Os Maias e o Juízo Final

Nesta semana, um fã do nosso blog (olha só, já temos fãs haha), o Tatu, me enviou um documentário sobre “Os Maias e a Profecia do Juízo Final”, um documentário sobre as profecias deste povo. Não ia postar sobre isso, mas por coincidência, assisti ontem o filme “Apocalypto”, de Mel Gibson. Para quem não sabe, o filme retrata a selvageria e a autodestruição do povo Maia na época em que os espanhóis chegaram às Américas. Mas como um extraordinário povo pode ter chegado ao extremo estado de loucura? Vou fazer um breve resumo para que vocês entendam sobre este misterioso povo, e um alerta sobre os dias de hoje.

O Calendário Maia

Os Maias foram uma ramificação da civilização Olmeca que floresceu no México e América Central por volta do ano 500 a.C. O auge dos maias ocorreu entre 600 e 900 d.C. Segundo a lenda maia, um Deus chamado Kukulcan foi o responsável pelo ensinamento do entendimento do tempo e do universo. A partir daí foi criado o calendário Maia, o mais exato do mundo (4 segundos mais preciso do que os nosso atuais!!!)

A principal diferença é que seu calendário é organizado em ciclos, como engrenagens. São 3 calendários em 1. O primeiro é o calendário Solar, o Haab. Tem 365 dias divididos em 18 meses e 20 dias.O segundo é um calendário cerimonial de 260 dias, chamado Tzolkin. Os maias combinavam o Haab com o Tzolkin como duas engrenagens, formando o chamado calendário circular, que é um ciclo de 52 anos que combina o ano solar com o ciclo de 260 dias. Os números, os dias, os meses só se repetem a cada 52 anos. Isto equivale hoje ao nosso século. O terceiro calendário que os maias usavam para calcular o tempo é o de Conta Longa. Foi através deste calendário que os maias calcularam a data do fim do mundo com precisão: 21 de dezembro de 2012!

“representação do calendário”

Mas o que irá acontecer em 2012? Na cosmologia Maia, há 5 grandes ciclos, cada um com cerca de 1.125 anos. Quatro já passaram. ” Os 4 ciclos anteriores terminaram em destruição. A profecia maia do juízo final refere-se ao último dia do 5º ciclo, ou seja, 21 de dezembro de 2012. A cada 26.000 anos o sol se alinha com o centro da Via Láctea. Ao mesmo tempo ocorre outro raro fenômeno astrológico, uma mudança do eixo da terra em relação a esfera celeste. O fenômeno se chama Precessão. A data exata disto tudo é 21 de dezembro de 2012. A Terra oscilará lentamente sobre seu eixo mudando nossa orientação angular em relação a galáxia. Para quem não sabe, quando ocorrem mudanças no eixo, geralmente ocorrem mudanças climáticas no nosso planeta. Segundo a lenda maia, a causa de uma grande destruição será a água. Será um segundo dilúvio? Ninguém sabe…

“Uhuuuu, vai ser uma maravilha pra gente surfar!”

Além das previsões.

Talvez a chave para entender o verdadeiro significado da teoria do juízo final não esteja no cosmos, mas sim na Terra. Se for este o caso, a queda dos maias pode oferecer pistas tão reveladoras como pertubadoras. Em 900 d.C., ao sul de suas terras, regiões inteiras foram abruptamente abandonadas e muito se foi perdido. A civilização sanguinária que vemos no filme Apocalypto não corresponde a sábia civilização Maia antiga, mas sim, a que tornou os sacríficos humanos um hábito, pois achavam que seu Deus estava revoltado, pois passavam uma época de fome e miséria. A civilização praticamente estava se aniquilando. Os espanhóis apenas completaram o serviço.

Os maias entraram no caos porque não havia mais alimentos. Hoje pode ocorrer o mesmo, mas não apenas por falta de alimentos ou mesmo água, mas sim por um motivo ainda maior: O petróleo, um bem natural que está se acabando. A humanidade não sabe ainda como conviver sem ele. E o cerco está se fechando. O mundo está de olho no oriente médio. Estamos por um triz para que haja uma guerra pelo petróleo. Uma guerra nuclear seria um “Juízo Final” para o planeta.

A profecia de Chalam Balam, dos maias para 2012 é esta seguinte frase: “Para metade haverá alimentos, para outros infortúnios. É a época que terminará o mundo de Deus. A época de se unir por uma causa“.

Existem várias interpretações para a profecia. Mas ela não deixa de ser um aviso. Devemos analisar o que fizemos no passado, o que estamos fazendo no presente e procurar esperanças para o nosso futuro. A única diferença entre nós e os maias é o tempo. E como os maias bem sabiam….ele está se esgotando.

“…’A época de se unir por uma causa’. Você já está fazendo a sua parte?”

Pra quem se interessar pelo documentário. São 6 partes.

Parte 01: http://br.youtube.com/watch?v=T6XwZyctjnQ
Parte 02: http://br.youtube.com/watch?v=ZZYCi5uHDt0
Parte 03: http://br.youtube.com/watch?v=0waiTbBuwyo
Parte 04: http://br.youtube.com/watch?v=v6aAaKOKEH0
Parte 05: http://br.youtube.com/watch?v=_JR-jD009-s
Parte 06: http://br.youtube.com/watch?v=XKUYNWo7tKA

32 comentários sobre “Os Maias e o Juízo Final

  1. Jo. Besan

    Como já conversamos antes sobre isso, você sabe que eu não acredito em nada disso!
    (*mesmo por que eu nem existo e vocês nem estão lendo isso daqui, nada, nunca… AHUHAUHAUHA zuera)…

    Então, suponhamos que o FIM DO MUNDO seja realmente no dia 21/12/2012!

    Existe APENAS uma razão plausível de discussão que eu aceito como verdade!

    Dia 21/12/2012 é o MEU ANIVERSARIO de VINTE E QUATRO ANOS…
    .deus. (em letras minúsculas mesmo!) não gostaria que eu chega-se a essa idade tomada por muitos como pressagio da vida sexual masculina.
    Pois bem, como não passar por isso então? FACIL, só destruir o mundo e eu não faço 24 anos e todos morrem felizes… =D

    Por isso que eu amo as forças inexplicáveis, querendo ou não elas sempre estão do meu lado!

  2. giiu

    *se matando com o comentário do Jo UAHAUHAUHA*
    to em um lab de informatica aqui da escola, muito ruim por sinal, mas tinha que vir ver como estão as coisas por aqui

    Fabinho, adorei o post, bastante informação, mt bem escrito, e não cansativo (:
    nao acreedito em nada disso, mas achei interessante, gosto de conhecer novas ideias, crenças, pensamentos. mas.. e se passar 21/12/2012 e nao acontecer nada, só o niver do Jo? sei la hein…. hahahhaah
    se acontecer acho que terei que mudar o que eu penso xD
    bom, é isso
    em casa quando eu tiver tempo ( 😦 ) eu vejo o documentario e comento de novo
    beijo

  3. Jo. Besan

    Bom Giu,
    Poderiamos dar um churrasco no meu aniversario,
    estariamos comendo bem, bebendo
    nos deliciando, curtindo, cantando, dancando …
    e no pior dos casos veriamos alguns fogos de artificio (*KABUMMMM…FIM)

  4. Esse tipo de coisa a turma só acredita se acontecer. Mas a parte aonde o Sol se alinhará no centro da galáxia e o centro da Terra vai oscilar é cientificamente comprovada já….agora se haver uma catastrofe ae não sei haahha

    Eu sou a favor de fazer uma grande festa esse dia, se caso o mundo acabe, pelo menos não vou sentir nada, pq vo tá bêbado ! kkkkkkkkkkkkkkk

  5. Gustavo Tatu

    Aff…. to quase chorando de emoçao…sou considerado fã do blog….e vc até usou video que eu te passei! huhauhuauha

    Meuu….eu não sou muito à favor dessa teoria do “fim dos tempos” e talz….mas já mudei minha opinião sobre outras coisas depois que conheci o fabinho….e quando ele me apresentou um pequeno livro…”eram os deuses astronautas”

    Analisando tudo o que temos hoje em termo de ciencia e talz… como o calendário Maia pode ser mas preciso que o nosso hein?

    Seriam eles “Elfos”??? jhrrhrh
    Falando sério….pode não ser o dia do juizo final, mas que alguma coisa realmente aconteceu no final dos 4 ciclos anteriores… aconteceu;…

    Fala ai…como eles poderiam ter sumido e sucumbido tão facilmente se eram tão evoluidos e talz?

    Ps… Apocalipto é muito foooodaaaa…eu assisti esse filme umas 1231658406354132s4874135748 vezes….

    Parabens pelo blog cara….continue assim

  6. Entaum…esse brother ai de cima é meu amigo…o TATU, e eu acho q é mt legal essa história do calendário maia e tals…
    Mas eu acho que mais uma vez a gente leva tudo para os extremos e não é bem assim, esse fim do ciclo é também o começo dele e é uma coisa simbólica…cada um usa isso da maneira mais inteligente pra si…e dai eu acho q funciona bem!!!

  7. emily.mih

    ai óh ><
    eu nao li tudo pq os mais sao historia e eu odeio historia. eu dormia na minhas aulas de historia haha
    mas entendi que resumindo falaram do fim do mundo.

    DO MUNDO eu nao acredito sabe…mas creio eu que daqui alguns anos alguns paises tendem a ir se “dissolvendo” por tanta coisas horriveis que acontece. é fome, é guerra, é terrorismo…mas veja..a propria natureza está se “revoltando”, digamos assim, com esses tsunamis, terremotos… claro que da dó pois tem crianças e tals … mas sei la..

    vamos fazer uma festa surpresa para o Jo hahahah .
    😀

    são 9:20..e eu já escrevi mto pra quem nao dormiu nada essa noite hahha
    beijos amores :*

  8. Sam

    Mto bom o post zé!
    agora uma coisinha ai pra vcs… talvez o mundo acabe antes… ahahaha… da uma olhada nesse artigo… http://blog.uncovering.org/archives/2008/08/lhc_a_maquina_do_fim_do_mundo.html

    Pra quem leu “Anjos e Demônios” do Dan Brown isso vai se meio familiar… O artigo fala sobre o acelerador de partículas do CERN, que ta pra c ativado, e bem… vo cola uma parte da reportagem aqui, pra vcs terem uma idéia do que pode acontece…
    “Alguns cientistas acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Inclusive está actualmente a decorrer um processo no tribunal do Hawaii que tenta impedir a experiência, até que hajam mais provas de que não existem riscos. Outros ainda acusam o CERN de não ter realizado os estudos suficientes de impacto ambiental. Outra teoria ainda é a de que poderia ocorrer a formação de strange quarks; possibilitando uma reacção em cadeia e geração de “matéria estranha”, que pode possuir a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, gerando nova reacção em cadeia na qual todo o planeta seria transformado.”

    tem até um site que ta com contagem regressiva pra essa coisa se ligada… http://www.lhcountdown.com/

    flw o/

  9. Jo. Besan

    SAM, MUITO PHODA O LINK!
    LI INTEIRO

    ACREDITO MAIS Q ESSES CARAS PODEM CRIAR OS MEUS FOGOS DE ARTIFICIO DO Q OS MAIAS!!!

    mas d qlqr modo
    nada vai explodir =/

    e grande merda se descobrirmos como o mundo se criou…

    eles precisam de kilometros e kilometros quadrados pra gerar uma massa infinitamente menor do q um grao de areia….

    quando eles quiserem fazer uma massa do tamanho de uma bola de futebol vao ter q transformar a terra em um acelerador de particulas!

  10. giiu

    HAUHAUHAUAHAUHA Jo sempre muito revoltado, acho que é genético! (:
    mas gostei da ideia de estarmos comendo e bebendo e ver fogos de artifício. poderíamos fazer isso na virada do ano 😀

    pra mim, o mundo vai acabar quando andrômeda se chocar aqui (Y) mas, como duvido que isso vá acontecer, não tenho mais o que comentar HAUHAUHAAH

    em casa, quando conseguir um tempo, que ta dificil, vou ler o artigo e comentarei de novo

    beijos

  11. Gustavo Tatu

    Ow…eh mesmo….eu cheguei a ver sobre esse acelerador….não vai ser hoje (quinta feira) que ele vai ser ativado??????

    só lembrando…mancada que eu dei…..esse assunto do calendário maia.,..quem me passou foi um grande camarada meu….que é meio “viagem” também…

    Grande gix…valeu pelo link dos vídeos! hahuauhahuuah

    Ow….vai saber se esse acelerador não vai ser o que vai ocasionar o final do 5º ciclo né?

  12. Sam

    ahsuahsuashaushuas zé, eu tbm não acho q eles vão acaba com o mundo já hj, ou amanhã… mais pode c um começo… sei lá, é estranho pensa no tanto de energia q essas coisas têm… é mta coisa, acho q é mto imprevisivel meche com coisas assim… mas enfim, pode se o começo pro fim do mundo XD… ou não tbm O.o’, vai sabe…

  13. Jo. Besan

    SAM

    e de onde eles geram tanta energia ?
    o proprio gerador gera para ele mesmo, ou ele pega de algum lugar ??? Oo

  14. Sam

    é por colisão de particulas… pelo q eu intendi, (to levando em consideração o que o Dan Brown fala no livro dele, mas não sou doido de coloca minha mão no fogo por isso… pq é só ficção né… mas no site ta falando disso tbm, então deve c verdade msm…) é assim… eles pegam uma particula, e aceleraaaaaaaaam ela… ou pegam duas particulas, sei la… e fazem elas colidirem, numa velocidade totalmente maluca… dai isso gera a energia… é mais ou menos como a energia nuclear… akela coisa de quebra os atomos, e bla bla bla… nem vo fala mais nd, pq não intendo mto disso, vo acaba falando merda XD hahahaha… vo tenta lê mais sobre isso zé, dai eu falo aki…

  15. Ai q emoção, mow post comentado o meu *-* …..orra, eu tava pensando em fazer um post sobre isso, mas axo q vai inaugurar o acelerador amanhã, entao, c abrir um buraco negro na Terra não vai dar tempo =/

  16. Sam

    “Ele acelerou dois feixes de partículas ultrafinas em direções opostas no tubo acelerador. Os dois feixes colidiram de frente a uma extraordinária velocidade, entrando um pelo outro e comprimindo toda sua energia em um único ponto. Assim ele conseguiu obter densidades extremas de energia.”
    Dan Brown, Anjos e Demônios, p.68.

    A zé, eu acho q é mais ou menos assim que funfa… eu não vo conta mais partes do livro, pq esse treko ai influencia mto na história dele, e esse livro é mtoooooo bom, na minha opinião é o melhor livro dele, e acho q vc ia gosta mto de lê… só não ofereço o livro q tem aqui em casa pra vc lê, pq é do meu irmão, e bla bla bla…
    mas é isso aeeeeeeeee
    flwwwww

  17. Jessica

    Ai, que orgulho!Meu migo de colégio é olunista de um blog!!!Muito boa a matéria, mas se o mundo vai potencialmente acabar em 2012, vai dar tempo de eu me formar…droga, estava querendo escapar do TCC…ah tudo bem, fazer o que…
    Brincadeiras a parte, a matéria é muito boa, vc escreve bem Fabiaum!!
    Bjos!!!Saudades!!!

  18. marcos frade

    ha só acredito vendo,
    pois falaram que o fim do mundo seria em 2000
    com o bag do milénio eu não vi nada tô aqui contando história
    no dia marcado eu quero comprar um pacote bem grande de pipoca e ver tudo de perto não vou perder nada

  19. Jo. Besan

    Aew Marcos, cola com agente no churras do meu niver (21/12/2012)…
    vai rolar muita carne … bebida e musica…
    e no melhor dos casos… alguns fogos NATURAIS oferecidos pelos maias!

  20. Pingback: LHC - O mundo não acabou! (ainda) « TORQUE Corporation

  21. presentepravoce

    Olá Ps.

    Gostei do Post
    Não vi os videos ainda, mais pela frase e os acontecimentos previstos para a época, pelo que eu entendi o que pode acontecer é uma grave mudança do clima no planeta, o que significaria plantações perdidas em certas regiões e chuvas fora de época em outras regiões, na verdade um pouco mais do que já esta acontecendo hoje no mundo.

    Furacoes que arrasam a região do México e Estados Unidos, devemos lembrar que os Mayas viviam numa região proxima à rota dos furacões e que certamente não teriam uma agricultura tão desenvolvida como a nossa hoje, uma pequena variação no clima significava fome e destruição para todos, relembremos também que este foi o tema tratado no Apocalypto, onde havia fome por falta de chuva o que ocasionou mortes por sacrifício que acabou por enfraquecer uma grande e sábia civilização que se entregou facilmente nas mãos dos conquistadores Espanhois.

    Fim, nem sempre quer dizer fim mesmo.
    Mas sempre quer dizer uma passagem, de um tempo que termina e outro que se inicia.

    A Morte por exemplo não é o fim da vida, é apenas o ponto que divide o tempo em que vivemos na terra e a eternidade que viveremos com o Pai celestial.

    Uma coisa é clara e que todos devemos nos preocupar, se o homem não tomar nehuma atitude agora em favor do planeta, o próprio planeta provocará uma reação em cadeia que devastará a vida humana em sua superfície, porque ao quebrar o equilíbrio do ecosistema o caos se estabelece até atingir um novo equilíbrio e começar um novo ciclo de vida.

    Mas os homens mediocres, que comandam os grandes países e poderiam assinar acôrdos contra a destruição do planeta, preferem apenas discutir do que tomar medidas agora reduzindo estes efeitos amanhã mesmo.

    Uma coisa nos deixará muito tristes se as previsões acontecerem….

    Não teremos a copa no Brasil ….

    Chorem garotos…

    T Login…

  22. “Fim, nem sempre quer dizer fim mesmo.
    Mas sempre quer dizer uma passagem, de um tempo que termina e outro que se inicia…”

    Esse tipo de pensamento já vem sido estudado a algum tempo. Se você analisar bem, apenas se fechará um ciclo do calendário maia e recomeçará um novo. Acho que não deve ser visto como o fim do mundo, mas sim, como uma era de renovação da humanidade… o que é certo é que a próxima geração terá visões muito diferentes da nossa, assim como temos um ponto de vista diferente dos nossos pais. É a evolução ^^

  23. giiu

    hum, eu não duvido de mais nada! =P

    preciso repensar sobre isso dos Maias, antes não acreditava, agora já não sei, ando lendo bastante coisa!

  24. Pingback: 21 de Dezembro: Uma data especial « TORQUE Corporation

  25. paulo antonio libardoni

    o sistema solar…a expansão do universo, a orbita solar , a observação, entender um pouco com os recursos dispostos e as informações disponiveis fazem de nós concientes do conhecimento , vem a compensar com o pensamento, memoria e sabedoria, inteligencia, a pressão da água, a temperatura da atmosfera, o aquecimento global, o efeito estufa, a camada de ozônio, a globalização,chernobil,o peso da terra , o cinturão de wan hallem, o magnetismo , a energia, a luz………..
    o espaço… o infinito… o amanhã… o ar. paulo*

  26. Iolanda

    Uma coisa eu sei, o nosso planeta pode não acabar em 2012, mas se continuarmos destruindo ele a cada dia,pode acabar mais rápido do que a gente pensa.

Deixe um comentário

