A Teoria Final – Pt.1 – GAIA

“A natureza anda revoltada com a humanidade!”
“Vamos causar nossa própria extinção se não pararmos de destruir a natureza.”
“Até 2050 não haverá mais água e quase nenhuma floresta na Terra”

Frases assim vocês andam vendo na TV, Internet, Jornais… mas até onde isso é verdade? Neste documentário que pretendo fazer (que provavelmente se extenderá com muitos posts) pretendo trazer uma “luz” a vocês leitores (e para mim mesmo) e entender um pouco melhor com o que anda acontecendo com o mundo. Mas vamos começar com algumas teorias. Vamos analisar nosso ano de 2008 e o que anda ocorrendo com nosso planeta.

2008: Um ano com maior consciência ambiental da população?

A preocupação com o meio ambiente só aumentou este ano. Mais Dióxido de Carbono na atmosfera, mais poluição, mais metano (as vacas adoram soltar gases) e por aí vai. E a mídia a toda hora soltando frases até absurdas sobre fins apocalípticos para nós. Por fim, a mensagem final está mais para “aproveitem a vida, porque logo estaremos lutando por água do mesmo jeito que os cães lutam por um pedaço de osso!”. Sensacionalismo ou realidade? O que é verdade e mentira sobre isso?

Um planeta massacrado.

Nossa SUPER INTELIGENTE JORNALISTA Giu (sim, estou puxando o saco dela) publicou excelentes posts sobre as crises do nosso planeta. Vide os posts dela para vocês conhecerem mais: Efeito Estufa e A Era do Gelo?. Bom, a Giu é a pessoa da nossa equipe que mais entende sobre todos esses problemas da Terra e particularmente acho que ela entende muito do assunto, mas como vocês podem ver nas postagens (pra quem leu), sabe que temos pensamentos e opiniões muito adversos. Não é fácil mesmo entender o que anda acontecendo na Terra. Além disso, temos um post muito bom do Jo sobre O Mito do Fim da Água, aonde ele cria a opinião de que na verdade a água nunca vai acabar. Já eu acredito que um dia ela pode acabar sim! Mas não para sempre… mas isso também quero analisar mais para frente.

Bom, mas ao invés de analisarmos opiniões, vamos analisar fatos e algumas teorias! Ando estudando muito o assunto e quero trazer uma postagem bem aberta e completa para todos vocês leitores. Para darmos início, vamos analisar uma teoria muito interessante: GAIA

A Teoria de GAIA: O Planeta Vivo

Eis aqui uma das teorias mais fantásticas sobre nosso planeta. A Teoria de Gaia foi desenvolvida em 1969 pelo britânico James E. Lovelock e aponta que na verdade o nosso planeta Terra é um ser vivo, ou seja, isso propõe que é a vida na Terra que cria as condições para sua própria sobrevivência e não o contrário que é sustentada por todas as outras teorias. Se essa teoria é verdadeira, sugere que a Terra deu-se condições para que surgisse uma raça superior para utilizar todos os recursos dela: o ser humano. Porém, o ser humano tem sido uma criação muito ruim e ao invés de tratá-la com carinho, anda destruindo ela cada vez mais. Com isso, ela estaria respondendo com todas essas catástrofes ecológicas: tsunamis gigantes, terremotos, o efeito estufa e muitas outras.

Porém isso não deixa de ser uma hipótese. Muitos estudiosos acreditam que a Terra está em um momento de mudanças. Outros afirmam que somos nós que estamos causando estes efeitos. Então qual é a verdade? Qual é a nossa porcentagem de culpa com o que anda ocorrendo no planeta?

1º Teoria do Fim da Humanidade: Falta de recursos básicos de sobrevivência.

Como todos sabem, nós somos A Raça Dominante do nosso planeta. Usamos e abusamos de praticamente todos os recursos disponíveis, criamos novas tecnologias e por aí vai. Porém, todos concordam que somos seres acima da balança que a natureza criou? Vou explicar. É que tudo na natureza é um ciclo e também um equilíbrio. As chamadas florestas saudáveis estão inteiras até hoje porque existe um equilíbrio perfeito. Um ótimo exemplo é Madagascar, aonde os animais são únicos, porém, tudo é equivalente. Aquela pequena minhoca que melhora o terreno das plantas é alimento para o pássaro e este para um animal maior e assim por diante. O animal dominante carnívoro geralmente vive em pouco número, logo, ele não é um perigo para a destruição de todos os animais herbívoros. Mas e nós? Vivemos em grande número de pessoas na Terra e não há um ser que nos faça de almoço com fritas! E a cada ano que passa o número de pessoas aumenta e aumenta… vamos analisar a situação:

Bilhões de humanos habitam a Terra. Estatísticas dizem que iremos triplicar em menos de 100 anos. Logo, isso dá pra se colocar em um simples infográfico:

A verdade é: Irá ocorrer um momento em que a Terra não irá mais suportar tanta gente!!! Os recursos naturais irão se extinguir. A água doce de todo o planeta dá e sobra pra nossa população, mas imaginem o triplo de pessoas na Terra? Toda fonte tem um limite. E se ela não mantém um ciclo, ela se esgota! Isso dá pra analisar facilmente apenas observando o clássico Safari na África.

Os guinus e elefantes são animais que bebem muita quantidade de água por dia. Em poucos dias eles são capazes de secar lagos pequenos e é o que geralmente acontece. Se eles não existissem, provavelmente o safari poderia ser uma densa floresta. Alguém já viu Guinus ou Elefantes na Amazônia? Lógico que os locais influenciam MUITO, não há como se comparar a Amazonia com a Africa por causa do clima. Porém quero apenas mostrar a vocês que existe um equilíbrio na natureza. Elefantes destroem florestas em busca de alimento. Se houvesse elefantes na Amazonia, eles também estariam contribuindo com seu desmatamento e assim, afetariam todo o ecossistema no local.

Mas nós humanos estamos em praticamente todos os lugares da Terra, somos adaptáveis praticamente a tudo. E não há ninguém para nos deter. A única saída é a Consciência e a Inteligência humana. Somos seres pensantes, não seguimos apenas instintos, procuramos respostas e razões. E está na hora de reavaliarmos tudo o que está ocorrendo. Está na hora de avaliarmos todo o impacto que estamos causando na natureza, porque por mínimo que seja, estamos afetando drasticamente o mundo em que vivemos. Fica a pergunta: Será que estamos cavando nossa própria cova?

“tem espaço pra mais uns bilhões aí?”

Eu sabia que esse post iria ficar extenso. E é por isso que vou continuá-lo em um próximo post, para apresentar para vocês a mais ameaçadora, porém, a mais verdadeira TEORIA DO FIM DA HUMANIDADE (sim, porque como vocês vão entender, não é o mundo que acaba). Aguardem o próximo post e reflitam com o que foi já dito aqui. No fim, tudo irá se encaixar e vocês entenderão aonde quero chegar (espero).

Um grande abraço a todos os leitores do blog e aguardem.

Leia a parte 02, clicando AQUI

Anúncios

20 comentários sobre “A Teoria Final – Pt.1 – GAIA

  1. Mi

    clapclap fabinho.
    muito bom o post e estou ansiosa para o proximo.
    Ta ai uma coisa que eu tenho medo: o ‘fim do mundo’
    tenho medo da aguá acabar, comida faltar, essas coisas.
    Não acredito que isso se transforme da noite para o dia mas tenho medo mesmo assim.
    Enfim..
    será que existe algum jeito de passar isso para todos, que temos que parar com certos disperdicios?
    Fico pensando nisso…

    beijos :*

  2. Sam

    Dino… “A Teoria de Gaia foi desenvolvida em 1969 pelo britânico James E. Lovelock” … esse cara pode te escrito isso, mas acho q essa teoria eh bem mais antiga XD…
    dino, lendo seu post, eu fiquei pensando numa coisa… será que tem como a gente consegui o numero de pessoas que nasce por ano, e o numero de pessoas que morre? ultimamente tem mta gente morrendo XD
    ah, e otra coisa, sobre agua, vi um neógocio na tv otro dia, dum europeu, um método de tira o sal da água do mar, que parece q custaria 2 dolares pra cada 100 litros… enfim neh…

  3. rapidinho q vou reler pra responder a altura amanha!

    Primeiro
    OTIMO POST FABIO!
    TA D+
    AMANHA VOU VIR DISCUTIR COM VC

    segundo
    a mih ta pensando nisso pq ela come o dia inteiro
    ia ser ruim pra ela ter q racionar comida (*eh esse o termo?)

    terceiro
    concordo com o sam!

  4. A mih é uma das culpadas de estar começando a faltar aumento no mundo kkkkkkkkkkkk

    Vou começar a fazer umas pesquisas, começando por vc Mih: analisar o quanto vc come e depois ver quantas crianças dá pra alimentar com o total!!! XD

    PS: e o pior q ela é magra !! Deve ser ruindade… Igual eu =D

  5. Buh

    Nossa, o post tá MUITO bom.
    e concerteza vai trazer critícas interessantes aqui.
    é agora a midia tá apavorando com esses lertas sobre cuidado com o mundo..
    mas não é de hoje que tá rolando essas ameaças..e acontece que deixaram pra depois..
    e sobre a teoria Gaia, concordo que o planeta tá ai, pra ser ‘cuidado’ por uma raça superior, mas sendo essa uma raça inteligeente..acaba desencadeando ganancia, e com isso, trazendo as catastrofes, pensem..se não fosse um mundo tão tecnoloico, e tão evoluido, não seria assim, poluido, violento..e não sofreria desgastes causados por desmatamento, extinção e poluição..
    logoo, oq se desgasta acaba..e pode acontecer isso com nossas fontes de vida, (agua, minerais, terras, consequentemente animais..)
    e tbm teenho o mesmo medo que a Mi.. de ficar sem comid..ou agua.. já pensou. (ferro tudo)..
    e devemos SIM estar cavando nossa cova..
    não tem maior prova doq as coisas riuns que estão aconteceendo por ai..

    -ain, deu sono e acho que to começando a escrever mal, então amanha continuarei com minhas opnioes.-

    bjo bjo.

  6. GuigoRoots

    Post Fudidão…

    Imagem mais fudida ainda!!! Fera!!!

    massssssss…..

    “Dino… ‘A Teoria de Gaia foi desenvolvida em 1969 pelo britânico James E. Lovelock’ … esse cara pode te escrito isso, mas acho q essa teoria eh bem mais antiga XD… ” [2]

  7. huumm …. c pá deve ser bem mais antiga mesmo… mas o primeiro cara a expor no papel e dar palestras e explicações foi ele, é isso q eu fiquei sabendo e provavel q ele deve ter aprimorado a Teoria

  8. Mi

    ai gente, eu deixo vcs me analisarem, sussa.
    HIOHASIDHAIOUH
    aaa
    eu sou magra mesmo
    mas ainda to besta que em uma semana eu engordei 5kg..e to pensando ainda pra onde foi tudo isso ¬¬

    hoje fiz vestibular e caiu sobre seu texto fabiiiinho *-*

    beijos beijos.

  9. giiu

    ÓTIMO post Fabinho, desculpe a demora pra ver.
    Obrigada pelo puxa saquismo AUEHAUEAHEA Até me animei mais pra escrever as redações que tenho que entregar na terça-feira. (:

    Bom, comentando agora… É interessante essa teoria, mas sei lá, pra mim fica mais como ilustrativa, apesar de ser algo inteligente…
    Sobre o fim da água, acho que a água doce não vai acabar, até mesmo porque se você for pensar mesmo, não vai ter como, o que vai acontecer vai ser que ela não vai ser suficiente pra população, o que é diferente. A quantidade de água doce no mundo ‘diminuiu’ porque tem menos águas nos rios, ela está sendo usada. Pelo menos é o que eu penso.
    O Sam comentou sobre métodos de dessalinização da água… Então, já faz um tempo que existem esses métodos, mas era caro demais. Se você for pensar, 2 dólares por 100 litros parece pouco, mas não é. Pensa em quanto de água tem que dessalinizar, é muita, esses 2 dólares poderiam atingir valores gigantescos. Mas pelo que me lembro, que li uma vez na internet é de que o mais caro do processo nem é o que se gasta durante o processo, mas a manutenção das “máquinas”. O sal e os minerais oxidam as peças – e fica caro pra trocar -, é necessário uma manutenção constante :/ mas… um dia dão um jeito nisso.

    Sobre elefantes na Amazônia.. UEHAUAUHEA achei engraçado você falar disso, porque minha professora contou esses dias uma pérola de uma aluna, que disse que “nossa, deve ser caro trazer os elefantes da Amazônia de caminhão aqui pro estado de São Paulo.. deve gastar muita gasolina” Elefantes = África, caminhão = diesel. EAUEHAUHAE bom, elefantes na amazônia impossível, a vegetação amazônica não dá espaço pra animais de tão grande porte. Imaginem girafas caminhando entre as sequóias gigantes…

    “Será que estamos cavando nossa própria cova?” Na minha opinião, estamos cavando desde antes de nascermos… Tudo tem seu começo e seu fim, penso mesmo que um dia a vida humana aqui na Terra será inviável.

    Fico por aqui, já escrevi demais.
    Beijos pra todos, to amável hoje. :]

  10. kobe

    Realmente estamos cavando nossa propria cova a muito tempo já, e o planeta chegou a um nivel q acredito q nao da mais pra tirar o pe do acelerador (muita coisa em jogo). O planeta ainda tem uma pistazinha pra queimar, mas do jeito q a coisa vai, nao vai ser por muito tempo, e os governos sabem disso, mas foi como eu disse, parar a grande maquina pra rever os conceitos eu acho que ta meio tarde para tal procedimento,
    me refiro a um procedimento de segurança de escalas gigantescas e nao uma diminuiçao de dioxido aqui ou aculá. A Terra ta se encaminhando para uma UTI, e é preciso uma ação conjunta de toda a população mundial para tira-la dessa situação. Quanto ao Brasil, acredito q estamos numa situação mais privilegiada em relaçao aos outros paises se tratando de recursos, temos o maior rebanho bovino do mundo e somos o 2º na avicultura, nossa agricultura e fruticultura estao em otima fase e se nao me engano temos as maiores reservas de agua potavel do planeta, massss…. tudo acaba!
    Abraço a todos

    Ps. OTIMO POST FABIO

  11. Aew kobe, falar uma coisa pra você!
    Ela realmente esta apresentando algumas reações¹ não comuns!
    (¹Cito Conversar via mensageiro instantâneo*msn*).

    Não sei se a camisa se faria necessária … Mas em todo caso, me faço em silencio.

  12. Sam

    aheuaheuaheu ela não precisa d camisa d força vahh…
    só ta com complexo obcessivo compulsivo master plus com o fim do mundo… normal…

  13. Pingback: A Teoria Final - Pt.3 - Conclusão « TORQUE Corporation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s