Efeito Estufa

 

 

Efeito estufa, aquecimento global. Ultimamente a gente mais escuta isso do que bom dia. Mas, antes de iniciarmos um debate sobre o assunto, vamos entender os pontos principais.

O que é:

Efeito estufa é um fenômeno natural (pelo menos inicialmente), que permite a existência de vida na Terra.  O Sol emite energia em forma de luz como radiação ultravioleta e infravermelha. Quando essas luzes chegam a Terra, uma boa parte é absorvida pelo ar, terra e águas, enquanto o restante (30%) retorna para o espaço refletido por poeira, nuvens, neve e gelo. Como a superfície é aquecida, ocorre a liberação de calor na forma de radiação infravermelha, que é em grande parte retida na atmosfera pelos vapores d’água, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e outros gases estufa. O restante da radiação, é emitido pro espaço. Esse calor retido por esses gases é que mantém a temperatura do planeta. Se não houvesse essa retenção de radiação infravermelha, o planeta estaria congelado.

Aquecimento Global:

A temperatura do planeta varia de forma natural, por causa de ciclos geológicos e solares. Mas o aquecimento global, é decorrente de outros fatores. As atividades humanas quebraram o ritmo normal dos ciclos na Terra, como o de absorção e produção de gases, desestabilizando em conseqüência todos os outros ciclos. O homem com a combustão e outras coisas, manda para a atmosfera toneladas de dióxido de carbono e metano, aumento a retenção de radiação, levando ao aquecimento global.

Protocolo do Kyoto:

O tratado de Kyoto é a conseqüência de vários outros eventos e convenções sobre meio ambiente. Esse protocolo foi assinado em Kyoto, no Japão, e tem como objetivo a redução de emissão de gases estufa. O protocolo previa uma redução mínima de 5,2% de emissão entre 2008 e 2012 do que em 1990.  Para ter uma noção mais ampla, para alguns países da União Européia, essa redução prevista pelo protocolo, significa baixar em mais de 15% o que havia sido previsto de emissão para o ano de 2008.

Conferência de Bali, ou COP-3:

A conferência de Bali, foi realizada na Indonésia, e tinha como objetivo, criar um cronograma a ser seguido quando o protocolo de Kyoto saísse de cena, visando uma discussão entre os países para uma decisão de como será o acordo a ser assinado na Conferência sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, Dinamarca, no fim de 2009. Nessa conferência, foi proposto que uma redução de 50% de gases (levando em consideração os valores de 1990) até o ano de 2050, evitaria o aquecimento de 2ºC no planeta. Além disso, foi decidido que todos os acordos feitos seriam estendidos a todos os países (como os EUA, um dos maiores emissores que se negou a assinar o protocolo de Kyoto), classificando o aquecimento global como um problema de todos.

As conseqüências:

Aumento da temperatura em muitas áreas, mudança de climas, extinção de biomas e de várias espécies. Derretimento das calotas polares, causando aumento dos níveis de água do mar. Com as mudanças climáticas, viriam frentes frias, furacões, tornados, grandes tempestades e alterações vulcânicas.

 

Bom, acho que agora podemos começar as discussões. O aquecimento global sem dúvida nenhuma afeta a todos, e como já foi determinado, é de interesse de todos os países se empenharem para reduzi-lo. Nesse ponto entramos com o que foi discutido anteriormente no tópico do Jo: o sensacionalismo da mídia. “É seu dever reduzir o efeito estufa”, “vamos todos nos unir contra o aquecimento global”. Mas… O que a gente pode fazer? Na verdade não muito. Podemos utilizar melhor as outras fontes de energia que sejam menos poluentes, reduzir a poluição de rios, e exigir dos governos alguma cobrança mais séria. Além disso, acho que mais nada.

O sensacionalismo da mídia é tão grande, que na maioria das vezes, muitos dados importantes são omitidos. Li em vários sites, e foi comentado semana retrasada em uma aula de química, sobre efeito estufa, que cerca de 16% de todos o gás metano enviado para a atmosfera, vem do gado. Sim! O gado com o esterco e seus “puns” manda 16% de todo metano! É uma quantidade absurda.

 

 

 

“desculpa, esse não foi por querer”

Seguindo essa idéia de dados omitidos, temos sobre as árvores. Fala-se tanto sobre o desmatamento, fotossíntese, e renovação de oxigênio. Eu, particularmente, penso que as árvores são mais para manutenção climática e de biomas do que para a renovação de O2. Cerca de 80% de toda a renovação de oxigênio vinda da fotossíntese, é proveniente das algas. Sim! Das algas, e não das árvores. É muito estranho pensar isso, mas…

Outra coisa que deve ser comentada, é sobre o pôr-do-sol. Todo mundo acha lindo aquele pôr do sol vermelho, até meio vinho às vezes. Aquilo é puuuro nitrogênio. Para que o nitrogênio possa ser visto quando se incide luz, o mínimo que precisamos ter, são 5 mols. Isso equivale a 30×1023 moléculas de nitrogênio. Pra quem ainda não entendeu, 30×1023  é 3.000.000.000.000.000.000.000.000. Você pode até pensar: moléculas são pequenas, então não é tanto. Pare e pense de novo. Isso é a quantidade necessária mínima para se ver o nitrogênio. Agora, hoje, no fim da tarde, olhe pro céu e veja quanto vermelho está. Faça as contas.

 

 

“olha amor que lindo esse pôr-do-sol! super romântico!”

Com essas metas de redução, entra muito as polêmicas fontes alternativas de energia. O petróleo e seus derivados, quando sofrem queimas, liberam muitos gases estufa. Algumas outras fontes não são tão poluentes, por isso devem ser exploradas. As grandes empresas e os governos é que têm o poder de realmente conter o quanto é gasto. Não quero influenciar ninguém com um post, mas só fazer pensar em tudo isso, e se realmente a gente pode fazer alguma coisa pra mudar. Pensar no por que um país tão grande e rico como os EUA ou outros desenvolvidos tem coragem de recusar a participar do tratado de Kyoto, e apesar de verem os esforços de muitos outros para a melhoria do mundo, eles serem responsáveis por cerca de 35% do total de substâncias lançadas na atmosfera.

Pra mim, a teoria que lancei nos comentários é perfeita: o planeta está se livrando de nós, para reestabelecer o seu equilíbrio natural. Sei que virão comentários, e como nos outros posts, vamos fazer as discussões lá!

 

Torça para que alguém tenha consciência, e economize água porque tá caro (essa foi para o Jo). Pense, e comente. Agradecendo desde já a participação de todos no blog!

Anúncios

11 comentários sobre “Efeito Estufa

  1. Gustavo Tatu

    Giu….simplesmente…to começando a te amar…sem nunca ter te visto….
    todo post seu aki chega pra acabar com a casa toda…

    vo começar entaum…

    A parte do metano do gado….achei demais….uma paulada para os criadores…como eles vão controlar essa emissão?? enfiando rolhas no gado???

    Eu escolhi um caminho fácil para colaborar com o controle de emissão de metano….souj vegetariano! hhahah… faço minha parte…. não como…logo…menos gado será criado… (ta…é pouco…mas se cada um fizer a sua parte…teremos mais e mais gente criando menos…)

    reduzindo a criação..diminui-se o tamanho das pastagens…o que ajuda no que?…não..não é na absorsão dos gases…afinal…quem faz isso são as algas….excelente vc ter citado isso moça!

    Ajudam então na “manutenção climática”…não tinha jeito melhor de expor isso…

    mas….infelizmente…o ser humano sempre tem um jeitinho para driblar as coisas….e como sempre… os EUA não querem colaborar com o protocolo de Kyoto…

    Olha..pode ser um pensamento radical meu…mas onde tem humanos…tem desgraça, poluição, destruição e descontrole…

    poxa…sendo “seres pensantes” que somos…dotados de consiencia e sabedoria….
    por que pareçe que quanto mais “inteligentes” nós ficamos…mais burros nos tornamos???

    será a inteligência uma dadiva, e também uma maldição??? afinal…com o dom de pensar racionalmente…vem a cobiça, inveja, rancor, posse e outros sentimentos…que animais tidos como menos inteligentes não possuem..e vivem em paz com a natureza…

    me impolguei….acho melhor parar por aqui..jah to fujindo do assunto uahhuauhauhauhauhauh

    bjo a todas…abraços a todos

  2. giiu

    Hahahaha valeeeu!

    Então cara! tinha comentarios do fabinho e do jo aqui, e meu também, discutindo o assunto.. maaas, eu (mula, como sempre), acabei deletando sem querer –‘

    nossa, adorei o comentário. mas acho que você deveria comer carne. =D a carne de soja que voc~e come poderia virar etanol UEHAUAEHAUHAUHEA

    ;** valeu o comentário, de coração

  3. giiu

    é eu sei =(
    se você visse o ÓDIO que eu fiquei.. –‘

    vou tomar mais cuidado. é que essa semana.. nao to respondendo por mim! sééério!

    tive uma aula sobre efeito estufa, tenho novos dados, espero em breve fazer um novo post sobre isso =)

  4. Jo. Besan

    HOJE EU COMI UM BELO DE UM CHURRASCO
    COM CARNES SANGRENTAS até BEM PASSADAS!!!
    ai ai
    (*ahuahuaha acho q ninguem vai entender se nao nos q ja estavamos discutindo … mas blz)

    E COMO ASSIM AMANHA ?
    espero q nao tenha acabado pra vc poder responder!

  5. giiu

    AUHAUAUAH
    eu comi strogonoff de carne! 😀
    isso ae Jo, matamos altas vacas hoje! 😀

    ah, liga não, minha irmã surta! ¬¬’

    obs : Gaby é minha irmã

  6. VCS FICAM COMENDO CARNE AE, ESTAO CONTRIBUINDO COM O EFEITO ESTUFA POW! Eu comi hoje uma coisa super deliciosa que essa nem o comedor de carne do Jo resiste: Lazanha 4 queijos ^^

    Quem é Gaby, e pq o mundo vai acabar amanhã? Ou hoje…..nao cabou hehehe…..

    Obs pra Gaby: “Leia meu post sobre os Maias, e vc vai ver a data do dia do fim do mundo com exclusividade” 😉

  7. giiu

    UAHUAUUHA foi mal Fabiinhoo, mas carne é carne! ><
    tá entre as cinco coisas que eu mais gosto. [e isso inclui pessoas, coisas pra fazer e tal]
    bom, lasanha 4 queijos é muito boooa! 😀

    Gaby é minha irmã, não liguem.. ela surta um pouco. vou falar pra ela ler sobre os maias 😀

  8. Pingback: A Teoria Final - Pt.1 - GAIA « TORQUE Corporation

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s