Mistérios do Cérebro pt.2 – mutação e regeneração.

Continuando meu artigo sobre os mistérios do cérebro, quero apresentar nesta segunda parte desta trilogia (sim, porque tudo que é bom sempre é em 3 partes, já perceberam?) duas qualidades descobertas recentemente do nosso cérebro. O poder de alterar sua forma e a regeneração de partes.

1. Mudança de forma.

Esqueça aquela comparação do seu cérebro com aquele seu PC lerdo da sua casa, pois ele é muito mais que isso! Como eu disse no post anterior, o cérebro é mutável. Ele aumenta as áreas que você mais usa, usando o espaço das menos utilizadas. Seu cérebro simplesmente se adapta com seu estilo de vida. Isso foi descoberto graças ao mapeamento do cérebro atual e as pesquisas atuais que andam sendo feitas, e principalmente à ressonância magnética funcional, que é capaz de ler via ondas de rádio o fluxo de sangue oxigenado em diferentes partes do cérebro, assim analisando as áreas mais usadas.

E as descobertas são significativas. Analisando um violinista, repararam que a área cerebral que comanda a mão esquerda é maior que a mão direita. Isso porque ele necessita de mais habilidade na mão esquerda. Um jogador de futebol destro por exemplo, terá a região que comanda a perna direita maior do que a esquerda, que irá apenas se preocupar com o equilíbrio do jogador.  E lógico que isso equivale a TUDO o que você faz! Ao ler esse texto, seu cérebro está automaticamente se modificando! Mas não se assuste, isso é bom para você.

“como vocês podem ver, estou sempre exercitando meu cérebro na leitura…”

2. Regeneração

Nosso cérebro é capaz de se autoregenerar. Então, não se impressione se ver uma pessoa praticamente voltar ao normal após um derrame. Isso porque os neurônios procuram “remendar” a lesão. Não é 100% eficaz, mas pode ajudar muito e em casos de pequenos derrames a cura total! Ao contrário do que os cientistas pensavam, há neurônios nascendo a toda hora! Atualmente, os cientistas estão tentando métodos novos para a criação de novos neurônios para a luta de algumas doenças como o Alzheimer por exemplo. Mas enquanto isso você mesmo pode melhorar a capacidade e obter novos neurônios! Siga as dicas abaixo e tenha uma saúde mental mais saudável:

*NÃO se estresse (espero que o Jo leia isso). O stress bloqueia a criação de neurônios do nosso cérebro. E o que os ativa? Estímulos mentais e físicos. Isso equivale de cruzadinhas até a sua academia. Ou você achava que exercitar o cérebro era só estudar? (leia a parte 1)
*Tome banhos de sol, pois os raios solares fazem o corpo produzir vitamina D que é bom para seus neurônios. Mas não vá ficar torrando no sol que você vai ganhar um câncer de pele! (vai que algum leitor animal pegue e a culpa será minha depois). ¬¬”
*Coma vários alimentos que contenham Colisa. Mas que diabos é isso? É o ingrediente principal para a criação de neurônios. A Colisa está presente na gema do ovo por exemplo. (se alguém souber de outro alimento que contenha a Colisa, por favor, me avise para eu colocar aqui).

Já para as loiras, o bom seria pintar o cabelo de preto! (brincadeirinha!!!)

“loira também é inteligente. Essa aqui até consegue jogar Guitar Hero!”

Células-tronco também são uma opção na regeneração do cérebro?

Uma equipe americana liderada por Eva Mezey, apresentou em 2003 a hipótese que células-tronco poderiam entrar no cérebro humano e produzir novos neurônios. Eles examinaram os tecidos do cérebro retirados na autópsia de quatro pacientes e viram que nos dois pacientes mais jovens estavam as áreas do cérebro com o maior número de neurônios derivados da medula. Mas ainda não se sabe como é possível que elas possam entrar no cérebro. Caso no futuro se comprove isso, será uma excelente alternativa contra doenças neurodegenerativas e mais uma prova da eficácia das células-tronco.

Essa são só algumas descobertas que a ciência vem conhecendo. Com o avanço da tecnologia, está ficando muito mais fácil conhecer a talvez melhor “máquina” do universo. O cérebro! E ele é capaz de coisas absurdas que antes eram apenas ficção! Ficou curioso? Aguarde o melhor sobre o seu cérebro no próximo post!

Fontes: 1, 2

Obs: Agradeço a Aline que deixou postar a foto dela jogando (na verdade eu não pedi, mas eu sei que ela vai deixar mesmo) hahahahaah. E aguardem a terceira parte do post!!!

18 comentários sobre “Mistérios do Cérebro pt.2 – mutação e regeneração.

  1. Gustavo Tatu

    Maaaaaaanu…essa foto sua dormindo parece eu na aula do robinho! huahuahua
    Nossa… quanto a parte da mutação eu não sabia não… não é que “Fabinho também é cultura”! hhehehe

    Quanto a não se estressar, nisso eu sou craque! ehhehe, mas não gosto muito de tomar sol não cara!
    A Parte da regeneração cerebral eu acho muito legal, e gostaria que essa área obtivesse mais atenção e sucessos, pois perdi uma avó para o Mal de Alzheimer, e pude acompanhar toda a doença dela… É algo que realmente marca uma pessoa, olhar para a própria avó, sabendo que ela não faz idéia de quem vc é… Isso pode causar até desestruturação familiar cara… Minha mãe ficou muito abalada quando percebeu que a mãe dela não a reconhecia mais!

    To louco para ver a parte 3 desse post… continue assim que ta ótimo!!!!

    Abração a todos do blog!

  2. Jo. Besan

    “Esqueça aquela comparação do seu cérebro com aquele seu PC”… Eu acho que isso foi algo pessoal redigido a mim. (*nada que um upgrade não concerte esta afirmação!)

    Seu livro parece com os meus, mas no caso daquelas bolinhas, elas seriam apenas manchas de tintas com alguma razão lógica para estarem daquela forma!

    CARALHO, QUEM TA ESTRESSADO AQUI! VAI PRA @!#@#$@# … Q SACO!
    Já falei sobre o estresse aqui, e ele bloqueia SIM, mas, ele também ajuda se você souber lidar com ele!
    Sol… vitamina D… serotonina… isso aew!

    Sobre COLISA… só conheço o peixe!
    Se for bom comer ele agente manda bala… ele é todo coloridinho, todo tropical… vale a pena!

    Sobre maquinas… Se não morrermos até semana que vem eu escrevo algo relacionado.

    —————————————————
    Ao post do TATU

    Regeneração?
    Q tal isso! http://hypescience.com/po-magico-ajuda-homem-a-crescer-novo-dedo/ Regeneração com vídeo 😉

    Quanto ao resto,
    Beijo, me liga!

  3. Que bom saber que também sou cultura! *-*

    Ao Tatu, poxa, eu sei q é triste demais Alzheimer, vi o caso do pai de um cara do bar. Tomara que dê certo mesmo as pesquisas =)

    O Jo…não era pra você a parte do PC não hahaha…poxa, o seu PC é melhor que o meu ^^

    Bom saber que o peixe também contém colisa! Isso é uma prova que além de fazer bem pra memória, faz bem pro cérebro também ^^ …ainda bem que essa carne eu como! hahahaha

  4. Jo. Besan

    NAOOOOOOO

    a ‘MARCA’ do peixe é COLISA
    tipow paulistinha e essas merdas de nomes

    sei la c ele tem colisa
    mas a ‘RAÇA’ dele é COLISA
    pego pego!?

  5. giiu

    nooooossa, muito bom =D
    em partes.
    1- Alzheimer. Meu avô teve. É uma doença terrível, só quem passa tem real noção de como é ter que conviver com uma pessoa assim… A morte dos neurônios não leva só a perda de memória quantos aos fatos, mas também com estímulos, com tudo, é horrível. a pessoa com alzheimer sofre muito porque fica fragilizada, como as pessoas que tem aids, facilitando que doenças sejam contraídas, e que se espalhem pelo corpo rapidamente. É triste. Espero MESMO que logo achem uma cura.
    Fuçando sobre isso, ha um tempo atrás, achei reportagens falando que o Alzheimer poderia ser genético. Talvez alguns genes causem a morte dos neurônios depois de um tempo. Bom, não duvido nada.
    2- Vitamina D *-* aii geente, adoro falar disso, biologia é meu lar \o/ sim, tomem sol. =) O sol ajuda na retirada da vitamina D do intestino e na encaminhação da mesma para os ossos.
    3- colisa?! WTF?! eaheuahea perguntarei pra prof de bio e tentarei trazer mais informações pra você Fabinho!

    post MUITO bom, espero estimando muito o terceiro! 😀 vejamos o que virá 😉

    beijo galera!
    valeu aí

  6. giiu

    obs: falei merda.
    “2- Vitamina D *-* aii geente, adoro falar disso, biologia é meu lar \o/ sim, tomem sol. =) O sol ajuda na retirada da vitamina D do intestino e na encaminhação da mesma para os ossos.”
    falando com o fabinho, e relendo, achei o erro:
    Tomem sol, o sol ajuda na ativação da vitamina D, que retira o cálcio do intestino, e o leva para os ossos (Y)

    desculpem.

    obs2 : po fabiinho, eu so meio loira :/ UHEAUEHA

  7. Aline

    “loira também é inteligente. Essa aqui até consegue jogar Guitar Hero!”

    Olha.. eu não só consigo como sou muito fóda ta? MUIITOO FÓÓÓDAAAA” (uii!) AUAHU.

    e de nada.
    da proxima pega uma na qual meu cabelo esteja mais apresentavel bele?

    Muito bom o Post.

  8. Sam

    FÁBIOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!
    isso quer dizer que eu posso bebê à vontade, que não tem aquela história de que o alcool mata os neurônios, e eles não se recuperam mais ??? *.*

  9. Então Sam…. o alcool não é lá muito positivo com os neuronios né….. mas pensa bem…vc pode perde neuronios com ele….. mas vc vai ganhar muito mais seguindo minhas dicas ;D …entao, pode beber a vontade !!! EUAHEAUEHAUA

  10. Ana Caroline

    NOSSA, EU SOU SUPER INTERESSADA EM NEUROCIÊNCIA, É GRAÇAS A PESSOAS COMO VC Q ACREDITO Q O MUNDO PODE SER MELHOR!!!!!!!!!COMPARTILHANDO CONHECIMENTO COM OS DEMAIS DISSEMINANDO O SABER!!!!!!!
    PARABÉNS!SOU ESTUDANTE E A MATÉRIA TÁ NOTA 10!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

