O mito do fim da água.

Falta de água no mundo é um dos assuntos que mais me enchem o saco para discutir. Sempre aparece algum espertinho metido a naturalista defensor dos direitos da natureza após assistir algum documentário feito pela Globo.

Interprete como quiser, pra mim isso é apenas markting barato.

É fato, o ser humano é mutável e pode se adequar a qualquer condição que ele persista, mas, a água é fundamental para o nosso organismo, e a falta dela resultaria na eliminação da nossa espécie.

A mídia é mais do que sensionalista, e AMA divulgar dados alarmantes do fim da água pelo mundo.

Algumas estatísticas freqüentes são:

  • Que a demanda de água triplicou apenas nos últimos 50 anos, enquanto os níveis de água caem em muitos dos países mais populosos.
  • Muitos dos maiores rios do mundo perderam muito seu volume e alguns secaram completamente.
  • Os lagos do planeta estão desaparecendo em taxas alarmantes: o Mar de Aral, por exemplo, está com menos de um quarto do seu tamanho original.

Esses dados são reais, e são sim motivos para se alarmar. MAS, não existe a falta de água.

Nosso planeta não esta ficando sem água e nunca vai ficar, possuímos mais de 1 quintilhão de água em forma liquida na terra, e esse valor tem apenas aumentado devido ao aquecimento global.

A mídia nos controlando (fazendo “lavagem” em nos!)

A realidade:

O que poderíamos apontar é que a água doce e potável (boa para se beber) é de apenas 3%, o restante da água em sua massiva porcentagem fica nos oceanos na forma salgada. A solução seria fazer a dessalinização que é um processo eficaz, porem, muito caro para transformar esta água salgada em doce.

Mas, esse realmente não é o problema, não esta chovendo menos do que costumava chover a mil anos atrás, e o ciclo que a água percorre (água – evaporação – chuva) ainda consiste em perfeito estado.

A verdade encontra-se na escassez local, há qual dia após dia tem piorado. A água é pesada e cara para o transporte, aqueles que tiverem dinheiro para transportá-la sempre a terão.

Antes de se juntar ao time dos defensores da água é preciso entender o problema. A água nunca é realmente desperdiçada. Ela simplesmente se move de um local para outro. A única coisa que perdemos com o desperdício é o nosso tão suado dinheiro.

Me preocupo tanto quanto esse carinha ae!

Toda nossa equipe defende a economia de água, porem, desaprova todo esse marketing fraco criado pela mídia. Economize água, mas com consciência de que esta é um bem caro e essencial, que muitas vezes não esta acessível a todos.

Pense nisso.

[Fontes: 1, 2, 3 ]

Anúncios

14 comentários sobre “O mito do fim da água.

  1. Ótimo post Jo. Pegou um assunto que anda sendo muito descutido pela mídia e será assim nos próximos anos.

    Acho que o maior problema não seria que a água vai acabar, mas sim, que estamos ficando sem água potável por causa da poluição. Se a população aumenta, a tendência é que se use mais os recursos naturais. O desmatamento também é uma causa para diminuir os níveis de água, pois diminui o ciclo de vaporização da água. Se um dia nossa Amazonia virar cerrado, vai diminuir muito a quantidade de água do rio Amazonas.

    A Mídia realmente exagera nos assuntos. Mas provavelmente seja uma jogada para que a população se conscientize melhor. Provavelmente a água NUNCA acabará! Mas não adiantará nada se continuarmos com os 3%, mas com uma água inconsumível.

  2. Jo. Besan

    Se a população aumenta, a tendência é que se use mais os recursos naturais. O desmatamento também é uma causa para diminuir os níveis de água, pois diminui o ciclo de vaporização da água.

    Totalmente correta sua citação!

    E corrigindo os meus 3% da afirmação… 3% é de água doce… Mas, apenas medade desse valor esta acessivel para nós (O restante está concentrado em geleiras, calotas polares e lençóis freáticos profundos).

    Para se ter uma ideia do que temos para consumir, a agua de lagos doces que podem ser consumidas é de apenas 0,009% (é assustador pensar assim).

    Se a midia exagera na tentativa de uma jogada de concientizacao, estao fazendo errado. Se jogasem a real de que nao ficariamos sem agua, mas sim, nao teriamos água “bebibel”, concientizando os numeros certos, creio que a populacao teria uma visao diferente.

  3. giiu

    *Giu muito sem tempo pra tudooo, desculpem a ausência*

    Jo, post MUITO bom.
    é um puta sensacionalismo isso. A situação é crítica sim, na minha opinião. =P mas, não precisa de tanto alarde. Acho que as pessoas deveriam cuidar antes de tudo de resolver os grandes problemas na sociedade mesmo… a água dá-se um jeito.

    Avaliando a situação seguindo uma teoria que vi esses dias. A teoria falava assim que o mundo sempre se livra de tudo que o prejudica, porque ele sempre foi equilibrado com as condições em que ele foi criado, e tudo que de certa maneira modifica isso é destruido. a solução pra poluição, efeito estufa que tá ferrando tudo, destruição da camada de ozônio, vai ser acabar com a espécie qua causou isso tudo: nós.
    Não que só os animais não fossem um dia chegar nesse ponto, mas o homem acelerou muito esses processos, não dando tempo para o planeta acompanhar.

    essa era a teoria, estranha, mas com sentido. 😀
    haha, sei que o negócio é colocar na cabeça das pessoas que quanto mais você gasta, mais você vai ter que pagar no dia seguinte. (Y)

    ;*

  4. Gustavo Tatu

    opa opa opa…calma ai….estamos chegandooo.. hehehe
    demorei pq fiquei sem net uns tempos..problemas no pc…..

    Jo…grande post….excelente observação do Fabinho referente à poluição

    Jo….acredito que dentro em breve não só os sensacionalistas, como também os ambientalistas…e os frescuristas irão esbarrar em um pequeno obstaculo…. o consumo de água é inevitavel… tanto para nossa vida …quanto para higiene geral…afinal…ÁGUA é o solvente universal….

    concordo que o que ferra tudo é a poluição….e graças a deus *não que eu acredite na existencia dele*, as pessoas estão começando a se consientizar quanto ao controle de degetos…

    mas…. agora vem a paulada….

    sem poluição…infelizmente não há manufatura de certos materiais…..
    tocando no assunto da grande capacidade de adaptação do ser humano…algum dia descobriremos um jeito mais …..”saudável” de aproveitar o mundo que vivemos….mas enquanto isso…iremos afundar em nossa sujeira….e nossas grandes cidades cinzas…com rios sem vida!

    Vejamos o exemplo da França…que viu que com o rio de uma de suas cidades limpo… traria mais renda e sustentabilidade para o estado em si…
    algum dia aprenderemos.! hehehehe

    desculpem o post longo! huahuauhauhahua

  5. Pingback: A Teoria Final - Pt.1 - GAIA « TORQUE Corporation

  6. Joao

    Tatu, vc e fraco mesmo, nao sabe de nada. Esse “deus” que vc dá graças nao existe mesmo, mas o “Deus” verdadeiro é o que domina o universo. Ele é quem controla tudo. Abre o olho…

  7. BIAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Leia A TEORIA FINAL que eu escrevi aqui no blog. Fala sobre isso mesmo, o fim do mundo pela super-população!

    Acho que vc vai gostar, está dividido em 3 partes!

    :*

  8. fernando

    o fato é q ja estamos pagando um preço rasuavel pela agua
    e só existe um culpado por todo esse bororó
    a ganancia do fdp do homem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s