A Era do Gelo?

Primeiramente venho pedir desculpas para o Jo e o Fabio, pois sem intenção apaguei os comentários do meu último post sobre efeito estufa e aquecimento global. Me desculpem,  acabei ficando chateada comigo, mas foi sem querer mesmo, não se repetirá, tomarei mais cuidado.

Agora, vamos ao que realmente interessa nesse post. Essa semana tive uma aula sobre efeito estufa e aquecimento global. Achei super interessante, complementou muito sobre as idéias que eu já tinha; e gostaria de passá-las. Essa aula foi mais precisamente quarta-feira, no cursinho.  O professor resolveu discutir o assunto com a gente, e nos disse coisas que não foram divulgadas na mídia. O motivo? Talvez não sejam tão sensacionalistas, não causem medo, ou animação nas pessoas por não serem catástrofes (isso é indiscutível, as pessoas amam catástrofes, tragédias, mortes e afins).

 Para se entender bem, são necessários alguns conhecimentos:

Glaciação : fenômenos climáticos que acontecem de tempos em tempos na Terra. A temperatura média da Terra baixa, e por esse motivo as calotas polares e áreas frias se estendem, cobrindo parte do globo com gelo e neve.  Esse fenômeno causa alterações climáticas e de relevo.

Interglaciação: Períodos entre as glaciações quando a temperatura da Terra se eleva, e depois baixa, levando a outra glaciação.

Temperatura média do Planeta na última glaciação : próximo dos 8º C

Temperatura média atual do planeta: próximo dos 15ºC

IPCC : Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Formado por 130 membros, é um órgão da ONU, que tem como função promover avaliações sobre as atuais mudanças climáticas na Terra.

Agora, vamos lá, coragem!

A mídia vem divulgando com muito entusiasmo o aquecimento global, alterações climáticas, aumento de gases estufa na atmosfera. Algumas coisas que deixamos passar sem serem discutidas são:

– Onde é que tá sendo afetado pelo aquecimento global? O que vai acontecer com a Terra? O aquecimento global é certo? Ele é bom? O Efeito Estufa é ruim mesmo?

A maioria responderia que é onde a gente vive, a crosta, os mares, cidades e tudo o mais. Que o que vai acontecer com a Terra é que a vida vai acabar. Que o Aquecimento Global está sim acontecendo, sem dúvidas, e que o Efeito Estufa vai matar todo mundo. Mas não, o que está aquecendo é a atmosfera, só a atmosfera, e ainda por cima só uma de suas camadas, essa última camadinha que nem chega a ter 17 km, que é onde a gente vive – a troposfera. É a atmosfera que vêm esquentando. A Terra continua com a mesma temperatura. O que vai acontecer com a Terra é nada. A Terra vai continuar sendo a Terra, um planeta, com condições habitáveis. A gente só vai estar matando a nossa espécie e as que não forem adaptadas aos novos ambientes criados por nós mesmos.

Engraçado essa pergunta sobre o aquecimento global. Até dois dias atrás eu pensava que fosse algo concreto, certo. Mas, avaliando depois da aula,você pode ficar em dúvida, e concluir que não tem como concluir nada. Parece que não? Mas veja se não tem sentido. Há alguns milhares de anos, houve a última glaciação. A glaciação é natural do planeta. Ela sempre ocorreu sem a interferência do homem, e com ou sem a nossa interferência, ela vai continuar acontecendo.

Vendo a história das Glaciações, podemos pensar que o planeta estava já se aquecendo para entrar em uma nova era do gelo, e que o aquecimento global só esteja mantendo a temperatura quente, evitando esse congelamento do planeta. Por outro lado, temos as catástrofes ecológicas que o aquecimento global está causando, e dá pra concluir que como a temperatura média do planeta sobre, diminui o gelo, e aumenta-se o nível de água no mar. Assim, alteram-se as correntes marinhas, o que poderá vir a causar fortes glaciações no hemisfério norte, e um grande calor no hemisfério sul. Logo, podemos concluir que o aquecimento global não pode ser visto de todo como uma coisa ruim; e também que, de certa forma, só estamos colaborando para uma aceleração no processo de Interglaciação, adiantando, talvez, a nossa próxima era do gelo. É engraçado e estranho pensar que o aquecimento vá nos trazer uma glaciação, um grande resfriamento, mas, é o mais provável.

O que devemos observar, são os gráficos de variação de temperatura média da Terra durante sua vida. Se não me engano, foi no ano de 94 que ocorreu o seguinte: a temperatura média da Terra estava aumentando, as pessoas não se manifestaram em tomar providências, e por algum motivo, a temperatura abaixou sozinha. Ou seja, nós, não temos tanta influência assim quanto está sendo divulgado.

Observe no gráfico que a temperatura do planeta está se alterando sim, mas que ha milhares de anos já temos variações, então, pode ser, que a variação de agora seja simplesmente natural.

O que eu andei vendo também, é que o Protocolo de Kyoto na verdade está morto. Ele deveria estar em vigor até o ano de 2012, mas acontece que a quantidade de carbono e gases estufa já está muito maior do que os de 1994. Incrivelmente, os planejamentos foram cortados, e meio que postos de lado. Segundo o IPCC, nem se a partir de hoje usássemos os dados de 1994 o efeito seria reduzido… Vai entender.

Para concluir, deixo de novo a pergunta sobre se o efeito estufa é bom; mas, com uma nova observação: no meu ultimo post, eu disse que se não fosse o efeito estufa, a Terra congelaria a -18ºC. O que eu descobri é que na última Glaciação a temperatura média era de 8 a 10ºC aproximadamente; e o Canadá inteiro e parte dos EUA estavam completamente cobertos de gelo.  Imaginem a -18…

Pensem, sei que novamente terá alguma discussão nos comentários.

“Juro solenemente não apagar comentários!”

Obrigada a todos.

Anúncios

21 comentários sobre “A Era do Gelo?

  1. Jo. Besan

    Primeiramente, o blog é SEU tbm giu, hahaha, não precisa se desculpar para ninguém! =D

    Durante os últimos milhões de anos houve várias eras glaciares, ocorrendo com freqüências de 40.000 a 100.000 anos, entre as quais se destacam:

    • Glaciação de Günz – há cerca de 700 mil anos
    • Glaciação Mindel – há cerca de 500 mil anos
    • Glaciação Riss – há cerca de 300 mil anos
    • Glaciação Würm – há cerca de 150 mil anos

    E o mais legal disso, NINGUEM sabe sobre o assunto… não sei o que nossas escolas pensam, mas para elas o protocolo do 2+2 é mais importante.

    Bom, já tinha lido sobre o assunto, MAS, como sempre, a Giu explica melhor!!!

    Então, o efeito estufa é bom? NÃO SEI, sei apenas que ele é uma conseqüência necessária… você pode falar o que quiser e ser contra … mas não vai qrer q as maquinas parem de jogar coisas na camada de ozônio só pra não perder algumas mordomias que tem hoje!

    Eu já tenho minha opinião formada … vivo em um planeta estiloso… Os milhares e milhares de anos que ele esta aqui já deve ter passado por maus bocados. (hahahaha)

    E SE ACONTECER UMA ERA DO GELO, VAMOS SOBREVIVER… bom, não sei vcs, eu pretendo viu! Hahahha

    Mas, serio, nossos ancestrais Cro-Magnon , sobreviveram a isso, e nos também podemos! O ser humano é mutável, e pode se adaptar com facilidade!

    Então, eu paro por aqui, isso já da o tamanho de um post, vamos dar espaço pra outros discutirem também, e não só eu! Auhuahuaa
    Bjitos!

  2. Giu, duas coisas. A primeira é que vc tá desculpada ^^ …. a segunda é que vc escreve DEMAIS! *-* ahhahaahha

    Putz, é um assunto muito confuso viu essas coisas, a cada vez eu não sei mais o que pensar hahaha, mas criei uma opinião sobre isso.

    Acho que o planeta está em mudança climática, como sempre esteve e sempre estará. Mas também concordo que estamos afetando o clima….mesmo que seja 1% apenas, mas estamos. A única coisa que acho que vai acontecer é uma “desregulada” no clima….tipo, hoje em dia não dá mais pra saber quando é inverno ou verão, o tempo anda todo bagunçado. Acho que pode acontecer o mesmo com a Glaciação….pode acontecer, durar menos ou mais, e depois já ter Interglaciação e por aí vai.

    Mas vai saber o que vai acontecer né…só esperando pra ver…. o que importa é que digam no futuro “a Giu avisou…” hahahaha

  3. Sam

    putz, mto legal esse post!
    e eu concordo… acho mto natural q aconteçam essas mudanças na Terra, desastres naturais e bla bla bla… vejo isso como controle populacional hauhauahua

  4. Jo. Besan

    Controle populacional eh o governo da CHINA que faz AUHUAHUAHUAHUHAUHAUHAUA

    Seria egoismo eu qrer sobreviver ? uahuahuahuaa
    D qlqr modo, acho q ainda vao ser mais alguns anos até essa mudança…
    e na duvida
    vamos esperar 2012
    assim ja rola um churras na nevasca =D

  5. giiu

    (L) amei as informações do Jo. detalhes que esqueci de colocar no post 😀

    néée gente, isso dá pra discutir muito. é uma coisa que a gente não tem exatamente como saber, é só acreditar no que você acha mais provável e ponto.

    hahahaha Fabinho, valeeu meu 😀
    espero continuar agradando.

    xurras em 2012? assar umas vacas? TO DENTRO \o/

  6. Gustavo Tatu

    Bom galera….vamos puxar um pouco o assunto pro lado que o fabinho gosta vai…

    E se o planeta terra for um ser vivo de verdade?? Afinal… a lenda de GAIA existe no mundo todo…é impossível ignorar tal hipotese, certo?!

    Vamos ver….já achamos coisas tão pequenas no mundo, mas por mais que pensemos (é assim mesmo que escreve?), não conseguimos ver o quao pequeno nós somos…. e se fizermos parte de um ser maior??/

    viajei agora…mas é válido vai….

    Então…se realmente a terra for viva…(eu não duvido), é claro que ela mesmo vai combater anormalidades em seu “corpo”, então…digamos que as glaciações ou aumentos de temperaturas etc sejam apenas uma reação imunológica… que tal???

    nossa….to viajando muito hoje….

  7. giiu

    HAHAHAHA nossa, seria engraçado pensar que somos “seres invasores” como as bactérias são em nós, e nas glaciações como uma reação imunológica.
    Nossa, amei essa idéia. UEHAUHAUHEUHA

  8. Nossa Tatu, nunca pesquisei a teoria de GAIA assunto, mas nao posso falar nada…. conheço a Teoria da Terra Oca …preciso postar isso aqui ainda hehehhe….

    Não sei pensar na Terra como um ser vivo. Se pensarmos na hipótese que átomos também são seres vivos talvez… mas é uma coisa muito além da minha capacidade cerebral pensar isso ahahaha

  9. Guigo

    Mas…… não dexo de estar junto com o tal do Tatu tbm (não na toca, claro…. mas na teoria!!)!Pensando na grandiosidade do universo e ver o minusculo tamanho terrestre perante ele, não seria absurdo sermos seres parasitas de outros seres! E a Glaciação e as elevações de temperaturas, indicam sim uma reação imunológica como a febre indica para nos!!
    Se compararmos o nosso sistema imunologico com alguns elementos da terra, agua, terra, flora etc… veremos q em certa parte eles correspondem quase de igual para igual!!
    Mas eu não vo ficar falando disso agora…. vo dexar o Fábio falar sobre isso!!
    Mas a teoria eh exelente!!

    nota 10 no post!

  10. Gustavo Tatu

    bom saber que a minha teoria causou admirações…hehehehe

    acompanhando a idéia do Guigo….manu….as vezes eu piro pensando nisso sozinho….sei lá….já que atomos são tão pequenos…mas juntos formam algo…
    e a terra….junto com o restante forma o sistema solar….e a galaxia….e assim por diante…eu não descarto a idéia de sermos parasitas não!

    Poxa Fabinho…como assim não leu sobre Gaia?? faz parte de mitologias cara….
    igual a mitologia nórdica…a egiptologia….mano…leia sobre isso..garanto que vc vai gostar!

  11. giiu

    *super ausência, desculpe!*

    Guiiigo (; valeeeu! 😀

    uheuaheaeuahea é gente, quem sabe uma nova glaciação.. cada vez acredito mais nisso, e bom, confesso que gosto dessa idéia 😀
    seria uma renovação, ia ser bom!

    bora xurras em 2012

  12. Lívia

    Giiuu,

    amei o blog, flor!
    bem legal as idéias d vcs, taum d parabéns…

    ahá! naum eh q vc acabou concordando com as idéias do “homem”?? essa aula foi massa…

    bjus

    Lívia

  13. giiu

    Hahahahaha é, com algumas, e raras sim! XD ele poderia só ser menos orgulhosão auehauehaueahueaha

    brigadão Lii!
    :*

  14. Stefane

    Noooooossssssaaaa. O Fabio tá certo. Vc escreve mto bem msm Giu. Consegue fazer com que um assunto tão complexo seja destrinchado tão claramente. Até eu, que não sou muito fã desses assuntos, tomei gosto pela leitura. Mas………ainda não tenho uma opinião formada sebre ele. Pode ser que seja influência da mídia e afins.
    Enfim, Parabéns Giu.

  15. giiu

    Hheuaheauhaea ahh Brigada Stefane!
    Espero agradar nos meus próximos posts… Quando eles virem, porque a criatividade aqui tá faltando!

    ;**

  16. Pingback: A Teoria Final - Pt.1 - GAIA « TORQUE Corporation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s