Mistérios do Cérebro pt.1 – Inteligência

Não posso negar que o funcionamento do cérebro é uma das coisas que mais me intriga. Vocês já pararam pra pensar como que cabe tanta coisa dentro dele? E sempre estamos aprendendo mais e mais, e tudo vai ficando arquivado, e nunca aparece na sua testa “falta de espaço no HD”. Ou será que existe um limite? Isso e outras coisas vamos discutir nesta série que estou criando sobre o cérebro. E para começar com o pé direito, vamos falar o quanto você pode ser um idiota…er…quero dizer, o quanto você pode ser inteligente.

Um pouco de cultura.

Em toda sua vida, você foi educado para estudar muito para ser alguém inteligente. Como ler nosso blog por exemplo (brincadeirinha hehehe). Ah, e lógico, ficar enfiado em livros, estudar bastante, fazer contas de cabeça, resolver facilmente aqueles testes psicotécnicos malucos…. é, antigamente, um cara inteligente era um cara assim. Mas algumas coisas não estão de acordo. Será que a inteligência se resume apenas a isso? Será que ser um “nerd” anti-social com cara de besta é ser inteligente?

“não dá pra falar se o cara aí parece mais inteligente ou mais bobo rsrssr”

O seu computador cerebral de 8 processadores.

O psicólogo Howard Gardner mudou o antigo pensamento que ser nerd é ser inteligente. Ele criou a teoria de que nossa mente se divide em 8 processadores, cada um responsável por uma função: Lógico-matemática, lingüística, musical, espacial (visualização de espaços), físico-cinestésica (capacidade de movimentos complexos com o corpo), interpessoal (capacidade de entender os outros), intrapessoal (entender a si mesmo) e naturalista (sensibilidade com a natureza). A questão final é: Um estúpido jogador de futebol é tão inteligente como um nerd estudioso? Um matemático por exemplo tem a área cerebral lógico-matemática muito avançada, porém, um bom jogador tem a área físico-cinestésica avançada. Isso significa que os dois são muito inteligentes, porém, em áreas diferentes.

Com essa tese, o famoso teste de QI perde força, pois ele é capaz apenas de aprimorar suas habilidades lógicas e espaciais. Um teste de QI, não consegue medir por exemplo, suas habilidades inter e intrapessoais, o que são extremamente importantes para algumas profissões, como a Psicologia por exemplo. Já eu, que estou estudando para ser um engenheiro, a tendência é que minha área lógico-matemática seja bem evoluída, porém, a lingüística deveria ser fraca (geralmente, a área de leitura e escrita nunca se deram bem com a área de exatas). Mas então, porque eu adoro ler e escrever mesmo sendo um fã de exatas? Abdução por alienígenas na infância? Mutação genética? Nada disso, vamos entender isso agora.

“depois desse dia comecei a escrever no blog…. orraaaaa!”

Segundo estudos, se você aprimora uma área exata do cérebro, uma ou outra não ficam nulas. Se uma pessoa for boa em qualquer dessas habilidades, tende a ser boa também nas outras. Isso também se associa a teoria que o tamanho das áreas do cérebro mudam de tamanho e capacidade, de acordo com o uso. Mas isso é assunto para o próximo post…

Inteligência genética

Sabe aquela velha frase dos seus pais “Quando você tiver minha idade, você vai concordar comigo!”. Pois é, ela tem uma grande chance de se tornar realidade. É que nossa inteligência também é genética. Segundo estudos, se você tem pais com grande capacidade mental, você poderá ser um muito inteligente. Mas se seus pais foram um zero a esquerda na escola, a tendência é que você seja igual! É como se nosso cérebro fosse um balde de água. Não dá pra encher mais do que o limite. E cada um tem um balde de tamanho diferente.

Peraí! Então nunca vou poder ser inteligente? Não é bem assim. Apesar de que até 80% da nossa inteligência ser genética, todos nós podemos ser inteligentes, não importando a área. Eu por exemplo, tenho minha área interpessoal forte, porque trabalho em um comércio e hoje, apenas olhando a cara do cidadão, consigo saber quais são suas intenções. Já na área lingüística eu era muito ruim, pois não tinha costumes de ler por exemplo, e nem de falar outras línguas. Após começar a ler frequentemente e fazer inglês, hoje leio um texto muito mais rápido do que antes, e consigo aprender novas línguas facilmente. Tudo isso porque eu procurei aprimorar esta minha área.

Meu professor dizia que “o saber vem da ponta do dedo”. Pra mim, “o saber vem da vontade!”, Se você procurar aprender, procurar melhorar suas habilidades , logo, você vai ser mais inteligente. E isso vale a tudo que você goste de fazer.

*Procure sempre ler, aprender novas coisas, expandir seus horizontes. A nossa vida é um eterno aprendizado.
*Conheça novas pessoas, saia por aí e faça novas amizades. Com certeza suas habilidades pessoais serão muito fortes. Caso você conheça pessoas de outros países, de quebra, melhora sua habilidade lingüística, sem ter que ficar atrás de livros.
*Faça esportes e exercícios. Além de ser bom pra saúde, melhora suas habilidade físico-cinestésica.

Ser inteligente é ser vivo! Não é só ficar atrás de livros, mas também não é só sair por aí e se divertir ou ficar forte. Tudo no universo é um equilíbrio. Procure aprimorar todos os seus 8 processadores. E depois, digam os resultados. Eu já estou tentando, e você?

Fontes:
SuperInteressante
Teste seu QI nestes sites: 1, 2

30 comentários sobre “Mistérios do Cérebro pt.1 – Inteligência

  1. giiu

    Pra variar, você Fabinho, como sempre, conseguindo pegar no meu ponto fraco! E ótimo texto!
    Cérebro, genética, inteligência, ciência, biologia. Ai, amo muito tudo isso.

    Bom, pra começar quero dizer que concordo com muita coisa que tá escrito! muita coisa mesmo. o cérebro é uma das coisas que eu mais penso em como funciona. Pra mim a biologia deixa tudo tão claro *-*
    Também não consigo pensar muito em como cabe tanta coisa na nossa cabeça, mas bom, avaliando que temos estruturas MUITO pequenas que mandam tanto em nós, e que nos controlam tudo, pra mim isso tudo tem muita lógica.
    8 processadores. bom, eu tenho alguns que com certeza são menos do que desenvolvidos, como o da música, físico-cinestésica, e o espacial (minha noção pra espaço é mais do que terrível, mas como dito no post, isso se adquire com a prática).
    Concordo plenamente de que essas caracterísiticas e habilidades se adquirem com o treino e a prática. Por exemplo, quando eu tava na primeira série nunca pensei que fosse conseguir fazer contas grandes de cabeça, como 235×35. Pra mim hoje isso é uma coisa simples. Mas é por prática, desenvolvimento de técnicas, coisas que te façam ver de um jeito mais simples. Pra aprimorar qualquer uma das qualidades, vale o treino! (;
    Inteligencia genética! nossa, isso é incrível. minha professora comentou com gente, sobre os genes, geralmente os dominantes sao que condicionam a inteligencia, e de forma engraçada, as vezes os mesmo que induzem a obesidade. haha acho que isso explica muita coisa, que é motivo pra um post :~
    Quanto aos testes de QI, nunca fiz um. acho que vou fazer um desses quando tiver calma. haha e concordo com o Fabinho, não tem como avaliar muito.
    Acho que atualmente vale mais você ter o conhecimento de um modo geral, e saber aplica-lo no dia a dia. porque você conhecer 83728732 fórmulas estruturais, os mais de 100 elementos da tabela periódica, e não saber a diferença entre uma faca e um garfo ou até mesmo a importância de um bom dia pra alguém sozinho, é triste. (:

    nossa, comentário gigante, mas tudo bem, prometo me conter! hahahaha
    ;** amei o post

  2. giiu

    ps: fiz o teste 1. acertei 12 de 17 –‘
    Você tem um nível de inteligência um pouco acima do normal. Provavelmente já desconfiava disso, mas agora está comprovado. Você está entres os 20% de pessoas com inteligência acima da média. Parabéns, pois falta pouco para se tornar um gênio

    é, um dia eu chego lá! ;*

  3. Aaahh que emoç]ao *-*.. fico feliz quando gostam de um post meu! ahahah, peguei no seu ponto fraco hein! ^^

    Meu, sempre fui horrível em testes psicotécnicos, principalmente os estilos pegadinhas. Eu fiz na revista SUPER esse mês e consegui o nível PREMIUM, euaheauaeh ainda bem, sinal que não sou tao idiota assim =P

    Mas que vc é inteligente ninguém nega né Giu! É a que escreve melhor no blog uhuhuhu. ^^

  4. Jo. Besan

    A vah vah
    Meu pc tem quatro processadores
    só nao eh tao bom por que é tecnologia nova ta … hunf

    logo ele evolui para um mega pc e ultrapassa os seres humanos!!!!!!!!!!! (*totalmente adpto a tecnologia *_*)

    novamente … 8 da manha … vamos la

    como sempre, sou o oposto de vcs dois
    e mais ainda da minha mãe…
    biologia… genetica … kra … q isso

    como um pedaço de carne com sangue dentro processa coisas e guarda coisas….

    mais uma vez … isso aqui é tudo um sonho
    eu nao existo
    voce nao existe
    nada existe

    esqueça
    soh isso!

    P.s.1.
    Otimo post Fabinho =D

    P.s.2.
    Mais infos no meu blog favorito XD
    http://hypescience.com/limite-mente-humana/

    P.s.3.
    11 ponto(s)

    Lembre-se de que isso é apenas um teste, você não precisa levá-lo tão a sério, ok ?

    Você tem um nível de inteligência um pouco acima do normal. Provavelmente já desconfiava disso, mas agora está comprovado. Você está entres os 20% de pessoas com inteligência acima da média. Parabéns, pois falta pouco para se tornar um gênio.

  5. Sam

    mto bom o post…. e ahuahauahua melhor ainda o comentário do zé XD (diskulpa zé… num consigu t chama de “jo” XD)
    naum q eu concorde com td, mas enfim… gostei ^^ naum q minha opinião importe tbm ahsuahsuahsuahuas

  6. Lembrando que isso é apenas uma tese….. não é nada cientificamente comprovado, são apenas estudos. Só nao sei falar se habilidade em esportes por exemplo equivale a inteligencia mental. Acredito que sim, porque todos os comandos vem do cérebro ^^

    Cara, essas coisas são tao legais *-*

  7. giiu

    hahhaaha são MUITO LEGAIS essas coisas

    ai que orgulho Jo (L)

    bom, também penso às vezes que tudo isso é um sonho de alguém… o.ô
    *medo*

  8. Gustavo Tatu

    Hum…. droooga…não é a toa que eu tava indo mal na faculdade… drooooga… meu teste deu 12 pontos.!!!

    Uhuu..ainda to ganhando do Jô! huahuauh zuera..

    Olha…realmente se for mesmo dividido em 8…to ferrado.
    Acho que to desenvolvendo multiplas personalidades pra cada tipo de processador que tenho…

    Ainda acho que tenho um 9º processador para redundâncias e direção em estado ébrio….

    Ta…tenho facilidades com linguas, achei que ia bem em matemática (a faculdade provou o contrario), e sou um tanto quanto anti-social, então achei falhas nos meus processadores! hehehe

    meu…quero só ver o que vai rolar na Pt.2 desse post…

    Cara…. ta demais o blog!

  9. giiu

    Hahahah, Gustavo, estamos iguais então. bate aqui : o/

    hahaha você faz faculdade de que?

    é, vamos aguardar a parte dois, boto fé de que será muito boa (;

  10. Ele fazia comigo Engenharia, ele tava na Mecanica….só q o tosko pego 7 dp’s em 3 semestres =P …ae ele desistiu ^^”

    Mas nao pq ele é burro, mas pq ficava viajando nas idéias euaheuaheau! Ainda tenho esperanças de ver vc de novo na facul TATU !!!! XD… mow saudades dos velhos tempos

  11. Gustavo Tatu

    Entaum Giu… eu tava fazendo eng mecânica…numa boa… tipo…ateh tava indo bem no começo..mas tipo… o bar me estragou.. hehehehe

    Ai..mais um problema no meu “processador”.., ele não tem auto controle! hauhauhauh

    Então… foram soh 6 dps…. naum 7..so burro mais nem tanto vai! hauuhauauh

    Ooo fabinho.. não é que eu desisti naum garoto… começou a faltar tempo ($$) pra frequentar as aulas… mas jah me estabilizei, e agora começinho do ano 2009 eu to volta pra facul cara!!!

    vamos botar meus cores pra fritar denovo!

  12. giiu

    hahahaha nossa Tatu, tem que se esforçaR! 😀
    volte sim, daí ano que vem tentarei fazer uma visitinha pra vocês lá (; ahhahahaha

    ah gente, eu acho fácil pensar na terra como um ser vivo. tem tantas coisas que são “vivas”, entende? 😀

  13. Gustavo Tatu

    aff..verdade….não é que eu não prestava atenção…
    eu até tentava entender..mas chegou num ponto, onde devido as minhas dps…. eu realmente naum entendia nada! hehehe

    Quanto ao assunto do post…
    Então… realmente…as veses eu viajo mesmo pensando nessas coisas… tipo…

    o ser humano jah descobriu tanta coisa pequena nesse nosso universo…. e tanta coisa grande….

    vai que nosso planeta, sistema solar e até galaxia não fazem parte de um “mundo” muuuito maior….
    vai que a terra realmente é viva…

    sei lá..não sei explicar muito bem essa minha idéia! hauuhauhauhauha

  14. Rucla

    Bom eu amei essa dica mas eu não sei bem onde me encaicho…gosto muito da area lógico_matemática mas n-ao entendo nada ou seja de uns tempos pra ca deixei de entender matemática so tiro 7 nos exames…por isso gostaria de uma dica para voltar a entender porque amo essa disciplina…e sou super legal a entender os outros mas també ão é facil é a coisa + complexa do mundo.Espero minhas dicas de matemática…..

  15. OI Rucla! Como um bom estudando de engenharia (só faço contas) vou te contar como que eu consigo resolver umas contas pequenas de mais ou menos 3 páginas! HAHAHAHAH

    É difícil explicar um método, mas é mais como meu professor diz “o saber vem da ponta do dedo”. Matemática não se decora, mas sim SE SABE. O jeito é você fazer como eu faço, aqui vão algumas dicas:

    1. Procure estudar em grupo e fale para todos fazerem o mesmo exercício. Sempre tem alguém que sabe mais ou tem uma dúvida diferente. Você ensina o que sabe e aprende o que não sabe e no final vai acabar aprendendo fácil. Vale a pena fazer isso

    2. Faça exercícios e contas o máximo que você puder, mesmo que seja várias vezes. Comece pelos fáceis e vá tentando os mais dificeis. Os professores de matemática são tao inteligentes pq eles praticam a matematica todo dia! Se parassem de estudar, ficariam igual a nós, se matando para saber uams contas bobas….

    Nossa memória é engraçada. Faça todo dia uma coisa e ela vai considerar importante. Daí pra frente 3 vezes por semana, 1 vez por semana, 1 vez por mês e no final, se vc fizer 1 vez ao ano, vai lembrar facilmente ;D… mas pratique tá!

    Espero que tenha ajudado de alguma forma. Boa sorte aos estudos ;D

  16. Sam

    hauahuahauhaua q legal, achei q um engenhero ensinando matemática ensinaria assim…
    “1º vc aprende a ligar a sua HP… o resto é por conta dela” xD
    hauhauahauhauahua

  17. Ricardo

    Quase pensei que eu não tinha jeito, meus mais são isso ai = zeros a esquerda, mas ainda me sobram 20% fora da estatística então me resta esperança.

    Já digo que sou péssimo em tudo unica coisa que sou bom e para digitar e também sou bom em minha profissão de tec em TI o resto e tudo 0 msm. Para confirmar tal coisa o que tiver faltando acento e que o Firefox não deu conta do recado.

    Sou do tipo que so pega no tranco, talvez com esforço ou por uma humilhação eu consiga entrar nos eixos

  18. Ricardo

    T1 = 7 pontos

    Sua inteligência está num nível médio. Nem acima nem abaixo dos demais, isto quer dizer que seu potencial ainda não foi totalmente explorado. Procure exercitar mais a sua inteligência e seu raciocínio, quem sabe desperta toda a genialidade adormecida?

    To com vergonha +.+
    Ainda bem que vocês não me conheçem.

    Estou a 230 km de Goiania -GO

  19. Ricardo, não tenha vergonha. A vida é um eterno aprendizado ahahha, logo vc vai tá mais inteligente, vc vai ver heheeheh

    Ah, e 7 pontos não são tão ruins assim. Pode acreditar, sempre vai ter mais gente burra do que vc…eu mesmo conheço alguns que não chegariam nem aos 3 pontos ahahahha

    abraço

  20. TESTE!!!!
    15 ponto(s)

    Lembre-se de que isso é apenas um teste, você não precisa levá-lo tão a sério, ok ?

    Você é de fato um gênio. Sua inteligência está muito acima da maioria das pessoas deste planeta. Pode considerar-se uma pessoa privilegiada. Seu potencial de raciocínio está quase que totalmente desenvolvido

    Eu sou praticamente iguaL o ricaRdoO, nao sei como consegui tirar essa nota…sendo que so me foda, meo hd nao é de boa marca…NAO CONSIGO GRAVAR AS COISAS…kakaka isso éé um serioO probLmema NAO È!?
    Tah Locoo to ate desistindo e tentar estudar, estudo no coLégio SESIPR sou o mais burro…nao consigo gravar as coisas que eu tenho para falar e acabo ficando sem falar nada na apresentaçao =/
    aLguém sabe me dizer o porque??!
    tem um piaw law na minha sala, ele se chama ivan! durante as aulas ele fica conversando tirando sarro do prof, brincando neh! más fica so zuando na sala e nas provas tira sempre 90 a 100..éé considerado o mais cdf do colégio…como pode!? eu q tentoo nao consigoo como ele consegue..aFFS =/
    faLemm aii sobre o hd q possuimos e como gravar as coisas neLe pke éé dificiL nao éé como um mp4, q voce joga as musicas dentro deles e nunca mais sai…éé foda..
    me adicionem no msn aii..maycon.hto@hotmail.com
    abraÇÇSS

  21. • 12 6.6% 8924
    • 13 4.5% 6087
    • 14 2.9% 3896
    • 15 1.9% 2637
    • 16 1.7% 2283
    • 17 2.4% 3229

    Aii GaLera discuLpas os erros na hora de digita aLi..éé q eu digitei bem rapidinhu pá nao esqueçe oke eu ia escrever..hehe…
    bye me adicionem no msn gaLera..
    maycon.hto@hotmail.com
    vaLeoOOSs

    Como faiX pra colocar foto??? abrÇS

  22. Merdaaa oLhaa soah as kestoes q eu errei…
    nao tinha como saber!!! kakakaka so agora mesmoo…!!

    2. Pensamento – Todos são substantivos concretos, exceto pensamento, que é abstrato.

    8. B e D

    eu nao iaa na frente do espelho ver kaL fika kaL nao fika neahh..

    OKe éé substantivo concreto?? kaka e abstrato??? hAUSHaushuAHSUHas

    nao iaa acerta essas nuncaa..GÊNIO kaseee impossiveéL…

    abraÇÇss sitee com mais testess éé so manda pro meo e-maiL…vaLeoOSs

    adicionem no msn…

    maycon.hto@hotmail.com

    orkut

    menoshow@hotmail.com

    abraÇÇÇSs

  23. faltou indicar algum link ou referência de tais estudos que dizem que as partes do cérebro, ou melhor, aspéctos da inteligência se desenvolvem como consequência do desenvolvimento de outras..

    se o testezinho valer alguma coisa então eu sou um gênio porque só errei uma questão…

  24. Emanuel, a fonte do texto está indicada no tópico, se trata da revista Super Interessante, em uma edição publicada esse ano se me recordo bem

    AH, o teste é só uma distração. Mas se você errou apenas uma questão parabens, você é um cara que presta atenção em pegadinhas e coisas do gênero ^^

  25. Oi Fábio. Há uma interessante discussão sobre o papel do QI na formação das pessoas fora-de-série no novo livro do Malcolm Gladwell – Outliers: the story of success. Eu escrevi uma série de textos a respeito desse livro no meu blog. Estão em:

    Outliers – Malcolm Gladwell http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2008/11/outliers-malcolm-gladwell.html
    Outliers – as dez mil horas http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2008/11/outliers-as-dez-mil-horas.html
    Outliers – habilidades sociais http://rodolfo.typepad.com/no_posso_evitar/2008/12/outliers-habilidades-sociais.html

    Espero que gostem!
    Atenciosamente,
    Rodolfo.

Deixe um comentário

