro iria aparecer na terra e nos engolir como se fossemos cereais no café da manhã. Porém tudo teve que ser adiado por uma falha no sistema, que deve ter causado um belo “buraco negro” no bolso dos cientistas. Mas a verdade é que nem isso deteve a “máquina do fim do mundo” e ela já está fazendo o que deveria ter feito no começo e pasmem: Ainda estamos vivos! 😀

“uma representação 3D da colisão”

Neste começo do ano, já foram realizados alguns testes de partículas, mas até agora elas não haviam ainda sido lançadas para se chocarem (que é o propósito do LHC). Mas no dia 30 de março de 2010, após duas tentativas falhas, finalmente deu certo na terceira a colisão de partículas. As colisões múltiplas a uma energia recorde (7 TeV, ou 7 trilhões de eletronvolts) criaram “Big Bangs em miniatura”, produzindo dados que milhares de cientistas passarão anos futuros analisando (pelo jeito vai levar muito tempo ainda para terem uma opinião). Acelerar prótons a 7 trilhões de eletronvolts significa que eles correm a 99,99% a velocidade da luz (cerca de 300 mil km por segundo), ou 11 mil voltas por segundo no megatúnel de 27 km!!!  É realmente grandioso…

O interessante é saber que em uma escala muito pequena, foi possível criar já algo parecido com o grande Big Bang do nosso universo. Mas não é só isso, também pelo LHC, poderá ser possível desvendar um dos maiores segredos do Universo, a matéria escura ou também conhecida como anti-matéria (quem pode ler Anjos e Demônios do Dan Brown sabe muito bem do que estou falando). A matéria escura, apesar de acreditarem que realmente ela exista, ainda não pode ser provada e é um dos maiores segredos do Universo. Estima-se que 25% de todo o Universo seja formada por ela.

“olha os nerds vidrados na telinha”

Para muitas críticos, ainda é uma tolice a busca de toda essa informação. Mas a verdade é que além dessa sede de conhecimento do ser humano, hoje é muito importante conhecermos profundamente o nosso Universo. Afinal, nossa casa universal é um pequeno planeta situado em uma simples galáxia entre muitas e que costuma estar rodeado por meteoros perdidos por aí. Talvez um dia todo esse conhecimento do universo seja necessário para um fim… vamos esperar os resultados e ver o que descobrimos.

Veja todas as nossas postagens do LHC, clicando aqui.

Fontes:
Site Oficial do CERN
G1 – O GLOBO

Anúncios

Um comentário sobre “E o LHC já está funcionando

  1. Pingback: LHC – Fim do mundo amanha ;D « TORQUE Corporation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s