Origem da Escrita… ou quase isso.

Buenas buenas, bom estar de volta, e sem muitas delongas, vamos escrever.

Hoje trarei um pouco de historia a vocês, mas não se preocupe, não será tão chato quanto você esta pensando (eu acho).

Onde começou?

Os desenhos pré-históricos são, sem duvida, as primeiras formas de comunicação não instintivas que permaneceram preservadas e chegaram até nos. Ao longo do nosso percurso como espécie, as diversas culturas que existiram desenvolveram uma serie de processos, artesanais ou industriais, para conservar e transmitir todos os conhecimentos e informações que julgaram necessárias e relevantes para as gerações seguintes. A maior parte dessas formas de transmissão do conhecimento inventada pelos homens se baseia em grafismos, sejam elas realistas ou abstratos.

Uma forma que encontramos para melhorar e acumular todo esse conhecimento de forma segura, clara e permanente, foi à capacidade de desenvolver uma comunicação falada, que são signos sonoros onde seus significados são compreensíveis por toda humanidade.

A ferramenta que criamos foi a escrita, conjunto de símbolos gráficos que representam os sons da fala.

Os egípcios.

escrita-hieroglificaOs primeiros a criarem algo que prestasse foram os egípcios, eles desenvolveram uma linguagem conhecida por HIEROGLÍFICA; baseada em complexos desenhos com significados próprios. Cada um desses desenhos expressava uma idéia, e seu todo formava uma imensa variedade de formas onde compunham um conjunto extremamente complexo e de difícil compreensão.

Aaaaa… o oriente.ideograma

Chineses e japoneses também participaram da brincadeira, eles criaram um tipo de escrita classificada como IDEOGRÁFICA. Esse sistema cria para cada ‘coisa’ um símbolo que a representa.

E o tempo passou…

Uma vez que os conceitos e idéias já estavam empregados nos códigos escritos, era hora de transformar aquilo em fala.
Os fenícios, que de acordo com a historia, são os primeiros nesta categoria, notaram que seria mais produtivo gerar um código que representasse o outro que já existia (a fala), substituí-la no registro gráfico do conhecimento, surgindo assim à escrita fonética.

Durante as eras foram desenhados os mais diversos tipos de alfabetos. O mais utilizado atualmente por nos, ocidentais, é o chamado alfabeto latino, em que as maiúsculas são herança direta do império romano e as minúsculas criadas na época de Cados Magno (carolíngeas), apenas os símbolos relativos aos algarismos são de origem estrangeira a cultura européia, pois os que utilizamos são os provenientes da cultura árabe.

Sim, esta TUDO muito confuso,
Então vamos fazer um jogo rápido e simplificar:

Toda a criação seguiu este rumo:

foto1

Os tipos de escrita:

Pictografia: Derivado do latino ‘Pictus’ (pintado) e do grego ‘grafe’ (descrição). Escrita figurada usada pelo homem primitivo para fixar nas paredes das cavernas.

pict11

Ideografia: Fixação de idéias através dos símbolos. Signos convencionais correspondentes a determinadas expressões e que sugerem idéias.pict1

Fonetismo: Figuras evocavam seu primitivo sentido acrescido de expressão sonora. O fonetismo sugeriu a decomposição de palavras em silabas, ou seja, conjunto de sons originando o sistema silábico.

(Vou atualizar depois com uma imagem que tenho em casa!)

Silábica: Quando era difícil encontrar representações para determinada palavra, esta era separada em duas ou mais silabas, com um desenho para cada uma.

pict2

O Avanço

Escrita grega:

Dos fenícios os gregos usaram 16 letras rudimentares e adaptaram outras para conseguir representações sonoras de sua língua, somando 24 sinais. Introduziram os sinais e caracteres minúsculos, a serifa e imprimiram qualidade arquitetônica a escrita.

escrita18
Serifas

Escrita Romana:

O alfabeto romano possuía 22 letras adaptadas das maiúsculas gregas. Mais tarde o alfabeto começou a se transformar e evoluir. As palavras passaram a ser separadas inicialmente com ponto, virgula e apresentar formas acentuadamente quadradas.

Escrita Latina:

Com aceitação do cristianismo a escrita teve seu maior desenvolvimento. Com maior demanda de textos aumentou o numero de Copistas. Estes, executavam as escritas sempre com maior rapidez, abandonando certos princípios clássicos, dando novo caractere e formas mais variadas.

escrita25

Bom, é isso, não é um GRANDE post, mas é um post!

Valeu galera, e esperem por atualizações, algo me diz que o dinossauro vem com algo polemico!

Grande abraço. ;D

51 comentários sobre “Origem da Escrita… ou quase isso.

  1. giiu

    WOW, história da escrita *-*
    hmm, cara, é fascinante isso, né?! pensar que tipo, uma coisa que é tão simples pra gente demorou tantos anos pra ser desenvolvido e ser compreensível. não digo simples, porque é do cacete isso tudo ._. (principalmente análise sintática gente)
    lembrei de uma coisa legal também… o Jo não colocou aí, mas meu professor de história comentou esses dias enquanto estudávamos Egito e Mesopotâmia… ele disse que no Egito, os hieróglifos e as escritas em papiro eram feitos em formas de pinturas, e na Mesopotâmia eles adotavam outras técnicas… eles tinham uns “tabletes de cerâmica” e as informações importantes, como por exemplo leis (Código de Hamurábi) eram esculpidos nesses tabletes.
    Meu, hoje pra gente escrever algo é simples, você tem aí do seu lado uma caneta de plástico com tinta dentro e você rabisca um papel… mas.. imagina você “talhar”, “esculpir” um texto num bloco de cerâmica o_o que trampo hein…

    isso me fez pensar que no Brasil tem muitos analfabetos. ><

    amei o post Jo, agora só falta eu \o
    e Torque tá de volta (:

  2. Uhuuuuuuuuuuuuuuuu, que post louco 😀 …. eu curto MUITO os Hieroglifos!! Os egipcios eram demais hehehehe. O Jo não comentou, mas os Sumérios, que eram antes dos Egipcios já usavam um tipo básico de Hieroglifos…. tanto que muita gente acha que o Egito foi habitado por habitantes sumérios.

    Outra escrita legal é a escrita de RUNAS, muito usadas pelos Vikings e Celtas. O interessante da escrita runica, é que existe a Teoria que ela foi criada naturalmente. Por exemplo, eles achavam que a natureza se expressava com palavras (as ranhuras das rochas por exemplo). A partir daí eles teriam criado uma forma de escrita (não me pergunte como). xD

    E logo logo vou jogar um post de discussão pra vocês!!! E a Giu também logo vem com coisa boa! Aguardem !!!! E otimo post JO 😀

  3. Giu

    hehehe, estamos maus.
    eu tenho conteúdo conspirador (6)

    Koooobe, cadê você?!

    cara, como alguém inventa uma linguagem por ranhuras em rochas?! o_o bizarro

  4. Sam

    eu estudei isso dai tbm \o/ mto legal msm… essa coisa de escrita pelo que a gente sabe eh que começo com os deseinhos nas cavernas e talz… que provavelmente eles acreditavam que eram mágicos… tipo desenhavam as coisas que iam caça, dai o desenho simbolizava que eles jah dominavam o animal e talz… enfim… dai essa coisa da escrita nas pedras tbm eh mto loku *_*… uma coisa interessante da civilização egípcia eh que eles não tinham esse conceito de arte neh… tipo, os krinhas desenhavam o faraó lá, escreviam a histórinha legal, mas nunca colocavam o nome deles mesmos, os autores, nas imagens, tipo assina igual fazem hj… pq a idéia era imortalizar o faraó, e o artista não podia ter o nome la, se não seria mais importante O.o’… bem loku.. XD…
    Runas são legais \o/ td mundo usa… o mais normal é ve nas escolas, akele grupo de minininhas pré adolescentes com um código só delas! tds tem ahahah XD…

    FODA O POST ZÉ \o/

    (a faculdade fez os colunistas virarem nerds neh ? a Giu ainda non ta na facul, mas sempre foi msm ahaha XD)

  5. SAM!!!! Eu tava pensando seriamente em colar nas minhas provas escritas (é, eu to tendo esse ano XD), em elfico!! 😛 … pq eu sei escrever e ninguem vai entender, só eu *__*

  6. danny bbxinha

    é mutio interessante saber td isso depois de mutios e mutios anos ki evoluiu nossas escritas de hj…..eheheheeheee…
    é mutio bokm aprender kada dia mais koisas assim…..descobrindo o nosso mundo passado!!!!
    [:p]

    bjãoooooo prq vcs ninossss e ninassss……

    agora vou kontar essa última gosta de uma bagunça neh

  7. Laldade em pessoa

    agora sei pq te chamam de nerd

    kkkkkkkkkkkkkkkk vc é uma nerd total

    nunca vi uma pessoa nerd tão nerd assim e na minha sala tem varios

    bjbjs Julia hihih

  8. Laldade em pessoa

    e tem meu blog e meu site

    blog : gabilindinhafofinhablog.com.br

    e site:

    bibilindadada.com.br

    se alguem reconhecer quem eu sou , é gozação okok?

  9. Lealdade em pessoa

    HEHEHE pori’co meu nome ( lealdade em pessoa
    falo a elas oq elas saoo )

    e tambem tem meu novo site 😉

    http://www.gabigostozanua.com.br
    entrem e me vejam nua linda e gostoza

    OPS:varios amigos entraram e acharam dimais

    e depois me pediram mais fotos e depois um shoow

    kkkkk rsrsrsr pior que eu tive que fazer , hehehe
    e cobrei uma grana consegui comprar um wi

  10. Lealdade em pessoa

    ui como eu posso mudar essa foto por uma minha nua ??

    rsrsrrsrsrsrs

    diga-ne se me add eu posso fazer sho
    ws

    by

  11. Laldade em pessoa

    vi eu sei que é vc e nem fala que nao é pq vc me disse n msn

    e olha so pode me dar gelo que eu n to nem ai !!

  12. Laldade em pessoa

    e vc tava junto cmg quando escreve antes de vc …

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nem se disfança que eu n nasci ontem !!!

  13. Laldade em pessoa

    aff veio vc tava cmg vc e a y… nem disfarça

    OLHA VITORIA N VOU MAIS PERDER MEU EMPO COM VC , VC AMA VER AS PESSOA SSOFRENDO E CORRENDO ATRAZ DE VC !!

    POOSSO TER FEITO ISSO ERA BRINCADEIRA MAS PELO MENOS N ME ACHA A DONA DA RUA SAINDO PORAI ( VC DOBROU A ESQUINA DO PARA VER EU PEDINDO DESCULPAS ) \\

    PELOS MENOS N FAÇO ISSO COM O NARIZ LEVANTADO SE ACHANDO A D++

  14. Laldade em pessoa

    A CARA OQ EU FIZ ? TE MAGOEI , TE CHATEEI ( TIRANDO NESSE TEXTO)
    PELOMENOS DIZ NE ? CARACA TO UMA TONTA AKI NEM SEI PQ VC FEZ PARECE CRIANÇA

  15. Laldade em pessoa

    EU TENHO TODO O DIREITO DE TAR BRABA PQ
    VC SAIU TODA QUERIDA COM A ELISE E COMIGO ME TRATOU COMO UM LIXO

    COMO VENTO

  16. Laldade em pessoa

    ISSO É GEITO DE TRATAR ALGUEM ? EU N SABIA

    EU SEI Q FIZ MAL VITORIA

    SE VC QUISER ME DESCULPAR ( ACEITAR SE N TUDO BEM )

  17. Laldade em pessoa

    nEM RESPONDEU tomara q enteusses pq eu escrevi aquele texto , pq como naquela vez eu n gostei do q aconteceu

  18. Tirando o fato q LALDADE e LUKINHAS tem os mesmos I.P.s…..

    Vocês acabaram de presenciar o do PORQUE que muitas civilizações tiveram seus fins prematuros com o desconhecimento de nosso povo atual.

    Resposta: MULHERES…
    A partir do momento que este grupo genuíno descobriu como se expressar, as guerras solidificaram-se! CLARO.

    Muitos acham que como os homens são os fortes, parentes dos grandes macacos… estes tomariam lugar a frente das guerras… por terras e bens …

    MAS, o que não foi contado na historia é que o HOMEM estava la de boa sentado abaixo da arvore, comendo sua fruta de amarula, quando chega sua esposa, falando que a Gertrudes dos países baixos falou que sua pele estava esburacada e por causa dela ela havia quebrado uma unha.

    Ai levanta o Homem, com puta cara de mal humor para resolver os problemas entre os reinos….

    TUDO UMA QUESTÃO DE ENTENDIMENTO…
    Fácil!

  19. rik

    Ola…. Me chamo Ricardo e recentemente meu irmão ganhou um jogo com 6 facas organizadas em um suporte o qual lembra a metade de um sol. O suporte contém um símbolo central e cada faca uma representação diferente da outra….. O q incomoda é o fato dessa faca ter sido o único objeto encontrado em uma casa q foi comprada por um casal de amigos nossos, o qual presenteou meu irmão com a dita cuja. Gostaria d saber ql o significado do mesmo ou se possível a indicação d alguém q possa me esclarecer a simbologia do objeto em questão. Desde já agradeço a atenção……

Deixe um comentário

