AP – O Fossil do Dr. Gutierrez

Dr. Jamie Gutierrez é um colecionador de fósseis da américa do Sul. Não se sabe exatamente quem é ou foi este homem, nem mesmo quais são seu itens de coleção, porém um dos itens ficou muito famoso e vazou na internet a algum tempo.

Lenda: Provavelmente em 1999, Gutierrez estava em Bogotá (Colômbia) em um site arqueológico, quando encontrou algo diferente numa rocha do período cretáceo. Ao parecer, era o fóssil de duas mãos na rocha, porém, estas eram muito similares a mãos humanas. Logo o Dr. Gutierrez pegou a rocha e a incorporou em sua coleção. Após alguns testes na rocha, foi comprovado que a rocha é do período Cretáceo e data de 100 a 130 milhões de anos atrás.

A rocha ganhou fama aos conspiradores, pois estranhamente suas feições eram muito similares a….mãos humanas! O assunto ferveu entre os arqueólogos e dois criacionistas americanos, Carl Baugh e Kent Hovind fizeram vários testes na rocha e afirmaram que com certeza a rocha é real e do período cretáceo. E incrivelmente também alegaram que as mãos são realmente humanas! Mas como não há indícios de humanos naquela época, o fóssil foi catalogado como um OOPart e ficou por lá (assim como muitos outros mistérios).

O que poucos sabem, é que algumas pessoas procuraram saber sobre o fóssil. E agora surgiram fatos interessantes sobre a “mão humana” de Gutierrez.


“duas fotos bem claras para não se ter dúvida que são reais”

Dinossauro meio humano?

Em novembro de 2006, Bough (talvez arrependido), mudou de opinião e resolveu estudar a fundo o fóssil para determinar realmente que mãos eram aquelas. Junto com vários arqueólogos e palentólogos (inclusive com o Dr Peter Prichard, estudioso de tartarugas), Bough conseguiu descobrir realmente de quem são as mãos humanas, e pasmem: são de uma tartaruga marinha!

Trata-se de uma tartaruga marinha pré-histórica provavelmente da família Chelonioidea. Provavelmente você deve estar pensando no erro estúpido se fizeram ao alegar que eram mãos humanas, mas o interessante é que as mãos humanas são muito similares a mãos humanas, com apenas algumas pequenas diferenças entre os ossos. Também como se trata de algo antigo, as mãos do ser daquela época poderiam ser diferentes da atual. Talvez fosse um cara com mãos de tartaruga ué. 😛


“comparação de uma mão humana com a mão de uma tartaruga marinha similar”


Tartaruga Cretacea: Protostega (similar a do fóssil)”
from
Mike Everhart’s

Conclusão: Por fim, podemos ver por meio deste caso como o OOParts é importante na arqueologia. Ele serve para que casos sem soluções sejam analisados em algum dia, quando alguém obtiver alguma resposta satisfatória. Como existem muitos mistérios no acervo, é óbvio que talvez um dia por lá, nós poderemos descobrir muitas respostas que podem mudar totalmente nossa história conhecida.

Aliás, eu não encontrei nenhum texto em português explicando sobre o assunto. Logo, me declaro como o primeiro a escrever uma resposta concreta sobre isso aqui no Brasil (pelo menos em um blog vai…). Mistério concluído para vocês 😉

Abraço a todos e fiquem ligados porque vem mais.

Fontes: [1] [2]

Anúncios

8 comentários sobre “AP – O Fossil do Dr. Gutierrez

  1. Muito interessante!

    Parabens pela PRIMEIRA PUBLICAÇÃO BRASILEIRA!

    Mas mesmo sendo uma “super-tartaruga”, ainda fica o mistério da mão… pois a mão é idêntica a humana. Imagine se esses seres tivessem sobrevividos aos dias atuais…

    O fato é que sabemos muito pouco, ou quase nada, sobre o passado deste planeta.

    Novamente, parabens pela pesquisa!

  2. Então Marcelo, existem diferencias crucias na realidade, que são o tamanho de alguns ossos. São diferenças sutis, mas quem estuda direto acaba percebendo facilmente.

    Então, ainda existem esses seres (pelo menos os parentes hehehe) que são as tartarugas marinhas atuais, e os ossos da nadadeira ainda são bem similares com a de seus antepassados =)

  3. Ah bom… são parentes, hehehehe!
    Tartarugas marinhas com mãos humanas… no caso dos ossos das nadadeiras das atuais espécies, eles são revestidos por tecidos? É isto?

    Sobre os golfinhos, você tem um estudo sobre a evolução deles? Ao que me consta, eram seres aquáticos, foram para a terra e retornaram para as águas, tanto que na gestação seus fetos geram patas e pernas, ao que depois regressam ao interior do organismo.

    Bom, gosto muito do Canto dos Golfinhos e me interesso em estudar o comportamento deles… pode ser que haja algo de interessante na arqueologia…

  4. Giiu

    Curti o Post, mas já tinha visto um documentário sobre x)
    parabéns pela publicaçãoooo! 🙂

    se vcs tiverem curiosidade, comecem a pesquisar outros animais aquáticos… alguns deles q tem nadadeiras assim também (baleias por ex) também tem ossos assim. a diferença entre eles e nós (além das proporções.. números de ossos) é que o nosso é revestido individualmente… o das tartarugas e baleias tem um revestimento q envolve todos os ossos formando a nadadeira

    amei Fabinho *-*

  5. Legal Giiu, boa contribuição!

    As baleias também são seres bem interessantes, vivem no mundo aquático mas também tiveram uma caminhada terrena… e tal como os golfinhos, são mamíferos. Com certeza são assuntos que merecem atenção.

    Golfinhos e baleias possuem cantos lindos, tenho algumas músicas onde se mesclou o som deles com piano, violino e outros… ficou bem interessante. Ótimas músicas para encantar os sonhos.

    Abraços!

  6. Olá. Que interessante rolar assunto de Golfinhos e Baleias rsrsrsrs, estou afim de conspirar

    -Marcelo, e se eu lhe disser que as Baleias fazem uma canção que é ensinada de geração a geração a milênios? E dizem que é uma história sobre o passado deles…. O_O
    -E os Golfinhos se comunicam entre eles em um sistema tão complexo que até hoje ainda é incompreensivel aos humanos, tanto que vi alguns estudos de que provavelmente eles são MUITOOO mais inteligente do que imaginamos.
    -E por último… e se eu lhe disser que eles foram colocados aqui na Terra por “deus”? =P

    Ah, a conspiração nao fui eu quem criou rsrsrs, quem sabe um dia eu posto sobre o cara que falou tudo isso (achei interessante)

  7. Fábio e demais conspiradores cósmicos…

    Ouçam essas músicas e depois voltamos a nos falar (coloquei no 4shared para compartilhar com vocês, a primeira é o Canto das Baleias e a segunda é o Canto dos Golfinhos):

    BALEIAS:

    http://www.4shared.com/file/203373236/2c30b1c3/06-_Baleias.html

    GOLFINHOS:

    http://www.4shared.com/file/204049234/a910067b/Blue_Cetaceans____water_circle.html

    Espero que dê tudo certo com os downloads.

    Ao sentir a vibração destes cantos, facilmente compreendemos o que você diz, Fábio.

    Depois nos falamos…
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s