Publicado por: Fábio Tadeu | abril 27, 2010

AP – Tiahuanaco

Outrora, existiu uma misteriosa civilização avançada na Bolívia, a qual era extremamente avançada perante sua época, chamada de Tiwanaku (Tiahuanaco). Acredita-se que está civilização teve seu ínicio entre 1500 A.C e seu auge entre 300 D.C até mais ou menos 1000 D.C. Tiahuanaco se tornou famosa pelo fato de suas construções obterem uma engenharia muito mais avançada que a dos próprios egípcios! Acredita-se também que esta civilização foi a precursora do Império Inca, porém por algum motivo os Incas nunca tiveram construções tão inteligentes como em Tiahuanaco. Uma teoria aponta que existe muito mais por trás destar ruínas e é isto que vamos analisar.

Tiahuanaco: A cidade do Sol

As ruínas desta grandiosa cidade se situam perto do lago Titicaca na Bolívia e estima-se que floresceu com poder pelo menos durante 5 séculos. A cidade também pode ter sido um importante polo comercial e também um importante local de peregrinação religiosa. Existe também uma hipótese que Tiahuanaco foi a primeira cidade do mundo, mas infelizmente muito pouco se sabe desde povo, pois não há nenhum indício de alguma linguagem escrita, tornando aquele povo ainda mais misterioso. Mas o fato é que por falta de uma linguagem, eles deixaram algo muito mais misterioso e grandioso para trás: suas construções.

“O Portal do Sol (clique na imagem para ver em alta resolução)”

“Aqui o Portal do Sol visto de costas”

Existe muita dúvida sobre como se era construído e moldados os blocos usados, pois sua precisão e acabamento são simplesmente impressionantes. Acredita-se que era usada uma medida única de 60 centímetros chamada Luk’a ou mesmo, que eles já conheciam a proporção de Pitágoras. É possível em Tiahuanaco ver estruturas muito bem projetadas, com cortes em blocos praticamente perfeitos para se encaixarem e deslizarem corretamente. Ao contrário de todas as outras civilizações da mesma época que trabalhavam com grandes construções piramidais, os habitantes de Tiahuanaco já faziam estruturas verticais, como as muralhas e paredes que surgiram mais tarde e são usadas até hoje!

“veja a precisão entre as pedras, funcionando como tijolos”

Outro fato interessante extremamente interesssante é que ao contrário de todas as outras civilizações que apenas encaixam os blocos, os construtores de Tiahuanaco já faziam moldes nas pedras para se encaixarem perfeitamente. Era uma liga de metal que era derretida e colocada em estado fervente dentro do espaço de encaixe da pedra, formando como um “grampo” entre as pedras. Isso significa que eles já conheciam o ramo da metalurgia e já utilizam fornos, um fato interessante, já que acreditava-se que os egípcios haviam sido os pioneiros no ramo. Outro fato é que o método do uso de vigas em construções só começou a ser usado nas construções apenas no século XX. Como então, habitantes indígenas americanos já poderiam entender essa tecnologia quase 2000 anos antes?


“1. detalhe aonde os blocos eram presos por metalurgia; 2. close da precisão entre os blocos”

Muitas das construções são tão retas e perfeitas simetricamente que são quase impossíveis de terem sido cortadas manualmente. Existe uma teoria de que eles já tinham algum conhecimento de máquinas e ferramentas avançadas de corte, o que faz isto se tornar um mistério maior ainda, pois as máquinas de corte também só começaram  a surgir a 100 anos. Agora, se o povo de Tiahuanaco já era tão avançado, porque estes ensinamentos não passaram para a geração do povo Inca? E será que o próprio povo descobriu todas essas coisas ou houve alguém que os ensinou?

Estátuas

Acredita-se que o povo de Tiahuanaco adorava o Sol já que havia um portal em homenagem a ele, o qual mostra um ser no centro, em volta de muitos outro seres com asas (talvez uma representação dos habitantes ou algo mais). Porém o interessante são os traços das estátuas. Muitos as comparam com os famosos Rapa Nui da Ilha de Páscoa. Você consegue ver alguma semelhança?

Tiahuanaco é realmente interessante, pois aponta para uma civilização muito avançada perante sua época, mas que infelizmente pouco se sabe quem eram e o que aconteceu com seu povo. O fato também deles serem um elo perdido faz deixar muitos mistérios. Teria havido uma catástrofe com o povo daquela antiga e majestosa cidade? E como eles poderiam ser tão evoluídos e quais ferramentas usavam para obter tamanha precisão?

Porém os maiores mistérios não estão neste local, mas sim numa cidade próxima do mesmo império chamada Puma Punku. Mas esta, meus amigos desbravadores de mistérios, vocês saberão apenas no próximo post ;) Aguardem.

Fontes: [1] [2]
Obs: muitas fotos são de alta resolução. Clique sobre elas para ter uma melhor visão.

About these ads

Responses

  1. Olá torques!!!

    Faz tempo que não entro nos blogs, quem sabe voltei agora *difícil*. coloquei um post lá gostaria da opinião. Bjos

  2. Olá amigos!

    Gostei muito, Fábio!

    Boa iniciativa em pesquisar e escrever sobre história tão rica e fascinante! Estes enigmas deixados pelo passado são tão intrigantes, que até o mais cético dos céticos há de reconhecer a MAESTRIA destes povos!

    O legado de Tiahuanaco atravessa eras e culturas! Apenas nos aspectos arquitetônicos, Tiahuanaco faz o ocidente oscilar em sua mania de grandeza! Roma não era nem um povoado de palhoças e Tiahuanaco já estava ERGUIDA, majestosa e sorridente.

    São muitos mistérios que guardam esta enigmática civilização. Quanto a datação histórica, não é preciso determinar sua origem. As datas citadas no blog são as mais razoáveis, porém a arqueologia se perde com testes de CARBONO 14 e outros…

    Há DEZ MIL ANOS o Portal do Sol realizava um alinhamento perfeito com o SOL no dia 22 de DEZEMBRO, sua Luz nascia no Centro do Portal, iluminando todo o Pátio Sagrado… e no Alto do Portal, HUIRACOCHA.

    HUIRACOCHA é o CRISTO INCA.

    Os herdeiros dos Andes receberam de Tiahuanaco a MAESTRIA da SABEDORIA, do XAMANISMO e da MEDICINA.

    Cirurgias avançadas eram realizadas no cérebro de seus herdeiros! As Glândulas Pineal e Pituitária eram ABERTAS… abrindo novos canais de existência, novas manifestações do SER.

    Estes são fatos… herdados e registrados pelo Tempo na História.

    Aos invasores de 1500… restou apenas o grunido de que estes eram “bárbaros” e “bruxos” e suas práticas “diabólicas”… a história é sempre a mesma… vendo os instrumentos cirúrgicos, pensaram ser ferramentas de sacrifício (“a boca fala daquilo de que o coração está cheio”, já diziam os sábios de Athenas).

    Mas, o enigma continua… e HUIRACOCHA atravessou eras com teu BARCO MÁGICO, como os Incas (quéchuas e aimorés) relataram.

    Das Tradições Xamânicas, o legado da AYAHUASCA é a mais antiga TRADIÇÃO HERDADA do Lago Titicaca, de Tiahuanaco, Puma Punko, Matcho Pitcho… do EL DORADO.

    Sobre as Linhas de Nazca… a visão se perde em tal interrogação. Voando nas asas dos Jardineiros do Universo, os antigos mais antigos receberam o Graal do Saber.

    Bom, espero ter contribuído em algo…

    Novamente parabenizo o Dr. Fábius pela iniciativa, tua vontade de saber é empolgante!

    Abraços!
    Marcelo Henrique

  3. Grandeeeee Marcelo!!!

    Gosto muito quando vc comenta aqui no blog, vc está sempre adicionando mais valiosas informações nas minhas postagens =)

    Não me lembrava sobre HUIRACOCHA, o cristo inca, apenas lembrava q havia um Cristo para os Sumérios.. isso é um fato muito interessante, quem sabe um dia comento com vocês =)

  4. É sobre os Tiahuanacos:
    Muito tempo fiquei com indagações sobre as civilizações como estas, Tiahuanacos, maias, sumerios, etc. Mas de agora em dinte, indo ao encontro da sabedoria de Carina Grecco, autora de um sistema de cura, Apometria Quantica, fico a imaginar que esses povos acima referidos, talvez sejam ex habitantes de planetas ou estrelas de galaxias irmãs ou quem sabe da nossa propria galaxias.
    Pelas colocações de Carina que mantém contatos com seres cosmicos, os planetas polarizados se envolveram em contendas e muitos seres destas moradas foram recolhidos pelo planeta terra, o que causou um retardamento na nossa evolução planetaria. Muitos destes seres com capacidade superiores a outros, conseguiram romper com as baixas frequencias e regressaram a seus lares. Enquanto outros continuam dentro do processo reencarnatorio, e a Terra passou a ser um presidio, porque os extra aqui residentes não conseguem romper a camada astralina.
    Gostaria de ser notificada de comentarios a respeito.
    Grata pela oportunidade
    Zilda


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: