Mistérios do Cérebro pt.3 – Superpoderes

Olá galera! Hoje estou aqui para postar a última parte sobre a trilogia “Mistérios do Cérebro” e com estilo. Será sobre nosso superpoderes ocultos! Vou chutar o balde e viajar nas idéias (espero que viajem comigo), para analisarmos as funções mais inacreditáveis da nossa massa cinzenta. Acho que vocês estão cansados de ver em filmes sobre caras que lêem a mente dos outros, movem objetos com a mente (além dos fantasmas né!) e outras loucuras. Pois acreditem, isso não é mais ficção! E somos tão capazes de fazer isso quanto um macaco, porque acreditem, eles conseguiram! Venham comigo nessa viagem sobre os Superpoderes do nosso cérebro.

Superpoder 1: Mover objetos com a mente.

Matthew Nagle é um americano que ficou paralítico após uma briga em 2001. Três anos depois, cientistas norte-americanos fizeram um teste com ele, usaram-no um programa chamado Braingate, que funciona da seguinte forma: Implanta-se no córtex motor do cérebro um sensor, o qual é ligado a um computador. Resultado: Matthew começou a trabalhar no computador normalmente, jogou videogames, aprendeu a acender e apagar a luz e até mesmo mover um braço robótico. Tudo isso, apenas com o poder da sua mente! Mas apesar de ser um programa revolucionário, nem tudo são flores, pois não é nada legal ter fios conectados com sua cabeça e depois de alguns meses os eletrodos perderam a sensibilidade. Mas isso já é um grande avanço e pode ajudar muito os paralíticos. Mas as descobertas não param por aqui.

“funcionamento e implante do Braingate”

O neurobiólogo brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade de Duke, EUA, desde 1999 faz testes similares em macacos. E ele fez coisas inacreditáveis! Ele fez experiências com os sinais cerebrais de um macaco que eram transmitidos pela internet e reproduzidos em um braço robótico a simples 1000 quilômetros de distância! E além do macaco movê-lo normalmente, seu cérebro assimilou o braço como parte do seu corpo! Isso comprova o porque que algumas coisas se tornam tão simples com o passar do tempo, como andar de bicicleta por exemplo. É porque seu cérebro assimila as ferramentas que você usa como partes do seu corpo. Por isso que se tornam tão simples! Uma descoberta sensacional. Porém, havia mais com outra descoberta: que o mesmo ocorre com outros seres humanos…

Superpoder 2: Ler pensamentos

Um macaco nos ajudou a obter uma das maiores descobertas da história! Eletrodos implantados no cérebro e fios aos seus neurônios disparavam quando ele fazia movimentos. Por exemplo, se o macaco levantava um objeto, um neurônio começava a funcionar. Os testes corriam normalmente, até que um cientista resolveu levantar um objeto próximo ao nosso amigo primata, e para a surpresa de todos, o mesmo neurônio que o macaco usava para fazer a mesma ação disparou. Logo eles descobriram que o mesmo ocorria apenas ouvindos sons. Era como se o cérebro do macaco simula-se tudo que estava ocorrendo a sua volta! Esses neurônios então foram denominados de “neurônios-espelho”.

Hoje, sabe-se que temos que temos esses mesmos neurônios, porém, bem mais desenvolvidos. E já estão sendo desenvolvidas algumas pesquisas de o porquê, por exemplo, o bocejo é contagioso. E esses neurônios estão ativos desde o momento que nascemos. Isso explica porque as crianças tem mania de imitar os adultos. É o efeito dos neurônios-espelho em ação. E com o passar do tempos, eles podem até nos fazer prever as intenções e emoções dos outros. Eles disparam antes mesmo da pessoa fazer a ação, como que simulando o que a pessoa irá fazer, antes mesmo de ocorrer. Isso também pode ser uma resposta de como algumas pessoa entendem o que a outra está passando, apenas olhando a ela.

“vai tirando, a macacada é inteligente pra caramba!!!”

Por fim, isso nos mostra que nossa mentes são “compartilhadas” ao invés de separadas. Seria como se todos nós fizessemos parte de um todo. Como se todos fossem ligados a uma coisa só (teoria usada a séculos pela filosofia oriental). Talvez você, para seu cérebro, seja uma soma de você com outras pessoas e mais o que você costuma usar, além de poder ser uma resposta de o porque somos tão influenciados pelos outros, como aquela famosa frase “Diga com que tu andas, que direi quem tu és”. O que é certo, é que nossas ações e emoções afetam as pessoas ao nosso redor. E nosso cérebro está à toda, assimilando tudo que se passa.

A cada ano que passa descobrimos ainda mais sobre o cérebro. Com certeza, estamos muito longe de descobrir todo o pontencial que está “oculto” dentro de nossas massas cinzentas. E isso poderá responder várias respostas, como até a clássica “quem somos nós?” Mas enquanto isso, continuem usando seu cérebro para ler nosso blog… porque um pouco de cultura nunca é demais né? 😉

Espero que tenham gostado dessa pesquisa, e com o tempo virei a postar mais coisas relacionadas ao assunto. Um abraço a todos e lembrando que não quero ninguém lendo meus pensamentos! Hum.. não seria agradável… Mas pra falar a verdade, bem que eu gostaria de fazer isso! hahahahaha.

Fontes:
Superinteressante
Sobre Matthew Nagle

12 comentários sobre “Mistérios do Cérebro pt.3 – Superpoderes

  1. Jo. Besan

    Manoooo, to caindo de sono aqui, e mesmo dando um tempinho o primeiro coment sempre acaba sendo meu =D

    Puts, tava jogando aqueles joguinhos em flash
    q varios elementos ficam caindo (agua, sal, oleo e sei la o q), e vc pode ir combinando varias coisas pra ver o q acontece … eu fecho o olho e to vendo essas coisas cairem ainda XD

    MAS, vamos la entao

    Mover Objetos com a mente… VAI DIZER Q VOCE Q ESTA LENDO NUNCA TENTOU
    foi la
    fechou o olho e ficou moh kra tentando fazer aquela moeda ou caixinha de fosforo de mecher …..
    EU SEI Q TENTOU, nao tente disfarçar
    EU LEIO SEUS PENSAMENTOS MALUCO!

    ai ai…
    ler mentes tbm seria bom, mas acho q tiraria toda a graça das acoes, eu mesmo sou muito curioso, se eu soube-se o q os outros pensam estragaria tudo! E o ideal é que ninguem saiba como eu penso!

    (*nossa… to escrevendo isso desde as 8 da manha … e agora vi a pag aberta sem enviar… nem lembro mais o q eu tava escrevendo … enfim, volto mais tarde!)

  2. Sam

    Dino… me diz uma coisa… ta mais que provado que quando a gente pensa, a gente gasta energia né ? vc sabe no q essa energia se transforma ? O.o’

  3. euaheauehauea zuera, acho que não se transforma em gases ^^” ….mas c ta ligado q c pensar muito fede né? hahahaha

    Poxa nao, nunca parei pra pensar sobre isso O.o ….vo procurar saber….. talvez se transforme em energias negativas ou positivas hehehe…..cara, não tenho a mínima idéia XD, vou pesquisar

    …pesquisando…

    Não achei nada ^^” …axo q vira gases mesmo =P

  4. Sam

    ahahahaha eu tenho uma teoria sobre isso… mas é mto complexa e acho q precisa de algum pré-requisito pra intender… tipo ser retardado… algum dia eu falo xD

  5. giiu

    Sam, Fabiinho eu sei essa resposta! =D
    a energia que a gente usa é armazenada em forma de ATP (tifosfato de adenosina), a energia é contida nas ligações entre as moléculas. A quebra dessas moléculas atraveés de uma reação do ATP, formando adenosina difosfato e um fosfato, que reage com a água, liberando energia, sendo portanto exeotérmica 🙂
    o produto disso tudo além da energia fica em forma de aminoácidos ou proteínas (:
    anh, deu pra entender mais ou menos? o.ô

    Sobre o post!
    Nossa, fechou com chave de ouro!
    os sistemas nervosos são fodas! acho que é uma das coisas mais admiráveis *-* é lindo isso. as novas tecnologias pra mover coisas com ligações no cérebro são incríveis, e a capacidade de percepção que temos de tudo é lindo.. chega a ser surreal.
    ai, a ciência é linda (L)

  6. giiu

    e pro Jo… ah, tá, confesso, eu já tentei mexer a caixinha… me irritei, daí assoprei ela e fiquei feliz 😀
    EUAHUHUEHAUHEUEHA

  7. giiu

    HAUAHAUHAUAHUHA vc entendeu a explicação?xD

    ai gente, to aqui matando aula 😡 hahahaha geografia.. sabe como é, né?

Deixe um comentário

