Caminhos, escolhas, destinos… O Futuro.

Hoje cheguei em casa para o almoço e me deparo com minha mãe lendo um livro de biografias de 1998, escritas por alunos que cursavam a quarta – serie do ensino fundamental.

Eles tinham cerca de 10 anos, e dois deles vocês conhecem. Quem eram? Um tal de Jô. Besan e Fábio Tadeu.

Fiquei na curiosidade para saber o que havia ali e resolvi ler nossas biografias. A idéia do livro era que cada aluno fizesse seu passado, presente e futuro.

“Que redação o que… Eu vou é desenhar!”

Antes de comentar esses futuros, deixo uma conclusão referente ao que foi a vida desses indivíduos.

Lendo nossas biografias descobri, o Fábio é um louco que vê Ets desde os seus quatro anos de idade e eu nunca tive qualidade para escrever. Cara, que texto ruim que eu escrevi ali, bem do tipo…

“Eu soltava pipa / jogava vôlei / fui atropelado… mas tudo bem, estou bem!”

Bom, dez anos depois faço a pergunta.

Até onde controlamos nossas vontades, destino ou futuro?

Tem quem acredite que tudo esta escrito em um grande livro, eu já acredito que eu faço minhas próprias escolhas, mas, e se as coisas que eu acho que estou fazendo ou mudando já estão escritas nesse tal livro?

Eu considero isso como um pensamento circular, nunca chego a nenhuma resposta.

O destino é uma ordem natural estabelecida pelo Universo (ou deus se quiserem pensar assim), se diz inevitável e por isso colocamos a culpa nele quando algo de ruim acontece.

Usamos ele para tentar explicar absurdos que acontecem ou mesmo deixa-lo como responsável por tudo existente.

“Destino o cacete… quero ver me pegar!!!”

Até onde vai este destino então? Será que é possível estabelecer um caminho paralelo entre desejo e destino?

Com 10 anos o Fábio se imaginava jogando pelo palmeiras, hoje, no entanto ele se tornou um engenheiro.

Lógico que considero esse um futuro melhor para ele (A-HÁ), mas não vem ao caso.

Tem um certo tempo que adotei a seguinte filosofia de vida … CURTA O PRESENTE !

Auhuahua

Talvez ela seja um pouco simples, mas pelo menos tem me feito bem.

Mas queria deixar uma pergunta para saber a opinião de vocês!

Vamos a pesquisa =D

Sobre o Futuro é correto afirmar:

a) Querer é poder!

b) Meu destino deus quem faz!

c) O Destino é incerto!

d) O que é mesmo que você ta falando?

e) Opinar sem considerar essas questões.

46 comentários sobre “Caminhos, escolhas, destinos… O Futuro.

  1. Uhuhuhuuh muito bom o post Jo! Cara, essa foto dos molequinhos… me veio na cabeça eu e vc na escola! Pior que a foto lembra mesmo…

    c) O Destino é incerto!

    Acredito que não existe um livro correto, não existe um destino traçado, nem nada disso. Acredito que o Futuro é MUTÁVEl, ou seja, todas as nossas ações do presente resultam em um futuro. É como se existissem milhares de futuros paralelos para nós, e com o que fazemos no presente, mudamos o nosso futuro até que sobe apenas 1 caminho. E esse 1 caminho é o que chamamos de nosso Presente.

    O Jo mudou o futuro dele hoje. Ele podia ter dado risada com as coisas que ele escreveu apenas e jogar um livro num canto como recordação. Mas não, nosso amigo Jo fez mais do que isso, aquele simples livro fez ele pensar, refletir e escrever um post aqui. Poderia não ter acontecido nada. Ele mudou o futuro dele. E agora está no passado para ser lido e apreciado.

    Viajei hueaheuaa… mas é essa minha opinião. Abraço Jooo

  2. Stefane

    Mto bom post Jo.
    Eu acredito que todos nascem com uma certa “linha” traçada, mas em alguns casos essa linha acaba se desviando. Isso não quer dizer que Deus é culpado pelas coisas ruins que acontecem, como ex: crianças que morrem violentamente, drogados, acidentes etc.
    Eu acredito que nossas vidas estão sim traçadas, porém Deus nos deu o livre arbítrio, ou seja, nós temos direito de escolher em determinados momentos, e qdo essas escolhas não são feitas da melhor maneira possível, a linha acaba sendo desviada.
    Podem pensar: mas o que uma criança de 5 anos pode ter escolhido errado??? Ela nada, mas outras pessoas eu redor dela sim. E (não quero gerar polêmica), na Bíblia diz que Deus faz justiça até a 4ª geração (nisso aquele Pastor tinha razão), então pode ser uma explicação né.

    É isso Jo. Quanto a resposta eu fico as letras B e C (se é que pode escolher duas).

    Meio louco né….mas eu penso assim…

    Abraços!!!

  3. Buh

    caraaamba,
    amei o post.
    esse lance de futuro ai, tah sendo meu maior ponto de interrogação..

    e..
    c) O Destino é incerto!

    eh, pra mim o destino eh incerto..
    um exemplo, profissão, conseguem ser aquilo que falavam desde pivetinhos..
    a maioria não.
    Eu mesmo, já mudei de opnião umas 7 vezes..e to pensando agora em Medicina, querendo eventos =S
    não me intendo..
    e varios outros aspectos, o destino mua muita coisa.!
    nada eh previsivel (quese nada).!
    a Unica certeza que podemos ter, pra ter uma vida mai feliz,
    é que queremos seempre buscar a felicidade, não só para nos, mas para as pessoas ao nosso redor, e mesmo que nem semre nos traga boas consequencias, se permitir a conhecer pessoas..!
    ngm sabe quem eh que vai nos proporcionar um futuro legal, alé de nos mesmo.! (claro, pq ngm pode penser em um ‘mono- futuro)
    eu penso que nada vem desaconpanhado..nada evoolui desacompanhado sabe. pq quando temos alguem, que opne, e está com a gente, chegamos mais alé.

    bom isso eh complexo, pq ao mesmo tempo, podemos nos afundar com a compania de outra pessoa.
    não vir a contradizer, com minha propria pnião, que está um tanto confuusa.
    mas eh oq o Jo disse..’é um pensamento circular’

    Fui confuusa. mas espero que me entendaam.

  4. Sam

    ahueaheuaheua Zé… foda o post… questões filosóficas assim são legais… porem…

    f) prefiro não opinar

    aheuaheuaheuae

  5. Sam

    “E assim, era lentamente entretecido, fio por fio, o padrão de sombras e de lágrimas, enquanto os dedos do Destino se moviam inexoravelmente sobre o tear do tempo.”
    George Baker – Deuses e Heróis

    aeuaheuaehuaehuae naum tem nada av, mas é bonito!

  6. Já que estamos aos versos…

    “Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando… Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu…”
    L.F.V.!!!! =D

  7. GuigoRoots

    Versos são comigo msmo!!

    “Não importa se não houver o amanhã, deram-me a vida, não a eternidade.”
    B.M

    E complementando a frase acima:

    “Para q levar a vida tao a sério, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos…”
    B.M

    c) O Destino é incerto!
    b) Meu destino deus quem faz!

    Acredito tbm q nada ja eh traçado e sim q será traçado, porém as coisas resultam de acordo com o ambiente em volta… o ambiente qm faz eh a natureza, é o nosso universo (seja la o nome q alguns dão), cabe a mim se adaptar a ele! (ou nós se adaptarmos)

  8. GuigoRoots

    A unica coisa traçada na minha vida eh a morte!!
    Isso sim eu tenho certeza q vai rolar!!

    meio funebre mais eh verdade!!

  9. Sam

    pior q esse post do zé me deu uma vontaaaaaaaaaaaaade de escreve um tópico só d bestera e viajera… =/ mas vo tenta me conte… xD

  10. O Guigo está certo! A unica certeza das nossas vidas é a morte

    Concordo em termos coma Stephanie, tipo, como se Deus desse uma missão a nós. Mas acredito que ele não nos obriga a nada. Ele nos faz com dons diferentes, para que nos ajude a escolher o que queremos, porém, podemos ou nao seguir o nosso dom.

    Tipo, quero dizer que uma pessoa que é excelente desenhista nao significa que ela será desenhista no futuro, mas pode usar seu dom pra varios afins, mesmo que nao sejam importantes ^^

  11. Pingback: A Teoria Final - Pt.2 « TORQUE Corporation

  12. “I know I was born and I know that I’ll die”

    Tipow
    Saber q eu nasci.. e q vou morrer …
    é tranqüilo
    acho q o q pega é saber que as outras pessoas vão morrer!

    Agora o restante da frase não entendi muito…

    Tipow
    Durante a vida … vida [ tempo ] morte
    esse tempo é a mina …

    e por q “I am mine”
    não entendi o pensamento do cara !?

    Algum nerd filosofico?

  13. Stefane

    Realmente Deus nos faz diferentes e por isso (conseqüentemente) tem propósitos diferentes para cada pessoa.
    Ele tb não nos obriga a nada msm, Fábio. O fato de termos uma “missão” ou um “destino”, não quer dizer que somos obrigado a cumprí-lo, mesmo pq nós temos o poder de escolhas e caberá a cada um decidir em certos momentos e é isso que faz a diferença.

    Jo, teminha difícil esse que vc foi escolher ein!!rsrs. Brincadeira……

  14. Sam

    tipo… zé… eu sei q eu nasci, e eu sei q eu vo morre, “o q ta entre o nascimento e a morte é meu”, eu sou meu.

    naum nessas palavras, mas a ideia eh essa

  15. Sam

    ta… vo faze em letra de forma agora
    eu nasci, e eu vo morre, isso ta marcado, mas o resto, o caminho, qm faz é eu, e ninguem (deus) tem nd a ver com isso 😛

  16. Sam

    corrgindo…. “… e ninguem (deus, et, xupa-cabra, saci, uirapuru, bumba-meu boi, etc…) tem nd a ver com isso”

  17. Camila

    Hmm.. Eu tô mais pra uma versão light da letra A.

    Acho que podemos atrair e afastar coisas das nossas vidas.

    Eu quando criança queria ser veterinária, juíza, ascensorista e uma pá de coisas.
    Mas como o próprio post mostra, nem a gente lembra o que queria da vida quando era criança.

    Daí a gente cresce, tem que pensar em sair da casa dos pais, ser bem-sucedido, casar, incorpora os dogmas da sociedade e pronto. Tudo que você queria quando criança foi pro espaço.

    Mas acho que quem quer mesmo consegue, mas tudo demanda investimento, dedicação, esforço, ralação – e acima de tudo pensamento positivo, porque começar uma demanda achando que vai fracassar, é isso mesmo que acontece.

    Eu achei um caminho alternativo para as minhas várias ambições, embora seja frustrada porque queria mesmo era desenhar, saber usar Photoshop e fazer aquelas imagens que me fazem babar.

    Mas daí eu penso: Minha mãe vai me matar, eu já tô velha pra ficar mudando de idéia, desenho não dá dinheiro, esse tipo de coisa. Obviamente que eu não vou conseguir. E tem sempre aquela coisa da gente achar que tem que ter um talento que a gente não tem.

    Acho que a maioria das pessoas mantêm seus sonhos e expectativas num pedestal. É melhor deitar e se imaginar bem-sucedido no que você queria do que meter as caras e descobrir que não era bem isso que você queria/esperava.

  18. Sam

    bom… eu ateh me lembro das coisas q eu queria ser quando criança, não mudaram muito, a diferença eh q agora eu penso em segui uma que de pra mim trabalha e não morre de fome, mas nunca gostei de nenhuma profissão que fosse me da uma vida boa tbm… vai sabe… acho q nasci pra ser pobre msm ahueaheuaheuaheua mas msm não ganhando dinheiro com a profissão, eu acho q o mais importante eh ter pessoas boas por perto, q t admirem, e que vc admire… eh um proposito q talvez seja egoista da minha parte, mas é um dos motivos pelo qual eu decidi ser professor de musica.

  19. Stefane

    Caraca Camila, belo comentário. Eu tb acredito que nós temos o poder de atrair coisas boas ou ruins. Vc fala de um jeito que me lembra os ensinamentos da Programação Neurolinguísticas. Por acaso, vc a conhece??É que vc me fez lembrá-la. Ou já leu o livro O Segredo??? Mas, caso vc ainda não tenha lido sobre eles, penso que vc vai gostar de conhecer. É uma dica.

    Nossa Sam, gostei da sua “filosofia de vida”. Vc tem razão. Não adianta escolhermos algo que só nos dá retorno financeiro e que vc seja obrigado a fazer. O que importa é gostar do que faz e não o contrário
    (Obs.: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço…rsrs)

    É isso. Abração pra tds!

  20. Sam

    ta… mas decha eu clarea as minhas ideias aqui… colquei uma frase ali q eu acho mto idiota… vo arruma “…mas msm não ganhando TANTO dinheiro com a profissão…” claro que eu tenho q t a grana pra mim come, paga minha casa, viaja (mas viaja na verdade eu vo sempre usa a disculpa que eh “a trabalho”) compra meus livros e cds, e tal… naum da pra vive totalmente sem grana XD…

  21. o Sam é um grande exemplo do tipo de pessoa q tá na profissão pq gosta, nao pelo dinheiro. Lógico que dinheiro é importante mas não é tudo. Não é nada satisfatório vc ganhar horrores e trabalhar com o que vc nao gosta, pq isso te gera stress e infelicidade. No final, o que vai lhe adiantar ter tanto dinheiro se vc é infeliz???

    As vezes eu penso “pq eu faço engenharia, se eu sempre trabalhei com computação?” Mas há momentos que eu penso, “ainda bem que faço engenharia”, é algo que me sinto bem, e é algo que quero trabalhar na vida.

    Você Camila, pode aprender a mexer no Photoshop no futuro e fazer o que você gosta. Pode até ser um trabalho extra pra vc! Eu por exemplo, faço engenharia, mas nunca abri mão da computação. o banner da Torque deste blog, por exemplo, fui eu quem fiz ^^

    Vc pode se aprimorar em uma determinada área, mas nao significa que vc precisa abrir mao de outras coisas. Quanto mais conhecimento melhor ^^

  22. Sam

    É… eu acho um erro tremendo que tudo mundo ache q só pode aprender uma coisa se for pra trabalhar com isso, e que pra aprende precisa faze faculdade ou qq curso… acho q td mundo é autodidata, até que se prove ao contrario… igual meu professor diz, “td mundo é compositor! quem t disse que vc não é!?”…

  23. Camila

    Obrigada, Stefane.
    É, você tá mais ou menos certa, eu costumo seguir a filosofia Ráshua, não sei se você conhece. 🙂

    Minha mãe sempre quis seguir a música, mas foi fazendo outras coisas, agora que a vida dela se estabilizou, ela tá fazendo curso, participa de Coral, e está bastante feliz. Eu pretendo fazer isso com o Desenho. >) Huhuhuhu Mas não demorar tanto. =x

    E o Banner é muy estiloso, parabéns! \o/

    Eu sou surtada, eu já tenho até vídeos animados na cabeça desenhados, tratados e editados totalmente por moi. >)

  24. Camila

    Obrigada, Stefane.
    É, você tá mais ou menos certa, eu costumo seguir a filosofia Ráshua, não sei se você conhece. 🙂

    Minha mãe fez isso aí. Se estabilizou e agora sim tá fazendo o que gosta. Música. Escola de Música, Coral… *_* S2

    E o Banner é muy estiloso, parabéns! \o/

    Eu sou surtada, eu já tenho até vídeos animados na cabeça desenhados, tratados e editados totalmente por moi. >)

  25. giiu

    Nossa, quanta filosofia junto…

    Desculpe a ausência, sem internet e doente não tive muito o que fazer, né?! :/
    mas então…. Destino?
    Sei lá. Acho que tudo o que acontece na nossa vida tem um motivo, é alguma coisa que vai te levar a outra, claro, e acho mesmo que algumas coisas são muito mais do que mera coincidência. É impossível que algumas coisas sejam vindas do acaso. alguém ou algo, em algum lugar, joga o nosso jogo com a gente, dando uma forcinha. (:

    pra mim, já que ta todo mundo citando versinhos, é o : “penso, logo existo”. Não tem nada do destino, mas pra mim falar destino é muito amplo. 🙂

    aaaamei o post. tava com saudade já disso. :]

  26. giiu

    E Guigo, já sei o porque de falarem tanto isso…
    é que você anda muito Roots. 🙂
    Daí você sabe né.. aehauauehuahe relação automática preconceituosa do cérebro

  27. GuigoRoots

    Eh giu!! Acho o msmo!!
    Tem gente q rotula as pessoas pelo modo com q vivem não com o modo q elas agem!!
    Eu ja so preto e tenho tattugens, imagina depois q eu fizer meus lindos dread locks então….. Vão me associar a um marginal na certa ou então ao vocalista do Rappa!!
    POrra num quero nem ve a cara q os demais farão pra mim……..

    ****ps: O fogo esta apagando, vo ter que botar lenha…****

    E outra… depois tem gente q escreve sobre RAVE pra falar q ninguem usa droga la!!

    Veeeeee se pode??? ;P

    ***ps II: AHSUHSASAHSAUHSAUAHSUHSAUSAHUSAHUSAHUSAHUSAHSAUHSAUHSAUHSAUSAHUSAHUSAHUSAHUSAHUSAHSAUHSAUHSAUHSAUSAHUSAHUSAHUASHUSAHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUSAHUSAHUSAHUSAHUSAHUSAHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUSAHUSAHUSAHUSAHUSAHUSAHSAUHSAUHSAUHSAUHSAHSAUHS

    VIva La VIDa LOka

  28. kobe

    Ja q colocaram algumas citaçoes ai, vou citar 3 de q gosto bastante, todas de Carl Sagan.

    “Alegações extraordinarias exigem provas extraordinarias”

    “Em algum lugar, algo incrivel esta esperando para ser descoberto”

    “Se nao existe vida fora da terra, entao o universo é um grande desperdicio de espaço”

    Abraços a todos

  29. “Às vezes acredito que há vida em outros planetas às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa.”

    Carl Sagan é o kra =D

  30. kobe

    Sam, se vc curti um bom filme de ficcao, alugue Contato, com jodi foster, esse filme é a adaptaçao de um dos livros de carl sagan, o filme é incrivelmente exxxtra, pra quem nao viu fica a dica, esse filme ta no meu top 10. Outra duas boas dicas são: Fogo no ceu, baseado no caso mais conhecido de abduçao, muito bom mesmo e Contatos Imediatos do 3º grau de Spilberg (excelente) abraço

Deixe um comentário

