Coisas estranhas sobre música…

Olá! Faz muuuuuito tempo que não posto nada, estava apenas em busca de algo novo e bom o suficiente para ser postado… e ontem me lembrei que uma vez um certo dinossauro me perguntou… “ É mesmo Sam, você é musico, porque não posta sobre música?

ora ora ora… então vamos ao primeiro passo \o/

É dificil ter por onde começar, então falaremos de coisas que… bem… não são exatamente música. No momento estou lendo um livro do Murray Schafer, chamado “O Ouvido Pensante”, e se você é músico provavelmente já ouviu falar, e sabe a reputação que tem… toda a crítica que ouvi sobre ele foi muito positiva.

Nessa parte do livro o autor coloca alguns trechos de outros livros que colocarei a relação no final. Bom, vamos lá, o nome do capítulo é “Esgoto Sonoro: uma colagem”.

RUÍDO: Qualquer som indesejado

O prédio está situado numa base militar em algum lugar dos Estados Unidos… Dentro dele há pesadelos.

Num dos amplos laboratórios, dois físicos e um biólogo estão de pé em volta de uma pesada mesa de metal. Estão usando grossos tapa-ouvidos. Sobre a mesa há um dispositivo aproximadamente do tamanho e formato de um televisor, com um mostrador e uma buzina em forma de corneta que sai de um de seus lados. O dispositivo é uma espécie de sirene projetada para gerar um som de alta-frequência, numa intensidade monstruosa. Os cientistas estão pesquizando os efeitos desse som em objetos, animais e homens. Eles querem saber se o som pode ser usado como arma…

Um dos físicos começa a demonstração apanhando um chumaço de palha de aço com um instrumento em forma de pinça que está na ponta de uma vara comprida. Ele mantém a palha de aço dentro do invisível raio de som que emana da buzina. A palha de aço explode numa rodopiante cascata de faíscas incandescentes…

O biólogo trouxe para a sala um rato branco numa pequena gaiola. O rato está correndo ao redor da gaiola, parecendo infeliz com todo o barulho.  Mas suas preocupações não duram muito. O biólogo levanta a gaiola até o campo sonoro. O rato se retesa, se ergue esticando as pernas ao máximo, arqueia o dorso, abre bem a boca, e tomba. Está morto. Uma autópsia revelará que ele morreu de superaquecimento instantâneo e um caso grave de doença de descompressão. Há bolhas em suas veias e orgãos internos”

“A NASA quer saber o que os fortes ruídos de foguetes causam às pessoas ao redor de uma plataforma de lançamento, e por que esses ruídos ocasionalmente provocam náuseas, desmaios e crises epileptiformes. “

* Max Gunter, “The Sonics Book”, Playboy, Maio de 1967

Bom gente… amanhã eu vo dar aula, tenho que dormir agora, mas o post continua, na próxima com coisas mais proximas da nossa realidade… existem coisas muuuuito interessantes sobre o assunto… trarei mais.

Adios, e boa leitura.

Perguntinha: Para quem leu o trecho do livro acima, percebeu que o texto fala sobre uma arma sonora de grande potência. A questão é: o quanto disto é real? Será que o som realmente pode ser uma forma de arma mortífera? Comentem!

continua….

Anúncios

7 comentários sobre “Coisas estranhas sobre música…

  1. jucavallini

    Oieeee. Turma, dessa vez eu não li o post (sincera até demais né?) só vim dar um oi mesmo! rs.

    Fábio kd o video da gripe suina. Postei la no blog vai la ver

    tonsdepessego,blogspot,com

  2. Pedrin

    Bem, eu esperei pra postar.. eu particulamente acho um assunto bem interessante. Pode botar algo sobre akela famosa musica da Xuxa que se botar ao contrario fica uma “outra musica” alem de outras…

  3. Giu

    Po cara, q muito louco o.o
    SE tiver matado mesmo um rato isso é problema. mas po, que muito louco, vou pesquisar.
    Sam, to aguardando o prox post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s