Todos Contra o Cigarro

Olá amigos conspiradores do blog. Mudando um pouco dos meus clássicos assuntos sobre Arqueologia e Ufologia, quero falar com vocês sobre algo que está acontecendo no Brasil que anda dando muita repercussão. O Cigarro. Antigamente, este era um simbolo de poder, de maturidade, aonde para ser um homem de verdade você deveria fumar. Hoje, vemos um quadro totalmente ao contrário, com campanhas e mais campanhas antifumo e com MUITA pressão governamental. Apesar da maioria da galera estar sendo a favor do aumento drástico que ocorreu na taxa de imposto no cigarro e da nova lei antifumo em São Paulo, existem muitos pontos negativos aí. E é sobre isto que vou comentar neste post:

fumovi31“essa é uma imagem que você verá com mais frequencia por aí.”


O que está acontecendo no Brasil e principalmente no Estado de São Paulo:

Este mês houve um aumento como nunca antes no imposto dos cigarros nacionais. Simplesmente 30%. Agora o cigarro mais barato da Souza Cruz, o Derby, custa R$3,00, ou seja, R$0,60 centavos a mais do que antes. Para quem é fumante diário, é um grande peso no bolso. Só que além deste peso econômico, está para sair a Lei Antifumo em “recintos coletivos”. Para ser mais claro, você que é fumante estará proibido de fumar em bares, restaurantes, etc… se você estiver com os amigos em um barzinho e quiser fumar meu amigo, você terá que sair do seu cantinho e ir lá na calçada!

Estas medidas contra o fumo estão fazendo a felicidade de várias pessoas por aí que odeiam o cigarro. Eu por exemplo, não sou fumante, e o cigarro sempre foi para mim um probleminha de suportar, já que meu pai tem uma lanchonete e a maioria das pessoas fumam. CIGARRO FAZ MAL SIM, E TODO MUNDO SABE. Só que ninguém está vendo é alguns fatos que me deixam realmente com a pulga atrás da orelha. Vejamos os pontos que na minha opinião estão sendo bem negativos:

*Crise Economica: Não preciso comentar que estamos numa crise daquelas. Com esta nova lei, o que acontecerá será mais um problema economico no Brasil. Os frequentadores de bares vão preferir beber na casa deles para poder fumar, do que sair por aí e movimentando os bares. Além disso, alguém já parou para pensar quantos funcionários tem a Souza Cruz, a maior empresa de tabaco do país? Se ocorrer uma grande impacto na empresa, certamente vai aumentar  muito o número de desempregados no país. Sem contar os bares que perderão muito dos lucros e poderão até a abrir falencia.  Eu acho que não precisamos de mais desempregados neste país…

*Crime organizado: Pessoas mais pobres viciadas no tabaco não poderão pagar R$3,00 em um maço de cigarros. E aí o que eles fazem? Compram cigarros do Paraguai horas. O contrabando vai aumentar e os gastos policias para combater este crime vão aumentar (se é que eles combatem algo…). E outra coisa que aumentará são os crimes, e mais uma vez quem sofre são os comerciantes. A coisa mais visada para se roubar em um estabelecimento será o cigarro! Se ele aumenta o preço, ele vale mais, então, o que mais compensará ser roubado? E nem vou comentar a falta de segurança que temos no Brasil….

*Sem limites de poder do governo: Isso é o que realmente mais me preocupa. Por exemplo, os donos da Souza Cruz, com certeza são milionários, mas eles são uma empresa e empregam muita gente. Agora, que direito tem o governo de aumentar 30% do nada??? O que eu fico pensando é se não existe uma lei que coloque um limite nisso. Porque se não existe, isso significa que eles podem querer fazer qualquer coisa! O governo brasileiro diminui impostos de um lado e dobram do outro. Se caso amanhã, por algum motivo o país resolva querer pegar mais dinheiro ainda, eles podem colocar esses 30% do cigarro em matérias primas e até nos alimentos! O meu medo é a exploração que nós sofremos. Suamos para ganhar nosso dinheiro para simplesmente gastarmos praticamente metade apenas com impostos… e o povo brasileiro simplesmente não fala nada….

smoking-nuns-thumb“o jeito agora vai ser fumar escondidinho! hahahaha”

Conclusão:

Por fim, foi só para expressar minha opinião. Mais uma vez eu digo que CIGARRO É RUIM, NÃO ACONSELHO NINGUÉM A FUMAR E SOU CONTRA. Sem contar que atrapalha, fede e tudo mais. Porém, o que podemos ver é que jogar uma simples lei e impostos exorbitantes em algo praticamente “banal” acaba sendo um engano muitas vezes. Um “engano” no modo de pensar que estamos sendo enganados e controlados por uma força maior que governa o nosso país. Que não vê limites para aumentar ainda mais toda a riqueza que recebe em impostos no país. Porém, o mais dos mistérios, maior que qualquer assunto meu sobre Ufologia é: PARA ONDE TODO ESSE DINHEIRO VAI?

Ps: O Brasil arrecada quase o dobro em impostos do que o próprio Estados Unidos, a nação mais poderosa do mundo.

34 comentários Adicione o seu

  1. Jo. Besan disse:

    Hummmmmmmmmm, vc comentou que eu seria contra e tal e pah, mas de certa forma, olhando pela parte econômica…. concordo!

    podiam fazer isso com a maconha também!

    Mas não vem ao caso!

    Bom, não vou comentar muito, pois ainda assim, não gosto do cigarro… =P

    E dessa vez, você escreveu totalmente diferente cara, curti! Esta bem mais serio e com mais enfase! ;D
    Parabéns =D

  2. Sam disse:

    DIiiiiiinoooo
    parabéns pelo post cara… ta mto boooom mesmoo!
    mew… sinceramente, eu acho uma PUTA sacanagem isso de proibir cigarro em barzinhos e talz… mew, geralmente esses lugares tem areas pra fumantes e não fumantes, se vc naum fuma, SAI DA AREA DE FUMANTES, PO***!!!!… alem de que, na maioria dos bares por ai, só vai quem fuma msm, ou quem não liga pra isso… não acho que o governo tenha direito de uma criar uma lei absurda dessas, e dai vem akela turma q levanta banderinha branca e abraça as arvorezinhas achando que vão salva o mundo, e aplaudem essas coisas -.-‘
    ta, cigarro faz mal? faz… cerveja tbm faz, imagina se resolvessem proibi cerveja tbm… que alem de faze mal, ainda causa mto acidente de transito… ou se almentam td isso de imposto na cerveja… Essa questão do imposto então… não vo nem comenta, vc jah disse td…
    só umas palavrinhas pro governo… DEIXEM AS PESSOAS FUMAREM, BEBEREM E TRANSAREM EM PAZ, PQP!!! ¬¬’

  3. Fábio Tadeu disse:

    UEHAUHEAUEHAUEAUAAEHUEAU, Sam, que linda sua frase de libertação no final do post!!! Foi muio Woodstock isso! EUAHEUAHEAEA \o/

    Valeu galera, queria escrever isso a algum tempo xD …… só uma coisa que me deixa sossegado. De o LATORRE ser ao ar livre, então, ninguém pode proibir da gente fumar Narguile!! *___*

  4. giiu disse:

    Bom, eu vou ser drástica 😀 UAHUAHA
    seguinte galera: sou completamente a favor dessa lei. Eu acho que o cigarro tem sim que ser proibido. Quem fuma, não ferra apenas sua saúde. A fumaça é inalada por todos aqueles que estão junto, é inevitável. Em restaurantes, e bares, apesar de ter áreas pra fumantes, e áreas pra não fumantes, vai dizer que você NUNCA sentiu aquele cheiro de cigarro enquanto comia? Eu pelo menos passo mal com o cheiro hahaha, pra mim será uma bênção. Mas vejo não só por mim, essa proibição acredito que será um incentivo aos viciados que pretendem parar de fumar. (: Meu pai tem 47 anos, e desde que começou a namorar minha mãe, quando tinha 20, 21 se não me engano, promete que vai parar de fumar. Com essa lei, e um aumento do preço, é ótimo 🙂 incentivo.
    Sobre o preço… Não tem muito do que reclamar.. o Brasil é liberal demais. Existem países europeus que o maço de cigarro chega a 15 reais. Isso não é pra explorar, é pra evitar o consumo mesmo, e eu acho certo. Em porto seguro, tinha cigarro pra vender nas baladas, os maços custavam 7 pau. Será que era pra tirar grana da galera, ou pra ter menos cigarro na balada? 😉

    Enfim, adorei o Post, e sou a favor da lei \o/
    E aos aumentos também.
    Quanto aos possíveis desempregados, eles arrumam outras coisas. Poderiam ser feitas mais propagandas de reciclagem e abrir novas indústrias pra empregar esses caras. 🙂
    Ah, o mundo é lindo.

  5. Fábio Tadeu disse:

    A Giu tem razão que a fumaça do cigarro é phoda…. ó, se vc está comento e sente o cheiro de cigarro, putz é uma merda!!!! As vezes tem caras aqui no bar que não se tocam disso e tem que dar uma chamada… triste

    Porém, os países de 1º mundo custa 15 reais o maço… aqui, mesmo roubando pra caramba o governo, os caras nao tem a capacidade de melhorar em nada o país ¬¬”

    Sobre parar de fumar, é um incetivo mesmo o preço alto, tanto que eu vi muita gente parar ou “tentar” parar … achei legal, pena que durou apenas 2 semanas….. um grande defeito do Brasileiro: Fala fala, mas nao tem força de vontade de cumprir. Achei que os caras iam parar mesmo e reclamaram pra carambra do preço… agora ta todo mundo fumando normalmente de novo e nem reclamam mais do preço…. é triste ver como o povo abaixa a cabeça e fica quieto…… marionetes!

  6. Giu disse:

    marionetes nesse caso não do governo… mas do vício!
    eu seria super a favor de 15 conto o maço UHAAHHAUHAUAH

    e é…. falar e não cumprir… ><

  7. Sam disse:

    bom, continuo com o msm ponto… fumar pelo menos não faz as pessoas perderem os sentidos, e se matarem no transito, levando gente que não tem culpa nenhuma pela merda que os outros fazem… bebida pra mim eh uma droga mto pior do que o cigarro… acho sim que as vezes falta bom senso pra quem fuma, mas faze o que… prefiro passa mal na hora do almoço do que ser atropelado a noite por um adolescente idiota que bebeu de mais…

  8. Ju disse:

    Oi. Primeira passagem minha por aqui. Como vão?

    Sinceramente? Odeio cigarro tb, passei uma vida traumática perante a pais chaminés que fumavam dentro do carro, naquelas longas e frias viagem em que os vidros estavam fechados.

    Mas achei digno todos os pontos levantados pelo Fabio.

    Posso lembrar de outros?

    1. Em prol de que o Governo está fazendo essas leis anti tabagistas?

    Se a resposta é SAÚDE de todos.
    Concordam que isso é meio conversa fiada?

    Porque com o aumento do preço realmente quem fuma vai começar a comprar cigarro do paraguai que é vgabundo e que vai por sua vez aumentar o rombo no pulmão de quem está fumando e aumentar ainda mais o rombo no pulmao do fumante passivo que está ao lado.

  9. Ju disse:

    Outra… racismo e discriminação não são crimes?
    Vcs concordam que você expulsar uma pessoa que fumar consiste em discriminação?

    Não existe alguma coisa que diz que somos livres pra fazer oque quiser? Bem não poder fumar na rua vai totalmente contra isso aê.

    Outra… proibiram a propaganda de cigarro na F1 lembram? Me digam… vc sentiria vontade de fumar só porque no carro do Felipe Massa estaria escrita a palavra Marlboro? Porra, fudeu com a f1 essa merda de proibição.

    Outra… Se a proibição vai em prol da saude de todos, assi como Sam ressaltou, Porque então não proibem as bebidas alcoolicas nos barzinhos? Porque elas tb podem causar doenças no organismo, afetam o equilibrio e juizo das pessoas e com certeza causam impactos mais nocivos do que quem fumou lá no cantinho do barzinho onde vc estava.

  10. Ju disse:

    Okey, cigarro mata a longo prazo.

    Mas e aquele filha da puta que bebe bate o carro e mata uma família? Matou 5 de uma só vez… Bem mais com certeza do que minha mãe foi responsável pela vida inteira dela fumando.

    Meu esss coisas me irritam.

    Sou 100% a favor de separarem espaços, áreas de fumantes. Sou 100% a favor de proibição de imagens em propagandas de pessoas fumando.

    Sou 300% a favor de proibirem pessoas de fumar na TV (novelas, filmes, etc) – isso eles nao pensam neh?

    mas oque tão fazendo aí, essa discriminação, esse aumento injustificável no imposto (em favorecimento é claro do governo) É RIDICULO. CONVERSA PRA BOI DORMIR E TB PRA DISTRAIR A POPULAÇÃO.

    “Então né, vamos baixar a lei do cigarro aí todo mundo só fala nisso e esquecem a lei de veto na aposentadoria que o Sr Lula deu…”

    Ai deixa eu parar… Se deixar eu fico falando a noite inteira desse assunto rs.

    Só mais um comentário… realmente é muito bom ver que com uma crise economica do kct se alastrando, o governo tome decisões em que a consequencia provavelmente é aumentar o numero de desempregados. BOAAAAAAAAAAA!

    A Giu comentou sobre procurar outrso lugares pra trabalhar, mas nessa situação de crise não existem lugares =/

    Ah último comment, I promess.

    Cigarro os lokos ja roubam do bar.
    Meu vô tem um bar e ele guarda cigarro no “cofre” ahhahahahaha.

    e Giuuuuuu, sabe qdo seu pai vai parar de fumar? Rs. Quando a saúde dele mandar, pq fumante paga 15 reais no maço sossegado. Eles deixam de comer pra fumar rs. Já reparou?

    Hahahahah.
    Gente, achei muito legal o blog de vcs. Hj tou sem tempo e só lio post do fábio, mas eu prometo q vouvoltar aqui e ler pelomenos 1 de cada CULPADO.

    Apareçam no meu Blog tb… Mas assim, lá os assuntos são bemmmmm lights!!! Hahhahahah

    BEIJOS E BEIJOS

    tonsdepessego.blogspot.com

  11. Ju disse:

    CARALHO ESCREVI MAIS Q O POST!

  12. Pedrin disse:

    Pow, Otimo post =D
    bem legal mesmo, e eu odeio esse treco!! ainda mais pq eu tenho alergia!! .___.

    aah… Estou adorando a volta do post!!! *-*

    Fui Indo!!

  13. Fábio Tadeu disse:

    Buenas Buenas, meu Deus, que coment GIGANTE da Juju!!!

    Pra comentar! Adorei seu coment, vc tem uma visão mow critica das coisas, gostei pra caramba. Que bom que não escrevi só besteira hahahahahahaha. Eu conheço gente que deixa de comer pra fumar! Existem mesmooooooooooooooooo

    Eu ando revoltado demais com o governo ¬¬” comprei um Ford Ka 2004, sabem quanto vou ter que pagar pra passar no meu nome??? 370 reais!!! É MUITA SACANAGEM >< ….. isso porque ano que vem tem IPVA ainda!!!! Aff

    Ah, e Ju, acho que vc nao viu, mas o link do seu blog tá no Blogroll!!!! HAHAHAHA 😀

    Abraço a todos e obrigado pelos coments ^^

  14. Ju disse:

    Posso perguntar uma coisa pra vcs?
    Qual é a diferença de wordpress e blogspot?

    WordPress é melhor?

  15. jucavallini disse:

    amei a “parte inteligente da equipe” conferida a Giu. Dei muita risada. bem interessante a proposta de vocês.

    bjs

  16. jucavallini disse:

    ah eu criei um wordpress, na verdade 2 pq eunao sabia que não podia mudar o nome ahhaahahah. t precisando fazer um blog sério rs.

    bjos

  17. Fábio Tadeu disse:

    A diferença é a qualidade e as ferramentas de serviço. Eu nunca tive nada no Blogspot, mas sei lá, eu sempre preferi o sistema de blogs do WordPress, mesmo até por visitas.

    Por exemplo, pelo WordPress sabemos o nº de visitas num dia, num mês, ano etc… sabemos também quando alguem linka algo do seu blog em outro lugar…. essa é uma das coisas que eu mais curto *__*

  18. disse:

    Na verdade, fumar em lugares fechados deveria ser uma questão de etiqueta. A lei não proíbe o fumar, é só uma questão de fumar em lugar aberto… é pro bem coletivo. Fumar não faz bem até pro fumante. Fuma quem quer, mas não fuma aonde quiser porque implica com o mal que gera pra outra pessoa. Já imaginou se legalizasse a maconha? e pudesse fumar como se fuma cigarro? a gente ia andar chapadão nas ruas XD
    O que quero dizer com o exemplo é que quem fuma acaba fazendo mal pra quem não fuma, – não como o efeito da maconha, mas faz mal.

    É que nem a lei seca. Houve resultados significantes, agora as pessoas terão que ser responsáveis na hora de beber/dirigir. Cê pode ficar mamadão, mas mamadão e digirir nãããã poooodi! Quanto ao alcool e outros males que as pessoas cobram leis, caaalma, a gente tem que começar aos poucos né? Se proibissem o fumo aí seria sim uma piada! não tá tirando o direito de fumar, só de não fumar aonde quiser porque implica no direito de outras pessoas também…
    Qualquer fumaça em local fechado faz mal.
    Estamos lidando com integridade da pessoa, umas podem fumar só em locais abertos, mas tem outras que fumam em locais fechados, com a lei, vai fazer com que todos sigam uma conduta. E creio tbm (isso tá meio religioso huahaua creio, creio) que os não-fumantes vão cobrar isso. Antes, se pedisse pra apagar o cigarro em um local fechado, poderia ouvir um “Foda-se”, mas agora, a pessoa poderá cobrar direito da parte da outra pessoa e estar agindo perante a lei.
    Bem, não analisei em aspectos economicos mas, se a gente deixar se levar por conta disso, a gente acaba extrapolando coisas… deixa de fazer algo certo só porque o que tá errado tá gerando dinheiro >.<
    Ah!, enfim, isso é complexo XD~

  19. jucavallini disse:

    verdade Re

  20. jucavallini disse:

    comentie no post do homem de 2 corações. e achei a filha do cara meio xarope. rs.

    Um bjo minha gente

    vao lá no tons de pessego hein.

  21. Guigo Roots disse:

    Fumar em local fechado é questão de bom senso do fumante….
    Ou então a lei pode sim existir, mas deixando claro q fique a critério do dono do estabelecimento, se o dono quiser ele proibe, se não quiser, não proibe…. ele sabera o q é melhor pro comércio dele!

    Nas baladas o cigarro custa caro mesmo, ainda mais se for em cidades turisticas!! Nos paises de primeiro mundo tbm, pq eh relativo com renda de la!!

    E se o governo tivesse tão preocupado com a saude das pessoas melhorava o sistema de saude tbm!!
    Mas Sempre eh assim… eles puxam o povo pra assuntos banais e faceis de lidar, mas que causam revolta, pra dispersar o que realmente eh importante, que eh o sistema de saude Público!!
    Em sorocaba ja faz 3 dias que os Médicos estão de greve pelo simples fato de querer mas Segurança nos postos de saude! Resolveria com o simples fato de colocar um guarda dentro de cada posto!
    Tem outra, os concursos públicos pra vaga de medicos estão cada ves menos concorridos por causa do baixo salario!!

    Chego em um ponto que ser médico, uma profissão disputada por ser bem remunerada, ja não vale mais a pena!! Vamos ser Engenheiro, afinal estudaremos menos pra ganhar mais!!

  22. Fábio Tadeu disse:

    “Vamos ser Engenheiro, afinal estudaremos menos pra ganhar mais!!”

    SEUS FANFARROES!!! EU VOU FAZER UMA MATÉRIA SOBRE MINHA ENGENHARIA NESTE BLOG, VCS VÃO FICAR DE CABELO EM PÉ!!!! HUNPF >,<

    Falando em Engenharia, acho que vou montar um grupo de robótica!!!!!!!!!! *__*

    Falando em cigarro, o Guigo falou tudo!!! Ninguém se preocupa em melhorar o sistema de saúde mesmo! É vergonhoso =/

  23. Sam disse:

    AHAHAHAHAHA
    Booooooooa Guigo…

  24. Guigo Roots disse:

    Queima babilônia!!

  25. ju disse:

    Hahhahahhaha engenharia estuda menos ahhaha rachei.

    Acho que estudar, estuda o mesmo.

    Mas que médico ta sendo desvalorizado tá mesmo, uma vergonha ahahahhaha

  26. giiu disse:

    HAUHUAUAHUHA Wow, Guigo dando uma voadora no Fabinho. E Fabinho pára com esse negócio de que a sua engenharia é a mais foda do mundo. hahahaha pra mim a matéria mais foda é psicologia, filosofia e história, que são coisas que você não tem como ser exato e prever hahaha e bom mesmo é cirurgião que não deixa o paciente morrer, tenho dito (Y)

    Nossa, mal me ausento e o blog bomba \o/
    Curti os comentários da Ju, vou tentar comentar tudo que fui pensando enquanto lia.
    “Vcs concordam que você expulsar uma pessoa que fumar consiste em discriminação?”
    Particularmente não acho que seja discriminação. Seria discriminação se a pessoa por ser fumante, mas mesmo sem fumar fosse expulsa, mas tem que ser levado em consideração que a partir do momento em que ela acende um cigarro, ela vai estar não só “prejudicando” o corpo dela, como também os do que estão a sua volta.
    Como foi dito váárias vezes aí em cima, isso é polêmico, mta gente concorda, e muita gente discorda por ser uma coisa que para algumas pessoas é desprezível e pra outras é tratado como algo de maior importância. Mas não acho que seja discriminação.

    Concordo quando você diz sobre imagens de pessoas fumando em TV, novelas, filmes, essas coisas, e concordo com você de que isso deveria ser proibido também. Podem falar o que for, mas agora nós temos consciência das coisas, mas o cigarro foi visto por muito tempo como “poder”, “luxo”, sabe. Toda criança que via um famoso poderoso fumando se imaginava um dia como ele lá todo cheio da grana de luxos e com o cigarro na mão, fazendo fumacinha hahaha.

    Quanto ao meu pai, é fato, ele não vai deixar de fumar. Tava falando com ele esses dias e tomei uma super patada que eu nunca mais abro a boca pra falar do cigarro dele… “eu fumo um cigarro todos os dias, porque é algo que faz eu me sentir bem e eu tenho prazer, não vou parar de fumar enquanto eu puder.” Tentei argumentar que era ignorância dele isso, porque um dia o cigarro iria fazer ele parar de fumar, e tomei mais uma que prefiro nem comentar hahaha.
    Sobre o alcool… Não defendo o consumo excessivo, mas acho que quando você bebe, a droga fica só no seu corpo. Essa é a diferença entre a proibição do cigarro e do álcool. Quem bebe não coloca álcool nas pessoas que estão a sua volta.

    quanto ao comentário da parte inteligente, isso veio do Sr. Jo Besan haha, não tenho nada a ver, e acho que to fora e longe de ser isso, ok?

    QUEIMA BABILONIA HAHAHAHAHAHAHAHHAHA

    bom, fico por aqui (;

    beijo

  27. MARIO disse:

    fghftghgfnfgh

  28. Petrucchio disse:

    Muito bom! Principalmente a parte do imposto, clara intervenção estatal afim de limitar a liberdade dos fumantes em fumar.

  29. marcio disse:

    ACHO QUE ESSA LEI É UMA VIOLAÇÃO DO DIREITO DE LIBERDADE, FOI FEITA NA INTENÇÃO DE PREJUDICAR QUEM FUMA, POIS QUEM NAO GOSTA DE FUMAÇA ENTÃO NÃO VAI NA AREA DE FUMANTE, LOGICO O BOM SENSO É O MELHOR CAMINHO, MAIS NINGUEM TEM O DIREITO DE INTERFERIR NA VIDA DOS OUTROS.

  30. ErPs disse:

    PORRA DEIXA OS KARA FUMAR EM PAZ !!!!!!!!!!!!

  31. Frankmar Corrêa disse:

    A venda de Cigarro devia ser proibida no Brasil.o Cigarro só destroem vidas e trazem graves probremas de Saude!
    Eu sou Contra o uso e a venda de Cigarro!

  32. Silva disse:

    Já vi quando andava em Hospital vidas humanas sofrendo por doenças causadas pelo uso do Cigarro.
    Sinceramente a venda de Cigarro no Brasil era para ser Proibida,assim muitas seriam salvas!

Deixe um comentário